quarta-feira, 31 de agosto de 2011

36 posts em Agosto - recorde do blog da natação CFV

E assim termina mais um mês de Agosto, típico de férias para uma grande maioria das pessoas. Contudo não deixou de ser o mês deste blog, no qual mais posts foram publicados até ao momento, desde a existência do mesmo (quase 3 anos), batendo o recorde (36 no tal deste mês). Houve assunto para tudo: notícias locais, nacionais e internacionais; reflexões e abordagens à nossa modalidade. Por outro lado, novo mês (Setembro) e vida nova. Está próximo mais um ano escolar e mais uma época desportiva. Já se está na contagem decrescente para a abertura oficial da natação vilacondense; 10..., 9 dias para os absolutos se encontrarem no bar da piscina de Vila do Conde, a partir das 18h para uma cerimónia onde contamos com os familiares, amigos, sponsors, técnicos e dirigentes e obviamente os nadadores. No dia seguinte, será a vez dos Infantis, Cadetes e Pré.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sérias Reflexões Desportivas no Alto Rendimento

Reflexão 1: a propósito dos campeonatos mundiais de atletismo que estão a decorrer na Coreia do Sul, cabe aqui fazer o registo da peripécia do Jamaicano Usain Bolt, o velocista extra-terrestre, no momento da partida para a final da prova dos 100m. Campeão Mundial e Olímpico, com uma marca de Recorde Mundial, (a qual estava prevista para apenas daqui a dezenas de anos) e com tanta experiência e confiança e não é que faz uma partida antecipada, sendo assim desqualificado? Como é possível a este nível, um profissional deitar "tudo por terra", ainda para mais, quando tinha já o título "no bolso"? Bolt nem precisava ser tão rápido a partir, dado que, a sua supremacia para aquela prova, era inquestionável. O que é certo, é que o vencedor foi outro. Isto para dizer que estas situações acontecem a todos e estes pequenos detalhes, mesmo muito trabalhados, podem falhar, precisamente no momento mais importante. Reflexão 2: estamos no momento "alto" da época em várias modalidades. Senão vejamos: A natação teve o mundial absoluto em finais de Julho e o mundial Junior em meados de Agosto. A canoagem teve o seu mundial na semana passada; o remo está a ter esta semana o seu mundial; o Judo também teve o mundial na semana passada; o atletismo está a ter durante esta semana o mundial; o futebol (onde Portugal esteve na final) também teve o seu mundial na semana passada; o triatlo está a ter este mês e no próximo as fases de pontuação para o campeonato mundial. O basquetebol está a ter a fase final do europeu. Temos ainda no ténis o US Open esta semana e no ciclismo a Vuelta nestas 2 semanas. Aqui estão envolvidos milhares de atletas, dirigentes, treinadores etc., os quais estiveram a treinar até este momento, para estarem agora a competir. Assim, os nossos jovens nadadores não se podem, nem devem queixar muito, quando têm de treinar até finais de Julho, porque têm ainda os campeonatos nacionais, apesar de estarem em férias escolares! De certeza, que muitos milhares de jovens, gostariam de estar a preparem-se para competições tão importantes como os nacionais de natação. Outros ainda, nem férias terão, pois vão trabalhar para fora ou em casa, para ajudarem os seus pais. Assim, o desporto levado a sério, realmente não pode ser para todos. Sabemos que terão de se privar de determinadas situações, tendo que fazer opções, sob pena de andarem a dar "tiros nos próprios pés"!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Próximas competições mundiais absolutas (FINA & COI)

A FINA e o COI já têm marcadas as competições top até 2017. Assim em 2012 temos: JO (Londres) e CMPC (Istambul): 2013: CMPL (Barcelona); 2014: CMPC (Catania); 2015: CMPL (Kazan); 2016: JO (Rio Janeiro); 2017: CMPL (Guadalajara). Assim o calendário mundial (em termos de absolutos), já está definido para os próximos 6 anos. Quem pretender candidatar-se a lá estar, poderá já marcar no mapa e na agenda.

domingo, 28 de agosto de 2011

Natação vilacondense já a "rolar" para 2011/12

Alguns nadadores vilacondenses têm efectuado várias travessias e alguns treinos neste mês de Agosto, por vontade própria. Outros tem realizado actividade física sob outras formas. O que é certo é que se faça algo em proveito próprio. Os espanhois, também já estão em marcha; o grupo absoluto (Londres 2012) começa com 10 dias de trabalho em Maiorca e o grupo Junior e senior jovem (Brasil 2016) está 3 semanas na Austrália num training camp. Para a semana teremos já um planificação de treinos mais concertada para os absolutos, da parte da manhã, na Póvoa. Quem estiver disposto a começar mais cedo, por favor contacte.

