terça-feira, 30 de março de 2010

Cadetes bem em Lousada

Como era do conhecimento de todos, os nossos Cadetes tiveram mais um fim-de-semana competitivo. Aconteceu em Lousada e parece-nos justo registar que este Torregri resultou de forma positiva para os nossos miúdos. Como era de prever, foram batidos muito recordes pessoais (47), o que revela que o caminho está a ser bem trilhado. Parece-nos, no entanto, que ainda existem "arestas a limar". Ainda observamos perdas de tempo assinaláveis em momentos básicos como partidas e viragens. Por outro lado, agrada-nos observar que houve uma diminuição significativa de desqualificações. Gostaríamos de destacar duas nadadoras. A 1ª é a Alexandra Rodrigues, que evoluiu consideravelmente, fruto de uma transformação radical da sua postura de trabalho. Prova clara, para todos, de que o trabalho compensa. A 2ª menina é a Filipa Eusébio, que com a sua perseverança e boa entrega aos treinos consegiu realizar os seus intentos ao ser convocada para o estágio da ANNP. Por último, uma palavra de apreço para o João Gondar. Ele é um dos nossos "guerreiros" a treinar, e só não vai ao estágio (merecia por inteiro), porque um pormenor na partida estragou a prova fabulosa que tinha feito a 200 estilos. Parabéns a todos!

Fábio de novo na Sel Nacional Abs (Open FRA)

Fábio Pereira, vai estar nas próximas 2 semanas, completamente absorvido por 2 grandes competições. Por um lado estará de 8 a 11 de Abril, envolvido com mais 18 seus colegas CFV, nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores em Coimbra. Quando regressar, mal terá tempo para refazer os sacos e descansar, estando apenas umas poucas horas em sua casa, pois na madrugada do dia 12, seguirá com a selecção nacional absoluta, para S. Raphael, no Sul de França para estar presente no Open de França durante uma semana, regressando apenas a 19 desse mês. Fábio nadará aqui, os 200L e 400L.

domingo, 28 de março de 2010

Ana Gomes: Prata no MultiNation Juvenil

Ana Gomes, após a sua estreia ontem nesta competição internacional, registou hoje um excelente tempo oficial na prova de 200 livres (2.14.58, nadando extra-competição), terminando com uma medalha de prata, na estafeta 4x100 livres (1.01.74), confirmando assim a sua valia no quarteto nacional nestas 2 provas. Na Polónia, Diana Rocha, terminou hoje também a sua participação, com a prova de 200 estilos, registando o tempo de 2.23.50. Embora nadando extra-competição, o tempo obtido, dar-lhe-ia medalha de ouro, caso tivesse nadado "oficial". Parabéns às 2 nadadoras vilacondenses, reforçando o crescente valor da equipa feminina absoluta. (foto site Fpn).

Infantis em grande destaque em Pontevedra

Este fim-de-semana, um grupo de Infantis do CFV fez a sua estreia "no estrangeiro", participando no V Trofeo Promesas do Lerez, em Pontevedra (piscina de 50 m). Depois de uma sessão matinal (eliminatórias) bastante positiva por parte de todos os presentes, as finais correram ainda melhor, assistindo-se a uma grande melhoria dos nossos nadadores, sendo de destacar os seguintes resultados: João Fernandes (1º lugar, 100 Livres), Beatriz Vasconcelos (1º lugar, 100 Bruços), Rui Cabral (2º lugar, 100 Costas), Filipe Ramos (3º lugar, 100 Mariposa), Ana Rita Graça (3º lugar, 100 Bruços), Beatriz Ribeiro (7º lugar, 100 Costas), João Leitão (7º lugar, 200 Livres), Cláudia Ribeiro (8º lugar, 100 Livres). Muitos parabéns e continuação de muito trabalho!

sábado, 27 de março de 2010

Diana Rocha: Ouro e Prata no Multination Junior

A nadadora CFV Diana Rocha, representando Portugal no MultiNation Junior na Polónia, alcançou hoje a medalha de ouro, na prova dos 200 mariposa, com um novo registo pessoal (2.19.78). Durante a 1ª jornada, registou ainda um 4º lugar nos 400 estilos (5.09.23) e uma medalha de prata na estafeta 4x200 livres (2.09.1). Amanhã, nadará os 200 estilos. Por outro lado, a outra nadadora CFV, Ana Gomes, presente na mesma competição, mas a nível Juvenil, aqui em Portugal (Coimbra), registou hoje a marca de 1.01.94, nos 100 livres, exactamente o mesmo tempo que fizera 15 dias antes, nos campeonatos nacionais, igualando assim a sua melhor marca de sempre. Amanhã nadará os 200 livres e a estafeta 4x100 livres. Parabéns e um excelente final para ambas nos MultiNations.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Férias da Páscoa - Cadetes

