domingo, 31 de março de 2013

Dupla Mª João e Marafona Vencedores na TAB-FINA nos CN JnSn

Uma vez mais foram formadas duplas (1 masc e 1 fem), para estes CN Jn&Sn, tendo em atenção o somatório da prova mais pontuada (tab-FINA), por cada um dos constituíntes de cada par. Desta feita, o par vencedor, foi formado por Maria João Fernandes e João Marafona ao terminarem com a média de 645,5 pontos. Seguiram-se as duplas: ACM/PS com 641,5; RL/PB com 626,5; HN/CO com 616,5; ARG/JPS com 573,5 e finalmente AG/JC com 572,5. Muito nivelado o comportamento das várias duplas, tendo a vitória sorrido apenas no 3º dia dos campeonatos. Individualmente Catarina foi a mais pontuada, com 738 nos 200M e Henrique Neiva com 694 nos 100B. Parabéns a todos pelo espirito competitivo demonstrado e os vencedores terão direito a 1 touca e 1 chocolate.

CFV nos Camp Nac Jn&Sn em Coimbra demonstrou equipa coesa, evoluída e com futuro


ACM campeã nacional 50M

ACM campeã nacional 100M
ACM campeã nacional 200M
Estafeta Junior 3º lugar 4x50L (JC/JPS/JV/JM)

Estafeta Junior 3º lugar 4x200L (JC/PB/PS/JM)

Equipa CFV nos CNJnSn (falta Cassandra e Rita)

Estafeta Junior 3º lugar 4x100L (PS/JPS/JV/JM)
 Está praticamente fechado o 2º macrociclo com os campeonatos nacionais da primavera para juniores e seniores, que decorreram em Coimbra de 28 a 30 deste mês. Isto porque um grupo de 10 nadadores ainda irá estar presente em Eindhoven no próximo fds. A natação vilacondense esteve representada por 13 nadadores (8 JN e 5 SN), tendo alcançado 35 recordes pessoais (Bessa 9; Marafona 5; Costa 5; Paulinho 4; Bento 2; Catarina 3; Maria 3; Rita Graça 3 e Rita Laezza 1) e 1 recorde absoluto CFV (Catarina 100M). Excelente o comportamento do grupo ao nível do rendimento, conquistando 6 pódios (3 JN e 3 SN), tendo Ana Catarina Monteiro feito um histórico triplo ouro, ao alcançar 3 títulos de campeã nacional senior nas 3 distâncias da Mariposa (50, 100 e 200). Os outros 3 pódios juniores, foram de bronze, nos 4x50L, 4x100L e 4x200L, alcançados por todos os nadadores juniores do CFV presentes (Costa, Bessa, Vilela, Bento, Marafona e Paulinho). Vários nadadores vilacondenses alcançaram ou reforçaram mínimos para os campeonatos nacionais absolutos de Verão. É de assinalar ainda, as 22 classificações até so 8º lugar, resultados esses que contribuem para a pontuação na Taça de Portugal. Estamos perante um pequeno grupo senior consolidado e um alargado grupo junior, o qual tem evoluído bastante nesta época, dando fortes sinais de implantação na equipa absoluta CFV. Parabéns a todos os 13 nadadores, pelo seu espirito de grupo, ambição e pelo bom rendimento colectivo, pois todos contribuíram para as classificações top 8. O nosso agradecimento ao Fábio pelo apoio no transporte e presença no cais no staff CFV, bem como a todos os pais, técnicos, colegas e amigos pelo apoio constante e incondicional dentro e fora da piscina. Boa Páscoa e um motivado regresso, com mobilização de todo o grupo para o 3º macrociclo.

terça-feira, 26 de março de 2013

Natação (acção formação) no Mapadi a 13 Abril

A escola de natação NAGIN do Mapadi (sponsor da natação CFV), vai organizar uma acção de formação em natação, no dia 13 de Abril, entre as 11h e as 13h, com o tema "refinamento técnico nas etapas de formação em natação", tendo como prelector o técnico principal de NPD do CFV. Terá uma dinâmica teorico-prática, sendo realizada nas instações da referida instituição (local onde alguns nadadores absolutos realizam o seu treino físico).