Natação vilacondense com o TRX e agora com o BOSU

A natação vilacondense após na época passada ter experimentado e usado regularmente o TRX, estrutura de treino para desenvolvimento da força muscular, utilizando só o próprio corpo com apoio em 2 cabos suspensos, passará a dispor nesta nova época de uma outra estrutura de treino. Trata-se do BOSU, elemento de trabalho no solo, para desenvolvimento da força e resistência muscular, servindo ainda para treino proprioceptivo (melhoria neuro-motora). Este trabalho é complementado com o uso dos tradicionais elásticos (treino em seco), fazendo os nadadores vários circuitos antes ou depois do treino de água. Dentro da piscina, para além do uso do material normal (barbatanas, palas, pull-buoys), utilizam ainda cintos de resistência, elásticos de velocidade (assistida e resistida), pesos no próprio corpo, etc. Assim se vai evoluindo e diversificando o treino físico em natação.

Natação Vilacondense recebeu Medalha Bronze da FPN

Notícia atrasada, mas dado o seu significativo valor, merece sempre o seu destaque na nossa comunidade aquática. A FPN atribuiu ao CFV, a Distinção Honorífica - "Medalha de Bronze", por proposta da sua Direcção e aprovada em Assembleia Geral, tendo em conta os relevantes serviços prestados à Natação Portuguesa. É um reconhecimento justo aos nadadores vilacondenses, ao longo dos 25 anos de actividade da secção de natação. Parabéns.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Calendário competitivo para 2011/12

Olhando para o calendário regional (ANNP) e para o nacional (FPN), mais os meetings e torneios de clubes onde os 150 nadadores do CFV participam normalmente, teremos esta época para cima de 80 competições (15 para Cadetes, 15 para Infantis, 40 para Absolutos, 5 para Pré, 5 para Masters). Em termos de campeonatos nacionais, teremos deslocações mais onerosas: campeonatos absolutos PC (Silves), campeonatos de clubes (Mealhada), campeonatos de juvenis (Póvoa), campeonatos de jun/sen (Coimbra), campeonatos de infantis (Rio Maior) e campeonatos absolutos de juv & abs (Lisboa). Mesmo com as actuais dificuldades, tudo fará a natação vilacondense para se fazer representar e projectar os seus nadadores. Para além dos apoios incondicionais da autarquia e do clube, contamos com os sponsors, pais e familiares dos nossos representantes.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vanessa Fernandes treina com touca CFV

A triatleta Vanessa Fernandes, medalha de prata nos JO Pequim 2008, tendo voltado para o Norte do país e sob a orientação de Paulo Colaço, realizou várias sessões de treino com o grupo do CFV, na parte da manhã, ao longo deste último ano. A atleta integrou-se perfeitamente no grupo, tendo sido muito bem recebida, propiciando-se um bom ambiente de treino. Aliás é comum no alto rendimento, atletas efectuarem estágios e training camps noutros locais e ambientes fora das suas rotinas diárias. Numa sessão de treino realizada recentemente com o seu técnico noutro local, a referida atleta, com uma atitude simpática, não largou a touca CFV na sessão de água, sinal da amizade estabelecida com o grupo, facto este captado pela revista Nova Gente. À Vanessa e seu técnico, desejamos as maiores felicidades para esta época que agora começa, estando disponíveis para novas sessões de treino em conjunto.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A um ano dos JO, 3 campeonatos de avaliação top

Terminou o campeonato mundial junior, com a presença de 58 países e cerca de 600 nadadores. Nesta 3ª edição foram registados 43 recordes dos campeonatos. No medalheiro aparecem 19 países (Egipto teve uma campeã mundial!). Nas finais entraram nadadores de 26 países. Portugal, presente nestes campeonatos com 4 nadadoras, não alcançou nenhuma final (4 semi-finais). Nesta época já passamos pelas avaliações em todos os escalões (C. Mundo Absolutos; C. Mundo Junior e C. Europa Junior). O futuro não parece muito risonho, apesar de aparentemente apresentarmos gerações prometedoras. O problema é o "tal salto". Enquanto jovens, deverão melhorar 4% a 5% as suas marcas. A partir de Juniores, 2% a 3% e depois em absolutos, 0,5% a 1%. Os espanhóis com uma prestação de muito bom nível (6 medalhas), elevam os seus jovens à geração Rio 2016, a qual já vem sendo trabalhada há 4 anos atrás. Contudo como diz e bem o Alsina no seu site (notinat), o mais difícil ainda está para ser feito, que é não deixar perder esta geração e dar o verdadeiro salto para os absolutos. Será que terão facilidades para permitir o progresso? Será que lhes pagarão como profissionais para que possam manter um certo nível de vida? Será que terão facilidades ao nível dos estudos universitários para conciliar o desporto com os estudos? Será que lhes facilitam ainda algum trabalho para conciliarem com o treino? Estamos ainda muito atrás destes dilemas, pois para se salvaguardar condições, precisamos primeiro de resultados e de muitos sacrifícios.

