terça-feira, 13 de julho de 2010

O Taper como apronto final da época

O período final de uma época, ou de um macrociclo, onde se encontre um ponto principal como competição de referência é talvez o mais aliciante, quer para os nadadores, quer para os técnicos, dado por um lado a sua especificidade e dado por outro lado a transmissão de um melhor bem-estar. Este refinamento, que se pretende individual, torna-se complicado de gerir, pois há nadadores que precisam de baixar o nível de treino mais cedo e outros que não deverão baixá-lo tão cedo, dadas as suas características. De qualquer forma, o que se pretende é elevar os níveis de cada nadador, de modo a se apresentar no máximo das suas capacidade na hora H. Acreditamos que para tal, se deva diminuir quer o volume, quer a qualidade, procurando que cada um, capte as melhores sensações em cada treino. Esta gestão do grupo, torna-se ainda mais dificil, quando se tem como é o nosso caso, uma nadadora a apontar o pico de forma para esta semana, quando o grupo só será para daqui a 2 semanas, ou quando se tem nadadores que "levantaram" o nível de treino para os regionais, no sentido de tentarem mínimos para os nacionais e outros que ainda estavam a treinar duro durante os regionais. Mas um facto é certo: todos pretendem "mostrar serviço" na prova mais importante e para tal deverão ter alguns cuidados na sua conduta diária, pois começam a gastar menos energia (não só nos treinos, mas também porque já não têm o "peso" da escola).

4 comentários:

Pedro Master disse...

Pois é, tratando-se de apronto ninguém comenta. A verdade é o que periodo que falta é mais que uns sprints ou umas séries de ritmo, é um periodo que depende de uma grande atitude e consequentemente de grandes homens e mulheres. Força caros amigos, falta pouco para terminar.

Anónimo disse...

O QUE É ISSO DE APRONTO ? SOU CADETE JÁ PERGUNTEI A UM INFANTIL E ELE TAMBEM NAO SABE....

team manager disse...

APRONTO: 1ª pes sing do pres indic de aprontar = Dispor para deixar pronto; Preparar; Concluir; Preparar-se.

Pedro Master disse...

ui, mister fantástico.
Pois é meninos, estes finais de época são, aparentemente fáceis, mas exigem uma concentração e dedicação na nossa preparação abdicando de muitas coisas que gostamos no nosso dia-a-dia. O resto da época é quase toda de dureza e as forças que sobram para o resto do dia devem ser dedicadas à escola e à familia. Quando há, como agora, uma aparente facilidade deve vir ao de cima a nossa maturidade para não deitar fora todo o esforço que se deve ter feito durante todo o resto do ano.

Bom fim de época para todos