Como habitualmente, neste período de férias iremos proceder a alguns ajustes no nosso horário de trabalho. Desta forma, encontra-se afixado nas piscinas de Vila do Conde o mapa de treino do grupo de Cadetes. Aproveitamos para endereçar votos de Boa Páscoa para todos.

terça-feira, 23 de março de 2010

Cadetes em Lousada

Ora aí está mais um torregri. E com ele chega a renovação de desafios. Está na altura de proceder a mais uma avaliação dos nossos Cadetes, procurando encontrar quem evoluiu mais tanto técnicamente, como em termos de desempenho. As últimas semanas de treino fazem-nos pensar que estamos no bom caminho, por isso, todos a Lousada para ver como se portam os nossos meninos. Os nadadores deste grupo estão todos convocados para os 2 dias de prova, à excepção do Alexandre Leitão que só nadará no domingo de manhã e da Joana Dias e Pedro Martins. As saídas estão previstas no sábado para as 13h e no domingo para as 7h30. Fica a chamada de atenção para a mudança da hora que ocorrerá no dia 28. Boa sorte para todos!

domingo, 21 de março de 2010

3º e último dia dos Camp Reg Jun/Sen da Annp

Terminaram hoje os Campeonatos Regionais de Juniores e Seniores, última competição preparatória e de avaliação antes dos Campeonatos Nacionais (Coimbra 9 a 11 Abril), com os seguintes resultados globais do CFV: 69 Pódios, 26 títulos de Campeão Regional, através de 20 nadadores (2 terços do grupo presente, foi campeão regional), 31 Recordes Pessoais e 1 Recorde Absoluto do CFV (Ana Monteiro 100M). Fábio Pereira, foi o mais "dourado", com 8 títulos, enquanto, Ana Monteiro e Cassandra Oliveira, foram as mais medalhadas, com 10 pódios cada. De assinalar ainda que 27 (84%), dos 31 nadadores vilacondenses, subiram ao pódio, sendo que numa das vezes com um "triplete", na prova 400L seniores masculinos. Finalmente, o CFV, foi o clube com mais triunfos no Campeonato da categoria Senior, tanto em masculinos, como em femininos, enquanto Fábio Pereira foi o nadador mais pontuado da competição, com Henrique Neiva em 2º lugar e Ana Monteiro também em 2º no feminino.

sábado, 20 de março de 2010

Segundo dia dos Camp. Reg. Jun/Sen da Annp

Este 2º dia de campeonatos, tornou-se muito mais animado que o dia anterior, face à disponibilidade de todos (nadadores e público). A "armada vilacondense" esteve toda em acção no dia de hoje, tendo aumentado substancialmente o número de nadadores campeões regionais. Assim, ao final de 4 sessões, o CFV apresenta 17 campeões regionais de juniores e seniores (mais de metade da equipa), 51 pódios, com 20 títulos e 20 recordes pessoais. Fábio Pereira, segue na dianteira ao "ouro", contabilizando 7 títulos, nestes dois primeiros dias de competição.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Primeiro dia dos Camp. Reg. Jun/Sen da Annp

Realizaram-se hoje as 2 primeiras sessões dos campeonatos regionais de Juniores e Seniores da Primavera da ANNP, nas piscinas da Póvoa de Varzim, com continuidade em sessões duplas, amanhã e Domingo. No cômputo geral e hoje foi o dia de menor participação dos nadadores vilacondenses, podemos contabilizar, 22 pódios, com 8 títulos, através de 10 nadadores campeões regionais. Finalmente, será de referir a obtenção de mais 10 recordes pessoais. Vamos aguardar pelas restantes 4 sessões, para a definição da equipa, que estará nos Campeonatos Nacionais.