domingo, 21 de agosto de 2011

Fábio Pereira vence Travessia Corte Ingles de Vigo

Os quatro nadadores vilacondenses presentes hoje na Travessia de Vigo do El Corte Ingles tiveram uma excelente participação. Fábio Pereira mais uma vez foi o grande vencedor desta travessia de 2,5km junto à praia do Vao, sendo a sua 3ª vitória nesta competição. Igor Carvalho, fez igualmente uma grande prova, ficando em 2º lugar, logo atrás do seu colega de equipa. O seu irmão Mário Carvalho, ainda juvenil, ficou em 6º lugar nos absolutos, tendo todos recebido excelentes prémios do El Corte Ingles. Teófilo Relvas, que tem participado neste Verão em várias travessias, teve ainda uma boa participação nesta prova, fazendo o percurso oficial de absolutos, embora na categoria de Masters,. Mais uma vez a natação vilacondense em evidência, demonstrando que tem valores com aptidão para esta variável da natação, servindo ainda como meio de preparação neste momento de férias.

sábado, 20 de agosto de 2011

Não te mechas não, que a nova época está à porta!

Estamos a meio das férias, após o final dos campeonatos. Contudo ainda faltam 3 semanas para abertura do ano lectivo e do pré-época da natação no nosso clube. Para não chegares ao 1º treino físico (após as reuniões em 9 e 10/9) em condições desfavoráveis, vai-te aplicando na tua manutenção de forma corporal, através de inúmeras possibilidades (não tem de ser só treino de natação). Tens à tua disposição, usando praticamente só o teu corpo), muitos esquemas de trabalho físico em meios diferentes do habitual (praia, mar, campo, ciclovias, etc). Então prepara-te para não te apresentares mal em Setembro e entrares num nível razoável. Os grandes campeões já começaram uma nova época.

Perfil de empreendedor - sinal de sucesso

Existe um padrão associado às pessoas melhor preparadas para conduzirem da melhor forma os seus aspectos profissionais. Podemos dizer que estas características também se aplicam no desportista de alto nível: (i) Necessidade de atingir resultados - atingir objectivos será a base para definir novos objectivos, constituíndo um desafio, apresentando uma ambição fora do vulgar; (ii) assumpção de riscos - analisam os riscos em termos de ganhos potenciais, bem como os obstáculos que se colocam para obter esses ganhos; (iii) auto-confiança - é fundamental acreditar em si próprio e nas suas capacidades para ultrapassar obstáculos e serem bem sucedidos, onde outros possam falhar; (iv) assumpção de responsabilidade - estão dispostos a aceitar a responsabilidade pelo sucesso ou insucesso das suas práticas. Quando não atingem determinado objectivo, sabem usar essa experiência de aprendizagem, de forma positiva, para evitar novo insucesso, recuperando plenamente perante uma adversidade; (v) elevado nível de energia - têm grande capacidade de trabalho, desenvolvendo projectos com grande vigor e persistência. Revelam ainda uma resistência psicológica elevada;  (vi) competências em relações humanas - geralmente são estáveis a nível emocional, cooperantes, estabelecendo relações inter-pessoais e com um auto-contolo elevado; (vii) inovação - costumam ser criativos e inovadores, desenvolvendo facilmente novas abordagens, as quais podem ser a diferença entre o sucesso e o insucesso.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Geração de luxo da natação vilacondense

Esta foto transporta a natação vilacondense para uma geração extraordinária do CFV. Apesar de ser a preto e branco, não tem mais de 10 anos. Está aqui representada a equipa masculina, nascidos entre 1981 e 1987 (faltando um ou outro), a qual foi sendo engrossada ao longo de vários anos com nadadores mais novos, alcançando muitos títulos e recordes nacionais. Dos 12 aqui presentes, 2, ainda estão na equipa absoluta actual, estando contudo, todos formados e inseridos no mercado de trabalho. Este excelente grupo, conseguiu ainda manter-se junto durante muitas épocas, transmitindo os valores fundamentais do desporto e não só, aos seus colegas sucessores.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Notas soltas internacionais