segunda-feira, 25 de março de 2013

Jn & Sn em Coimbra no C. Nac da Primavera

Após os escalões mais novos terem terminado já o seu periodo competitivo (pico de forma) neste 2º macrociclo, será a vez dos mais velhos (Jn & Sn) terem o seu momento alto, neste fds, no complexo olímpico de Coimbra, de 28/3 (5f) a 30/3 (Sab). Estarão presentes 13 nadadores (6 Jun e 1 Sen Masc e 2 Jun e 4 Sen Fem), nadando ao longo das 6 sessões, destes 3 dias de competição. Uma vez mais serão formados pares, para somarem os pontos das suas melhores provas (tab-Fina); desta feita agrupando 1 masc com 1 fem: ACM/PS; AG/JC; MJF/JM; ARG/JPS;RL/PB; HN/CO/JV. Boas provas para todos.

Cadetes no Torregri 2 com 58 RP,1 RC e 3 meninas em estágio da Selecção Regional

No fim-de-semana passado decorreu em Lousada o Torregri 2, com a presença de 312 nadadores em representação de 22 clubes. O CFV esteve presente com 16 nadadores, 8cad A e 8cad B. Tivemos a estreia do nadador Domingos Sousa(cad B) a representar o clube.
Estes nadadores tiveram uma prestação muito positiva, com uma excelente evolução a nível técnico e competitivo. De destacar, 58 Recordes Pessoais(RP): Francisco Bento 2RP, Eduardo Costa 3RP, João Pedro 3RP, Paulo Cruz 5RP, Bruno Shinji 2RP, Francisco Morim 2RP, Tiago Pacheco 2RP, João Ribeiro 2RP, Luís Sottomayor 3RP, Domingos Sousa 3RP, Catarina Campos 3RP, Sofia Gomes 6RP, Lara Leite 6RP, Carolina Lopes 2RP, Ana Santos 8RP e Sofia Aguiar 6RP. 
Sofia Aguiar que na sua prova (400 Livres) bateu o primeiro Recorde do Clube dos Cadetes esta época com o tempo de 5:44.11 (recorde anterior 5:45.32).  Resultados
Parabéns à Sofia Aguiar, à Sofia Gomes e à Ana Santos que foram convocadas para participar no estágio da Selecção Regional que se realiza dia 27 e 28 de Abril. Esta convocatória é um prémio por toda a dedicação e empenho destas nadadoras durante os treinos , mostrando que é possível conciliar o desporto e a escola de uma forma saudável,dando, ainda espaço para outras brincadeiras próprias destas idades. A título de curiosidade estas nadadoras nos últimos meses têm 100% de presenças nos treinos. 
Parabéns a todos pelos resultados e comportamento dentro e fora de agua, revelam um grande espírito de equipa, apoiando sempre os colegas que estavam a nadar. 
Um agradecimento especial ao João Costa e à Tomi pela colaboração nas provas, aos Pais dos nadadores pelo apoio nas bancadas e contribuição no transporte e à Padaria Eusébio pelos lanches para os nossos nadadores. 
A próxima prova é o Festival de clubes da ANNP que vai decorrer nas Piscinas Municipais de Vila Meã no fim-de-semana 13 e 14 de Abril 2013.

domingo, 24 de março de 2013

Campeonato Nacional Juvenis - Report

O balanço da participação dos juvenis do CFV no Campeonato Nacional pode ser considerado de bastante positivo. Claramente num sinal de evolução, os juvenis obtiveram 24 novos recordes pessoais nas 16 provas em que participaram, subindo significativamente na sua classificação final. É certo que o lugar do pódio ficou perto, com o Filipe Ramos a ficar em 5º aos 100 e 200 bruços e 6º aos 200 estilos, contudo não podemos deixar de dar os parabéns pelas prestações de todos os nadadores que dignamente representaram o clube. Para além disso, o Rúben Morim (200 e 400L, 400E), o João Gondar (100 e 200C, 200 e 400L) e a Leonor Ruiz (200L) obtiveram mínimos de acesso aos Campeonatos Nacionais de Juvenis de Verão, nas provas assinaladas, juntando-se ao Filipe Ramos (100 e 200C, 100 e 200B, 200E) que já havia conseguido. Segue-se agora um período de breve descanso, para depois voltar-mos ao trabalho. Parabéns a todos pelos resultados e pelo comportamento dentro e fora de água!

