segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CFV no coração


Escrevo em nome pessoal, usando esta valiosa ferramenta que o clube possui para chegar a toda a família Fluvialista. O presente texto serve para marcar um ponto de viragem na minha vida, mas também serve para enaltecer tudo aquilo que o nosso Clube é e vale. 

Findos 13 anos da minha vida como técnico ao serviço deste enorme clube e tantos outros como nadador, chega a hora da despedida. Propostas vindas de além-fronteiras obrigam a que a minha orientação passe por novos destinos. Mas mesmo tendo um futuro perante mim com diferentes horizontes, não queria permitir o início dessa nova etapa sem antes deixar um tributo a tudo e a todos os que fizeram parte desta enorme caminhada que trilhei até aqui. Conheci muitos nadadores e assisti ao seu crescimento pessoal e desportivo. Tive o privilégio de partilhar o cais de piscina com diversos colegas treinadores e com todos eles ri e aprendi, ajudei e fui ajudado. Mantive um estreito relacionamento com muitos pais e junto deles procurei contribuir para o alicerçar correto da vida dos seus. De todos vós guardo respeito, admiração e amizade.

Memórias... MUITAS! Guardo muito próximo de mim a subida dos rapazes à 1ª divisão de Clubes, a medalha do Henrique nos Campeonatos da Europa e a respetiva e emotiva receção que lhe proporcionamos no aeroporto, a participação do Adriano na maior prova desportiva do mundo e o título do nosso "Capitão" no Campeonato o Mundo de Masters. Mas também de coisas mais simples (ou nem tanto), como assistir ao crescimento de crianças. Vê-las suplantar os seus primeiros desafios para  logo a seguir, num piscar de olhos, ver que elas já não são tão crianças assim, mas antes homens e mulheres. Nunca os esquecerei, a nenhum deles. Eles foram a minha vida e a minha vida foi deles.
A todos os que confiaram em mim e me ajudaram a ser quem sou, especialmente o nosso Técnico principal, António Paulo Vasconcelos, os meus sinceros agradecimentos.
De resto, a todos sem exceção envio os meus votos de felicidades e sucesso, lembrando que mesmo longe estarei perto e como referi, em jeito de assunto, a todos vocês que são Fluvial, manter-vos-ei no coração.
Até sempre!
Roberto Oliveira

2 Pódios CFV no Camp Nacional Águas Abertas

A natação vilacondense esteve hoje presente no Campeonato Nacional de Águas Abertas, na distância de 5km. Marcelo Pereira foi 8º no escalão sénior. Os 2 Masters CFV estiveram muito bem, alcançando pódios, nas suas categorias. André Carvalho foi 3º no escalão A, enquanto Teófilo elvas foi igualmente 3º no escalão F. Parabéns aos 3 nadadores e mais travessias virão em breve, para o grupo vilacondense.

sábado, 18 de agosto de 2012

Rescaldo olímpico no nosso país

Acabaram-se os Jogos Olímpicos, com Portugal na 69ª posição, arrecadando 1 medalha e 10 diplomas (relativos a outras tantas finais). Não sendo nada de especial, também o é, na senda do que temos tido nestes últimos 20 anos e ainda melhor, que o nosso nível social, económico etc. Os resultados globais do país foram alcançados apenas com o apoio de 14 milhões neste quadriénio, onde até nos 2 primeiros anos (2009 e 2010), muita indefinição prevaleceu, com muito pouco apoio no investimento desportivo. Para citar alguns exemplos, a Inglaterra, apostou 34 milhões só numa modalidade (remo). Outros países, mesmo da nossa dimensão, continuam a ter uma cultura desportiva elevada, caso em que nós continuamos a não apostar (apenas o futebol é exceção) e levaram para "casa" duas mãos de medalhas. Grande parte dos países ditos desportivos, já estão a trabalhar desde há 2 anos a esta parte com uma nova geração para RIO 2016, enquanto "nós", temos mini pacotes de ações de vez em quando, facilmente descartáveis. Assim será dificil "apanhar" medalhas, a não ser como o foi ,de uma mera questão de grande esforço de clubes, técnicos e atletas, em detrimento de outras opções (académicas, profissionais, etc.). Esses são os valentes, mas cada vez há menos, pois o mundo ativo, estera por eles.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

3 nadadores CFV no Camp. Nacional de AA

Neste fim-de-semana vai realizar-se o Campeonato Nacional de Águas Abertas 5km, na pista do complexo de Montemor-O-Velho. A natação vilacondense irá estar presente com 3 nadadores: Marcelo Pereira (regresso após paragem competitiva, por questões profissionais) em Absolutos e André Carvalho e Teófilo Relvas em Masters. Nat Flu deseja as maiores felicidades a estes 3 nadadores.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Irmãos Carvalho no pódio na Galiza (travessia Ribeira)

Os irmãos Carvalho estiveram presentes na semana passada na Travessia da Ribeira, na Galiza em Espanha. Igor Carvalho foi 2º classificado em absolutos e o seu irmão Mário Carvalho foi 3º no seu escalão. Mais u´ma excelente participação vilacondense em terras espanholas. Parabéns.

domingo, 12 de agosto de 2012

Fábio (2º) e Igor (3º), no pódio do ElCorteIngles

Cinco nadadores CFV participaram neste domingo, na tradicional travessia do RCNV, patrocinada pelo El CorteIngles, em Vigo, na Galiza, Espanha. Foram eles: Fábio Pereira (2ª classificado na geral final), Igor Carvalho (3º classificado), MárioCarvalho, André Carvalho (Master) e Teófilo Relvas (Master). O pódio final absoluto foi preenchido por estes 2 nadadores vilacondenses. Parabéns.

Report Camp Nacionais JUV & ABS

Os campeonatos nacionais de juvenis e absolutos realizados no Jamor no início deste mês, traduziram no global, os seguintes resultados: (i) 30 recordes pessoais (por todos os participantes no programa dos 4 dias; (ii) 17 Finais (A + B); 3 títulos nacionais, 5 pódios e 1 vencedor do Open, por 2 nadadores (João Pedro Santos, campeão nacional de Juvenis A nos 100M e Ana Catarina Monteiro, campeã nacional absoluta dos 100M e dos 200M, vencedora do Open nos 200M e 3ª nos 400E. Agora o resto do mês de Agosto, será de descanso ativo, aproveitando parte do grupo CFV para se dedicar à manutenção da forma, realizando travessias quer em Portugal, quer em Espanha. Parabéns a todo o grupo da natação CFV, especialmente aos que foram até ao final da época.