A nadadora italiana Pelegrini, que após o falecimento do seu técnico italiano, escolheu o ex-treinador de Manadou, Fhilipe Lucas para treinar, passou a viver em Paris, com uma ligação pessoal ao seu colega de equipa Luca Marin. Agora após o Mundial de Xangai e mesmo com um excelente desempenho, deixou Paris, o seu treinador francês e o seu companheiro. Está de volta a Itália, segundo notícias públicas com um novo companheiro, o velocista Magnini e escolhendo para seu técnico, um adjunto do seu antigo treinador da selecção italiana, apesar de estar actualmente com 71 anos. Já Lochte depois da sua brilhante actuação em Xangai, deu um saltinho aos seus campeonatos nacionais nos USA, disputando a final C (do 21º ao 30º lugar) nos 100 bruços - 1.02.0 e já partiu com a sua equipa para um training camp em altitude. São assim os campeões.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

4 vilacondenses prontos para Travessia de Vigo

Um grupo de 4 nadadores vilacondenses irão participar no próximo dia 21 deste mês na Travessia da Ria de Vigo - El Corte Inglês, prova a ser realizada na Praia do Vao, em Vigo, Galiza, com início às 11h de Espanha e concentração pelas 10h para actos administrativos. Desejamos as maiores felicidades para mais esta competição, aos irmãos Carvalho (Mário e Igor), Fábio Pereira e Teófilo Relvas.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Teófilo Relvas 5º e 8º nas Travessias de S. Martinho do Porto e da Nazaré

Teófilo Relvas, Master Vilacondense, participou em duas Travessias. A 13/08, ficou em 5º lugar na categoria Masters C, na Travessia de S. Martinho do Porto e no dia 15/08, ficou em 8º lugar na mesma categoria na Travessia da Nazaré. Este nadador CFV, irá participar noutras travessias neste Verão. Parabéns.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CFV 4x4º lugar: tão perto ou tão longe do pódio

Tínhamos dito anteriormente que deveríamos ver o 4º lugar numa competição, não como aquele lugar ingrato, tão perto e tão distante do pódio, mas como um lugar de honra, que nos leva a acreditar que mais tarde ou mais cedo, aquele pódio pode estar ali à mercê. De facto, o 4º lugar não leva ninguém ao pódio (os americanos premeiam junto ao pódio os 10 primeiros da final). Mas é melhor que um 5º etc. Há quem entenda que pior que um 4º lugar, é o 9º lugar, ou pior ainda, o 17º, pois são aqueles que afastam um nadador de uma meia-final e/ou de uma final. Contabilizando os resultados da natação vilacondense esta época, em termos colectivos, tivemos um 4x4 (4º lugar na taça de portugal; 4º no campeonato por equipas nas AA e 4º lugar no CNC da 1ª divisão em Femininos e Masculinos). Tiveram ainda esta época, os nadadores vilacondenses, mais de 20 vezes, o 4º lugar em provas nos diversos campeonatos nacionais. Quer dizer que estivemos tantas vezes com o pódio ali à beira, mas que devemos encarar como um grande objectivo para no futuro lá chegar.

Igor Carvalho Vice na Travessia em Riveira, Espanha

Igor Carvalho esteve muito bem esta manhã na Travessia da Praia do Coroso, na Riveira, Galiza, Espanha, ao classificar-se na 2ª posição absoluta, logo atrás do espanhol Ivan, especialista internacional neste tipo de provas. Parabéns Igor. Para a semana um grupo de nadadores vilacondenses, irá à Travessia do El Corte Ingles de Vigo.

Final da época com C. Nac AA (1x4ª; 1x5º; 2x7º; 1x8º)

Os 5 nadadores vilacondenses presentes na prova dos 5km individual do Campeonato Nacional de AA, tiveram uma excelente participação, após uma semana sem ritmo de treino desde os Campeonatos Nacionais na Póvoa. No sector feminino, Ana Monteiro foi 7ª em séniores e Cassandra Oliveira foi 4ª em Juniores, a apenas 3 décimas do pódio, ficando a dúvida presente na chegada a quem estava a ver, sobre para quem sobraria aquele lugar de pódio. No sector masculino, o Juvenil Mário Carvalho foi 7º, no conjunto de A+B, sendo contudo o 2º nos JUV A. Marcelo Pereira, em séniores foi 8º e Fábio Pereira, com uma boa ponta final, chegou em 5º lugar. A prova acabou por se resumir da seguinte forma: como seria normal, no início formaram-se pequenos grupos com grandes unidades, fazendo-se logo ali a 1ª selecção de valores e a partir do meio da prova (1ª volta de 2,5km), os concorrentes distribuíram-se por diversos mini grupos, com um ou outro nadador a nadar mais isolado e sem grandes referências. Na última recta para a meta, na dianteira, colocaram-se 3 nadadores (Gaspar, Bonança e Arseny, os do pódio final), vindo a pouca distância um outro grupo de 4 unidades, situando-se o Fábio na traseira do mesmo. Contudo acreditando que poderia ir mais longe, ultrapassou 2 adversários nos últimos 400 metros. Os nadadores vilacondenses, sem tanta experiência neste tipo de prática competitiva como alguns dos seus adversários, acabaram por ter uma participação muito positiva. Parabéns a este grupo, por este último fim-de-semana competitivo em termos oficiais, dado agora, se encontrarem num breve período de férias, embora com a participação nalgumas travessias por cá e em Espanha.