sábado, 23 de março de 2013

Treinos da Pré nas Férias de Páscoa

Durante esta primeira semana de férias escolares, os nadadores de Pré-Competição tiveram o prazer de treinar com alguns dos nadadores mais velhos do CFV. Catarina Monteiro (nadadora sénior), Bruna Coentrão (nadadora sénior), Beatriz Vasconcelos (nadadora júnior) e Rui Matias (nadador infantil) foram os nadadores de referência durante estes treinos. Onde para além de visualizarem e exercitarem algumas componentes técnicas dos 4 estilos, os nadadores mais jovens puderam conviver com os mais velhos. Além destas visitas, esta semana também foi muito importante para integrar os novos elementos deste grupo e reforçar o espírito de grupo que caracteriza o nosso clube. Para a semana este grupo treina 2ª e 3ª às 16h30 em Vila do Conde e 4ª às 17h30 em Mindelo.

Catarina na final 100 M no open Espanha

Ana Catarina Monteiro,  esteve hoje em evidencia no open de Espanha, ao apurar-se para a final dos 100 mariposa, a realizar-se amanha de tarde. Assim, hoje de manha, disputou a eliminatória, com o tempo de 1.04.0 e da parte da tarde, apurou-se para a final com o tempo de 1.02.76, mesmo em cima do seu melhor registo de sempre. Continua em bom plano, a nadadora Vilacondense, ao serviço da selecção nacional, depois de ter estado ontem na final dos 200M.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Nadadores CFV a evoluirem no Open de Espanha


J Marafona, J Vilela, P Bessa e Catarina M
 Três nadadores do grupo Junior do CFV, tiveram hoje uma nova experiência internacional de alto gabarito, ao participarem no Open/Campeonato Nacional de Espanha, aqui na vizinha Pontevedra (Galiza). Foi certamente enriquecedor e estimulante para as suas carreiras, o facto de terem passado um dia numa piscina, em competição de alto nível, tendo encontrado o irmão do Olaf, tendo visto nas pistas de aquecimento, a talentosa campeã olímpica Mirea (Catarina nadou mesmo ao seu lado) e tendo batido vários recordes pessoais. João Vilela foi 36º nos 50L, com recorde pessoal (25.50), o mesmo acontecendo com João Marafona (35º, com 25.20). Pedro Bessa, nadou os 1500L, com 16.59 e "varreu" 4 recordes pessoais (200L, 400L, 800L e 1500L), ficando na classificação final em 6º lugar absoluto. Finalmente, A Catarina, que se encontra ao serviço da selecção nacional da FPN até Domingo, depois de passar de manhã a eliminatória dos 200M, nadou a final A, da parte da tarde, passando dos 2.16, para os 2.14, tendo ficado em 5º lugar na geral absoluta. Amanhã nadará ainda os 100M. Vários colegas (Ana Gomes, Tomi e João Costa) e familiares deslocaram-se hoje a esta competição para apoiarem os nadadores CFV. Um agradecimento especial aos pais, pela ajuda no transporte dos 3 nadadores, para este Open/Campeonato Nacional

quarta-feira, 20 de março de 2013

Campeonatos Nacionais Juvenis

Começam já esta próxima sexta-feira, os Campeonatos Nacionais de Juvenis em Piscina Longa, na piscina do Jamor. Durante as 5 sessões (6a Pm, Sab Am e Pm, Dom Am e Pm) irão competir pelo CFV, 4 nadadores: Filipe Ramos (100C, 200C, 100B, 200B, 200E), Rúben Morim (400E, 400L, 200L, 1500L), João Gondar (100C, 400L, 200C, 200L) e a Leonor Ruiz (200E, 100L, 200L). Certamente que os nossos nadadores representarão o seu clube e modalidade que gostam, com atitude positiva e motivação, colocando em prática tudo o que tem vindo a ser desenvolvido ao longo da época. Boa sorte para todos!
Para acompanhar os resultados dos nossos nadadores, podem ver em resultados.

Treinos abs nestas ferias

Relembramos por este meio de algumas alterações aos treinos dos absolutos nestas ferias. Assim nesta semana 4f e 5f de manha na povoa os treinos serão as 8h30. Hoje de tarde, entrarão mais cedo na agua, saindo também por volta das 20h30. Nesta 6f haverá na povoa 1 treino único para todos as 17h30. No sábado, será em mindelo as 8h e domingo normal as 10h. Para a próxima semana, só haverá uma manha 4 f as 8h30. De tarde, apenas 2f, 3f e 4f, entrando num breve período de ferias, até ao inicio das aulas, com os campeonatos nacionais de JnSn pelo meio. Bons treinos e boas ferias.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Recta final do segundo macrociclo do CFV

Depois do bom embalo dado pelos infantis no torneio zonal neste fim‑de‑semana passado, seguem-se os restantes campeonatos e provas mais importantes neste segundo macrociclo da primavera. Assim, teremos já neste fim‑de‑semana, o Torregri 2, com o grupo de cadetes a ser protagonista, esperando-se pela confirmação de passagem ao estagio regional de alguns elementos. Ainda neste fim‑de‑semana, mais concretamente de 6f a domingo, teremos os juvenis, no seu momento mais importante desta época, no campeonato nacional, a decorrer em Lisboa, esperando-se excelentes desempenhos, destas promessas vilacondenses. No fim‑de‑semana seguinte (da Páscoa), de 5f até sábado, em Coimbra, teremos o grupo de juniores e seniores, a competir no seu campeonato nacional, contando-se igualmente com boas prestações, onde mais de metade da equipa presente, será Junior, elementos esses, já com natural presença na equipa absoluta CFV. Boas ferias e bons treinos para todos e finalmente bons resultados para os competidores, nestas provas principais de encerramento do segundo macrociclo.

domingo, 17 de março de 2013

Torneio Zonal de Infantis - Report

 Foi bastante positiva a participação dos nossos Infantis no Torneio Zonal que terminou hoje, no Porto. Foram obtidos 46 novos recordes pessoais pelos nossos nadadores, com a obtenção de 6 lugares no pódio. Destaque para os títulos do Rui Matias (200m e 400m Livres), os dois 2º lugares do Rui (200m e 400m Estilos), bem como o 3º lugar do Rui (200m Mariposa) e do Porfírio Nunes (200m Mariposa). Aliás, esta última prova individual do programa masculino (200m Mariposa) trouxe mais boas notícias, com a obtenção de TAC para os Campeonatos Nacionais por parte do Porfírio Nunes e do David Lima (4º lugar). Também a equipa de Infantis-B (Luís Rebelo, Francisco Costa, David Lima, Porfírio Nunes) obtiveram TAC na estafeta 4x200m Livres. Referência também para as melhorias significativas registadas por todos os nadadores, bem como a atitude e empenho demonstrado ao longo dos 3 dias de provas. Gostaríamos de agradecer, mais uma vez, o apoio incansável dos pais, quer no transporte para as provas, quer no espírito de equipa e apoio demonstrado, bem como à Padaria Eusébio, pela oferta dos lanches aos nossos nadadores. Toda a equipa está de parabéns, pelo que desejamos a continuação de bons treinos e bons resultados com vista à presença nos Campeonatos Nacionais (12-14 de Julho, em São João da Madeira). Resultados completos em: http://www.annp.pt/provas1213/35/index.html