CFV em 4º lugar no Campeonato Nacional de AA 3x3

A equipa do CFV, composta por Ana Monteiro, Fábio Pereira e Marcelo Pereira, ficou classificada em 4º lugar no Campeonato Nacional por Equipas 3x3 de Águas Abertas, prova disputada na distância de 5km, na pista de Montemor-O-Velho, neste Domingo 14 de Agosto. Estiveram presentes 8 clubes nesta competição, a qual teve como campeão o Sporting CP, seguido da Sfuap e do Gespaços. O trio vilacondense demorou 1h06m50s a percorrer as 2 voltas de 5km. No dia 15, segue-se a competição nacional a nível individual, actuando estes 3 nadadores e ainda a Cassandra e o Mário, a partir das 10h30.

domingo, 14 de agosto de 2011

Igor Carvalho na Travessia do C. N. Riveira, Espanha

O nadador vilacondense Igor Carvalho será amanhã o único representante do CFV na Travessia a Nado da Praia do Coroso / Riveira, na vizinha Galiza, Espanha. Desejamos as maiores felicidades para este experiente nadador.

Cassandra 32ª no Campeonato Europeu

A nadadora vilacondense Cassandra Oliveira teve a sua estreia no Campeonato da Europa de Juniores dos 5km em Águas Abertas, em Espanha no dia 12 deste mês, tendo-se classificado na 32ª posição, entre 34 participantes de mais de 20 países. De referir, que esta nadadora, neste modelo de campeonato europeu, é do 1º ano Junior, podendo ainda participar mais 2 anos nesta competição máxima deste escalão. Hoje decorre o Campeonato Nacional por Equipas 3X3 de 5km, em Montemor-O-Velho, estando o CFV representado por Catarina, Fábio e Marcelo. Amanhã, será o Campeonato Nacional Inividual de 5km, onde para além destes 3 nadadores, participarão ainda a Cassandra e o Mário Carvalho.

sábado, 13 de agosto de 2011

Alguns dados da dinâmica logística da natação CFV

Nesta época prestes a terminar, foram utilizadas pelos nadadores em competições, 2500 águas e 2.500 lanches, equivalente ao transporte para provas, de cerca de 2.500 nadadores (muitas vezes com ajudas de familiares / sponsors). Nesse sentido, foram realizados cerca de 7.500 registos de inscrições em provas, ou seja, os nadadores CFV, estiveram em acção / competição, durante 7.500 momentos. Os técnicos de natação do CFV, estiveram ainda em competições / estágios / deslocações, durante 175 dias, nas cerca de 85 competições que estiveram envolvidos. São certamente números estrondosos, contando como sempre, com a ajuda de quem queira estar com a natação CFV.

Nadadores CFV, homens e mulheres de futuro bem sucedido

Tomando como exemplo a mais recente história da natação CFV (estamos a falar do grande salto quantitativo e qualitativo nos últimos 16 anos), podemos demonstrar como tem sido possível conciliar a carreira desportiva a um nível muito elevado (digamos mesmo que alto rendimento), com a carreira académica. Assim temos a título de exemplo, numa amostra onde só incluímos nadadores que tenham alcançado títulos de campeão nacional / recordistas nacionais / selecções nacionais, 59 nadadores CFV com uma licenciatura (vários já com Mestrado e alguns Doutoramento). Alcançaram esses graus académicos nas seguintes áreas (esperamos não cometer algum lapso): 24 em Educação Física e Desporto; 6 em Medicina + 2 em área associada; 8 em Engenharias; 4 em Biologia; 4 em Economia/Gestão; 3 em Fisioterapia; 2 em Farmácia; 2 em Direito; 2 em Professores (Mat/Línguas); 1 em Marketing e 1 em Arquitectura. Muitos destes agora apontados, ainda são nadadores CFV (equipa absolutas ou masters). É sem dúvida uma escola de vida a passagem pela natação vilacondense, pois para além de serem bem sucedidos desportivamente e em termos acdémicos, souberam manter durante muitos anos um espírito colectivo, empenho e responsabilidade de enorme valia. Parabéns e que estas novas gerações mantenham esse espírito, seguindo os vossos exemplos.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A verdadeira dimensão da equipa CFV

Ainda a propósito da dimensão e consistência de resultados num clube, factos que levam a situá-lo num ranking regional, nacional e até internacional, o CFV desde que existe a Taça de Portugal (nos últimos 6 anos), sempre ficou premiado no Top 5, ou melhor, sempre entre a 2ª e a 4ª posição. Quanto aos Campeonatos Nacionais de Clubes (Masc e Fem), nestes últimos 16 anos, o CFV esteve sempre na 1ª divisão, conforme se segue: A equipa Fem esteve 4 anos (entre 1996/97 e 1999/00). No ano em que desce à 2ª divisão, sobem os Masc à 1ª, ou seja, o CFV continuava na 1ª divisão (entre 2000/01 a 2007/08). Melhor ainda, a partir desta data (2008/09) e até ao momento, o CFV apresenta as 2 equipas (Masc e Fem) na 1ª divisão. De referir ainda, que este clube de Vila do Conde, alcançou os títulos máximos da 1ª divisão Masc por 3 vezes (2004/05, 2007/08 e 2008/09). Alcançou ainda os títulos da 2ª divisão em 1995/96 e Masc em 1999/00. Finalmente foi ainda campeão nacional de clubes nas AA em 2008/09.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Fim-de-Semana de Á.A. (CEJ & CN Equip e Indiv)

Só neste próximo fim-de-semana é que se vai terminar a época desportiva oficial do CFV, com a disputa dos 2 últimos campeonatos nacionais em Águas Abertas. Assim no Domingo (15h30) na pista de Montemor-O-Velho, Catarina Monteiro, Fábio Pereira e Marcelo Pereira, estão escalonados para formarem a equipa CFV participante no campeonato nacional por equipas de 5km (8 equipas). Já no dia seguinte, no Feriado, a 15 de Agosto (10h30), será realizado no mesmo local, o campeonato nacional individual de 5km com mais de 50 nadadores inscritos, havendo legítimas aspirações a bons resultados pelos nadadores vilacondenses. Nesta última competição, voltarão a participar os três da véspera e ainda o Juvenil Mário Carvalho e a Junior Cassandra que está ainda para disputar o Campeonato da Europa nesta 6ªf.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

E os vencedores são... (troféus rec pes, evolução e assiduidade) 2010/11

Acabados os vários campeonatos nacionais de piscina, podemos desde já informar quem são os nadadores vencedores dos 3 troféus em disputa ao longo do ano. Assim quanto ao troféu recordes pessoais, a liderança acabou por ficar com João Gondar, com 72 recordes pessoais. A título de curiosidade no top 5 ficaram: Filipe Ramos (69), seguido de um trio com 55 recordes (João Costa, Paulo Silva e Ana Rita Graça). Relativamente ao troféu evolução, a vencedora foi Ana Catarina Monteiro com 3.057 pontos, tendo ainda ficado no top 5: Paulo Silva (2.367), Filipe Ramos (2.321), Mário Carvalho (2.149) e João Costa (2.096). Finalmente no troféu assiduidade, Luciana Tomi foi a vencedora com 97,8%, seguida de Beatriz Vasconcelos (97,3%), Fábio Pereira (96,3%), Ana Rita Graça (96,2%) e Ruben Morim (95,8%). Só para se ter uma ideia, o Fábio Pereira realizou 367 treinos de Outubro a Julho (10 meses). Parabéns aos vencedores.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Notas soltas da prestação dos nadadores vilacondenses no último Campeonato Nacional