sábado, 16 de março de 2013

Torneio Zonal de Infantis

Está a decorrer, este fim-de-semana, o Torneio Zonal de Infantis, nas piscinas do Clube Fluvial Portuense. Após os dois primeiros dias de provas, os resultados têm sido bastante positivos, com destaque para os inúmeros recordes pessoais que os nossos 13 nadadores têm estabelecidos. A nível individual, merecem destaque o Rui Matias, com dois títulos (200m e 400m Livres) e um 2º lugar (400m Estilos), bem como o Porfírio Nunes, com a obtenção de TAC para os Campeonatos Nacionais (100m Mariposa), juntamente também com a equipa de Infantis-B (David Lima, Francisco Costa, Luís Rebelo e Porfírio Nunes), nos 4x200m Livres. Continuação de boas provas amanhã! Os resultados podem ser acompanhados em: http://www.annp.pt/provas1213/35/index.html

quinta-feira, 14 de março de 2013

Open Espanha em Pontevedra com 3+1 CFVs

Piscina CNGalaico Pontevedra (foto da RFEN)
Ana Catarina Monteiro foi uma vez mais chamada à selecção nacional absoluta (FPN), participando, no Open/Campeonato Nacional de Espanha, que se vai realizar na conhecida piscina olímpica do Club Natação Galaico de Pontevedra (Galiza), entre 21 e 24 deste mês, nadadndo os 200M (1º dia) e os 100M (2º dia). Paralelamente e pelo CFV, estarão também presentes mais 3 nadadores: João Vilela e João Marafona, ambos nos 50L e Pedro Bessa, nos 1500L, que nadarão no 1º dia desta importante competição. Bons desempenhos para todos.

terça-feira, 12 de março de 2013

Bia/Mª João e Costa/Bento, duplas vencedoras Tab-Fina nos CRJNSN

No seguimento dos pares pre-estabelecidos para lutarem pelo melhor desempenho da TAB-FINA, durante os campeonatos regionais de JNSN, resta apresentar os resultados das melhores pontuações de cada parelha. Assim, em femininos, a dupla vencedora foi formada pela Bia Vasconcelos e Mª João Fernandes (média 547,5 pontos). Seguiram-se LT/CO com 518,5 pontos, ARG/BC, com 515 pontos, CM/CR com 507 pontos e finalmente AG/ARS com 477 pontos. Em masculinos a dupla vencedora foi composta por João Costa e João Santos com a média de 589 pontos, seguida de JPB/PBcom 554,5 pontos, JM/CP com 546,5 pontos, JV/PS com 536,5 pontos e finalmente DR/JPO com 472,5 pontos. Parabéns a todas as duplas.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Camp. Reg. Juniores & Seniores - Report

Mais uma etapa ultrapassada, com a realização dos campeonatos regionais de juniores e seniores, desta vez em piscina curta. Este grupo traduziu uma enorme evolução, sobretudo no escalão Junior, afirmando-se cada vez mais nos absolutos da natação CFV. Significativo o número de pódios (41), com a quase totalidade do grupo a subir ao pódio. Neste aspecto, o grupo JnSn, alcançou 12 títulos regionais, através de, João Marafona, Catarina Monteiro, Pedro Bessa, João Santos, Ana Graça, João Vilela, João Costa e Paulo Silva. Desta forma e com a totalidade do grupo a bater recordes pessoais (mais de 50), confirmou-se a presença nos campeonatos nacionais de mais de metade de todo o grupo. A marca mais valorizada feminina foi de Catarina Monteiro nos 200 mariposa com 724 pontos  e de Pedro Bessa, nos masculinos (com uma enorme evolução), nos 1500 livres com 678 pontos. Parabéns a todo o grupo pelo trabalho desenvolvido, sendo que a época vai a meio, tendo como objectivo imediato estes nacionais da primavera e a médio prazo os nacionais de verão. O nosso agradecimento aos pais pelo contributo nos transportes dos nadadores e a padaria Eusébio pelos lanches.