Alguns dados estatísticos da prestação dos nadadores vilacondenses nestes últimos campeonatos nacionais de Juvenis&Absolutos / Open de Portugal. Mais de 600 nadadores de 93 clubes (3 estrangeiros): 29 RECORDES PESSOAIS: Paulo Silva (5): 50L, 100L, 50B, 100B, 100M; João Costa (4): 200L, 400L, 50C, 100C; João Marafona (4): 200L, 400L, 800L, 1500L; Mário Carvalho (4): 50L, 50L, 100L, 200L; João Pedro Santos (3): 100L, 200L, 100M; Carlos Pais (2): 50C, 100C; João Vilela (2): 50L, 200L; Catarina Monteiro (2): 50L, 400E; Sarah Mommers (1): 200L; Cassandra Oliveira (1): 1500L; Fábio Pereira (1): 100M. 29 FINAIS: 17 Finais A: Fábio Pereira 400L, 50M, 100M, 200M; Sarah Mommers 800L, 1500L; Catarina Monteiro 100M, 200M; Cláudia Monteiro 50C; 4 Estafetas Femininas e 4 Masculinas; 12 Finais B: Fábio Pereira 200L; Sarah Mommers 400L, 400E; Igor Carvalho 200M; Catarina Monteiro 800L, 400E, 50M; Cassandra Oliveira 1500L; Cláudia Monteiro 50M, 50L; 1 Estafeta Feminina e 1 Masculina. 2 RECORDES ABSOLUTOS CFV: Sarah Mommers 800L, 1500L. 14 PÓDIOS (4 JUV): João Pedro Santos Campeão Nacional 100M; Paulo Silva 3º 200B; Estafetas (Carlos Pais, Paulo Silva, João Santos e João Vilela) 4x100L M96 3º; 4x100E M96 2º + (10 ABS): Catarina Monteiro Campeã Nacional Absoluta 200M, Vencedora Open Portugal 200M, Vice-Campeã Nacional Absoluta 100M e 3ª Open de Portugal 100M; Fábio Pereira Vice-Campeão Nacional Absoluto 400L, 100M, 200M, 3º 50M e 3º Open Portugal 200M; Sarah Mommers 2ª Open Portugal 1500L. TAÇA PORTUGAL: 4ª equipa mais pontuada no país, logo atrás do FCP, SCP e CNA. Parabéns a todo o grupo presente nos vários Campeonatos Nacionais ao longo da época. Boas férias e durante esta semana teremos ainda a Cassandra no Campeonato Europeu Junior de AA e no fim-de-semana o CFV estará presente em 2 Campeonatos Nacionais de AA de 5km, por Equipas e Individual.

Cassandra seguiu para estágio antes do Campeonato da Europa

Cassandra Oliveira, logo após o final dos Campeonatos Nacionais neste Domingo, seguiu para um estágio nacional de Águas Abertas, em Montemor-O-Velho até 4ªfeira, donde partirá com a selecção nacional Junior para Navia (Astúrias, Espanha), para disputar o Campeonato Europeu Junior no próximo fim-de-semana. Desejamos as maiores felicidades à Cassandra e no dia 15 (feriado) estará com mais 4 colegas vilacondenses no Campeonato Nacional Individual de 5km.

CFV 4ª equipa na Taça de Portugal 10/11

O CFV alcançou uma vez mais um lugar entre as 4 primeiras equipas nacionais na Taça de Portugal. De facto, este troféu demonstra a consistência dos resultados de um clube nos vários campeonatos nacionais ao longo de uma época. Assim nesta época, a natação vilacondense terminou em 4º lugar entre mais de 90 equipas, logo atrás do FCPorto, SportingCP e CNAmadora. De referir ainda que, desde que existe este troféu (6º edição, de 2005/06 até ao momento), o CFV ficou sempre entre a 2ª e 4ª posição. Parabéns a todo o grupo que participou nesta época nos campeonatos nacionais.

Final em cheio dos Campeonatos, com Catarina Monteiro Campeã Nacional Absoluta e mais 4 pódios

O CFV terminou hoje o Campeonato Nacional de JUV & ABS, com uma das melhores jornadas. De manhã o quarteto Juvenil Masculino de 1996 (Carlos Pais, Paulo Silva, João Santos e João Vilela), alcançou a 2ª posição nos 4x100E apenas a 0,4 décimas do título. Da parte da tarde os ABS deixaram uma excelente imagem na piscina da Póvoa. Ana Catarina Monteiro, subiu por duas vezes ao lugar mais alto do pódio nos 200M, tendo sido Campeã Nacional Absoluta e ainda vencedora do Open de Portugal. Fábio Pereira foi mais uma vez Vice-Campeão Nacional nos 200M e 3º no Open de Portugal. Finalmente Sara Mommers foi 2ª no Open de Portugal na prova dos 1500L. No balanço final, os nadadores vilacondenses tiveram 2 Recordes Absolutos do Clube, 29 Recordes Pessoais, 28 Finais (17 A e 12 B) e 14 Pódios (4 em Juvenis e 10 nos ABS), com João Pedro Santos, Campeão Nacional em JUV e Ana Catarina Monteiro, Campeã Nacional em ABS. Parabéns a todo o grupo de nadadores presente nesta última competição da época de piscina e boas férias.

sábado, 6 de agosto de 2011

João Santos no Top 8 do Ranking Nacional Nadador Completo FPN

João Pedro Santos que hoje se sagrou Campeão Nacional na categoria de JUV B nos 100M, foi ainda premiado pela FPN, por ter sido 7º classificado no Ranking Nacional do Nadador Completo (somatório dos 100M, 100C, 100B, 100L e 200E) na sua categoria. Parabéns João Pedro.

João Campeão Nacional 100M; Paulo 3º nos 200B; Fábio Vice-Campeão Nacional 100M e 400L e Catarina Vice-Campeã Nacional 100M e 3ª Open

Jornada cheia de excelentes resultados e classificações, com pódios (6) para todos os gostos, dos Juvenis aos Absolutos. Nos mais novos, João Pedro Santos, voltou a ser Campeão Nacional dos JUV B nos 100M e Paulo Silva foi 3º JUV B nos 200B. Nos Absolutos, Ana Monteiro foi Vice-Campeã Nacional nos 100M e 3ª no Open de Portugal. Já Fábio Pereira foi Vice-Campeão Nacional por duas vezes: nos 100M (baixando pela 1ª vez a casa dos 56") e nos 400L. Para além deste recorde pessoal do Fábio, João Santos também obteve nos 100M; bem como João Costa e João Marafona ambos nos 400L.

Juvenis M 1996 sobem ao pódio nos 4x100L (3º) Paulo Silva, João Santos, Carlos Pais e João Vilela

Os nadadores vilacondenses voltaram a estar em evidência na 2ª jornada dos campeonatos nacionais, ao alcançarem mais 8 recordes pessoais, 5 finais (2 A e 3 B) e ainda um pódio com a equipa masculina de 1996 (Paulo Silva, João Santos, Carlos Pais e João Vilela) a subir ao 3º lugar nos 4x100L a cerca de 1 segundo do recorde nacional. Aliás as 2 equipas de estafeta (1995 e 1996), melhoraram substancialmente os seus tempos do campeonato nacional da Primavera, tendo subido muitos lugares. Paulo Silva foi ainda 4º nos 400E, João Costa 7º nos 200L e João Marafona 13º nos 200L. Quanto aos mais velhos, destaque para as 5 finais alcançadas, com as 2 estafetas de 4x100L a alcançarem o 5º lugar e o recorde pessoal de Ana Monteiro nos 400E. Amanhã mais emoções na 3ª jornada.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Juvenis promissores com raça e Fábio em 3º (50M) na abertura do Campeonato Nacional

O CFV teve uma excelente entrada nestes campeonatos nacionais, através do seu grupo juvenil, alcançando dois quartos lugares nas estafetas de 4x200L, as mais longas e que marcam o trabalho de consistência num grupo. Será importante deixar de olhar como o lugar mais ingrato e pensar-se que é o lugar mais próximo do pódio. Assim os Juvenis masculinos de 1995 com Mário Carvalho, João Marafona, Orlando Morim e João Costa, deram um salto substancial nos seus registos, ficando a 1 décima do pódio, com um total de 8.29.45 (média de 2.07). Quanto aos de 1996, também atingiram o 4º lugar tendo dado um salto significativo, com 8.36.03 (média 2.09),  através de João Vilela, Paulo Silva, João Santos e Carlos Pais. Paulo Silva foi 5º nos 100B, João Marafona foi 7º aos 1500L e João Costa 9º na mesma prova. Quanto aos mais velhos, destacam-se as 10 Finais (6 A e 4 B), com o 3º lugar absoluto nacional por Fábio Pereira nos 50M. Sara Mommers foi 6º na final A dos 800L, Cláudia Monteiro foi 7ª na final A dos 50C. As estafetas femininas foram 5ª na final A dos 4x200L e 6º na final A dos 4x50L. A estafeta masculina dos 4x50L foi ainda 7ª na final A. Nas Finais B estiveram presentes Ana Monteiro nos 50M e 800L, Cláudia Monteiro nos 50M bem como a estafeta masculina dos 4x200L. Caíram 8 recordes pessoais neste 1º dia, através de: Bruna Coentrão 50C, Sarah Mommers 200L, João Marafona 800L e 1500L, Paulo Silva 50B e 100B, João Vilela 200L e Mário Carvalho 200L. Sara Mommers estabeleceu ainda novo recorde absoluto CFV nos 800L com 9.10.34. De referir que esta nadadora belga tem representado o CFV nesta época e acabada de realizar o campeonato belga no fim-de-semana passado, aproveitou o período de férias com a sua família para nadar uma vez mais pelos vilacondenses. Um agradecimento especial à família da Cláudia, pois durante estes campeonatos a colega belga ficará ao seu encargo. Amanhã teremos uma jornada com muitas participações vilacondenses.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Renovado o convite para participação no Meeting de Bruxelas

A secção de natação do CFV recebeu novamente o convite para estar presente no Meeting de Bruxelas (Bélgica) nos dias 5 e 6 de Novembro, através do CNSN, como retribuição do excelente espírito vivido pelos nadadores dos 2 clubes nestes anos, após idas anteriores dos vilacondenses a Bruxelas e recepção pelo CFV à equipa belga, não só através da participação num nosso torneio, mas sobretudo pelo estágio efectuado nesta última Páscoa.