Campeonatos Regionais Juvenis


No fim-de-semana passado realizaram-se os campeonatos regionais de juvenis da ANNP nas piscinas municipais de Felgueiras, onde os nossos nadadores estiveram em bom plano, ao alcançarem 44 melhores marcas individuais. Para além destes records pessoais demonstrativos da evolução que tem ocorrido ao longo da época, realce para os novos tempos de acesso aos campeonatos nacionais alcançados por 4 dos 7 nadadores que participaram nas provas individuais. Assim, com os novos tempos alcançados, a Leonor Ruiz (200estilos, 200livres) e o Rúben Morim (200livres, 400livres, 400estilos) garantiram a sua presença nos campeonatos nacionais, a serem realizados nas piscinas do Jamor, entre os dias 22 e 24 de Março. A estes juntam-se o Filipe Ramos e o João Gondar, que já haviam alcançado os mínimos exigidos, e que durante estes campeonatos regionais reforçaram o conjunto de Tacs obtidos (FR: 400livres, 400estilos, 100livres; JG: 200costas e 400estilos). Foram ainda conseguidos 2 pódios individuais através da Leonor Ruiz (3º aos 100mariposa) e Filipe Ramos (3º aos 200bruços).
Não poderíamos deixar de referir a entrega e dedicação de todos durante o fim-de-semana, particularmente traduzida pela estafeta masculina de 4x100 livres (Juv A) que nos marcou pela superação individual dos 4 elementos (Filipe Ramos, João Fernandes, José Oliveira, Rúben Morim) e consecutiva obtenção do tempo que dá acesso aos campeonatos nacionais, por que tanto almejavam. Um episódio menos feliz marcou o final dessa estafeta, com o nosso nadador João Fernandes a sentir-se mal e ter que ser conduzido ao hospital. Apesar de poder ter sido “só” um grande susto (com os exames realizados a não demonstrarem algo de invulgar) expressamos o nosso apoio ao Fernandes e aproveitamos para agradecer a todos os que ajudaram nesse momento.

Parabéns aos que irão participar nos nacionais, sendo agora tempo agora de “afinar” tudo até à próxima semana. Parabéns aos que, apesar de não terem alcançado os tempos de acesso, mostraram uma enorme evolução desde o início da época, sempre contribuindo de forma essencial para toda a equipa.

terça-feira, 5 de março de 2013

Camp Reg de JUV-JUN-SEN em Felgueiras

Neste fds alargado, a natação vilacondense irá estar representada por 29 nadadores, nos Campeonatos Regionais da ANNP, para as categorias de JUV, JUN e SEN, a realizarem-se nos dias 8 (6f), 9 (Sab) e 10 (Dom), em sessões bi-diárias na piscina de Felgueiras (9h30 e 16h30). Espera-se uma boa atitude de todo o grupo, sendo expectável a obtenção não só de pódios, como de mínimos para os nacionais das várias categorias. Contamos com o apoio dos pais para o transporte dos nadadores, ficando agendada a concentração para os aquecimentos, às 8h30 e 14h30, nos 3 dias de competição. Equipamento: Sexta-Feira: T-shirt Laranja Mirror e Sab e Dom: T-shirts Brancas CFV. Boas provas para todo o grupo.

Jovens luso-franceses junto da natação CFV

Uma vez mais tivemos a presença entre o grupo CFV, dos nossos amigos luso-franceses, Cyril, Blandine e Julietie, 3 irmãos, os quais estando com seus pais de passagem pelo nosso país, acabaram por treinar durante uns dias, com o grupo absoluto. Tem sido uma situação habitual nestes últimos anos e com várias passagens entre nós, várias vezes ao ano. Esperamos que tenham gostado de estar junto do grupo da natação vilacondense e até à próxima.

domingo, 3 de março de 2013

Torneio Técnicas Simultâneas

Decorreu, ontem, na Piscina Municipal de Marco de Canaveses o Torneio Técnicas Simultâneas. Esta competição organizada pela a ANNP destina-se aos jovens nadadores de Pré-Competição. O CFV esteve representado com 16 nadadores, que durante a tarde de ontem tiveram a oportunidade de demonstrarem as suas qualidades nas técnicas de mariposa e bruços. Todos apresentaram melhorias técnicas nestes dois estilos, e mais uma vez se destacaram pelo forte espírito de grupo.
Mais uma vez o grupo de Pré-Competição agradece a colaboração da Padaria Eusébio e da Servi Lima que generosamente ofereceram o lanche e as águas para esta competição.
A próxima competição deste grupo é no dia 25 de Abril, a 1ª Braçada na Piscina Municipal de Vila do Conde.