Diana e Ana nos MultiNations Jun e Juv (S.Nac)


Mais 2 nadadoras vilacondenses, na Selecção Nacional. Desta vez, trata-se do MULTINATION MEETING (competição entre 8 países), no escalão Junior, a disputar-se na Polónia, onde estará Diana Rocha e no escalão Juvenil, a disputar-se em Portugal, onde Ana Gomes fará a sua estreia na SN. Ambas as competições, irão realizar-se a 27 e 28 deste mês, sendo a primeira competição, com possibilidade de obtenção de mínimos para os CEJ. Estas 2 convocatórias nacionais, reforçam a grande evolução da natação feminina vilacondense, na presente época. Para o escalão Junior, esta grande competição, antecede os Campeonatos Nacionais (Abril), enquanto, para os Juvenis, esta competição será depois dos Campeonatos Nacionais, recentemente realizados (Março). NatFlu, deseja o maior sucesso, para estas 2 jovens nadadoras do CFV.

terça-feira, 16 de março de 2010

Reg Jun/Sen: à procura de 1 lugar nos nacionais

De Sexta a Domingo (19-21/3), vão realizar-se os Campeonatos Regionais da ANNP em conjunto com a ANM, nas piscinas da Varzim Lazer (50m), com a seguinte programação horária: início da parte da manhã às 9h30 e de tarde às 16h00. Assim, concentração pelas 8h15 e 15h, nos 3 dias de provas. Estarão envolvidos 31 nadadores vilacondenses, entre Juniores e Seniores, na procura de resultados, que lhes permitam, alcançar pódios regionais bem como, a obtenção de mínimos para os campeonatos nacionais; acresce ainda o facto de que, alguns, apesar de poderem ter reunido condições prévias de acesso aos nacionais, serão avaliados durante estes regionais, no sentido de garantirem uma participação efectiva na prova mais importante em Abril. Equipamento: Sexta: T-Shirt Branca CA; Sábado: T-Shirt Amarela KATIJO; Domingo: Polo Mirror. Resultados ao vivo:
http://www.annp.pt/provas0910/crjunsenpl

domingo, 14 de março de 2010

Técnicas Simultâneas


Todos os jovens nadadores presentes no Torneio Técnicas Simultâneas estão de parabéns. Demonstraram bastante atitude e garra, ultrapassando mais uma barreira importante na sua formação. Foi interessante verificar as melhorias técnicas de todo o grupo. Contudo, ainda há muito trabalho pela frente, portanto devem continuar a treinar com a vontade e alegria que caracteriza este grupo.

Ana Gomes, Vice-Campeã Nacional 200C: 2.31.23

Terminou hoje o Campeonato Nacional de Juvenis (época de Inverno), com um destaque especial para Ana Gomes, duas vezes Vice-Campeã Nacional (100L e 200C). Esta nadadora, na sessão final, teve um momento de grande infelicidade, pois após a partida na prova de 200L, saltaram-lhe os óculos, tendo abandonado uma prova, onde era uma das favoritas à vitória final. No total desta competição, os nadadores vilacondenses, obtiveram 26 recordes pessoais, 2 pódios e 9 posições nos 8 primeiros lugares, sendo de assinalar, as excelentes estreias de Orlando Morim (5º 1500L), de João Costa (200M) e Neuza Santos (200B). Parabéns a todo o grupo presente, restando agora, preparem-se para a época de Verão.

Diana Guimarães bate Recorde Nacional na Póvoa de Varzim


Terminaram hoje os Campeonatos Nacionais de Natação Adaptada, nos quais a nadadora Diana Guimarães "bateu" dois recordes pessoais e estabeleceu um novo recorde nacional aos 100m bruços da classe SB4. O balanço destes campeonatos foi bastante positivo, uma vez que a Diana demonstrou estar no "bom caminho". No próximo mês a nadadora participará no "British International Disability Swimming Championships", em Sheffield, ao serviço da seleção nacional.

sábado, 13 de março de 2010

Ana Gomes, Vice-Campeã Nacional 100L: 1.01.94

Com o campeonato a passar já do meio (faltam as 2 sessões de amanhã), na globalidade, os nadadores Juvenis do CFV, tiveram actuações bastante positivas, cotando-se com 6 classificações nos 8 primeiros lugares, sendo de destacar a medalha de prata (Vice-Campeã Nacional), da Ana Gomes nos 100 livres, com 1.01.94. Realce ainda para os 14 recordes pessoais até ao momento (totalistas a Ana, Neuza e o Orlando). Amanhã teremos os 1500 livres (Carlos, Miguel e Orlando), os 200 bruços (Mário), 200 Costas (Ana), 200 mariposa (João), 100 livres (Carlos e André), 200 livres (Ana), 100 bruços (Neuza) e a estafeta de 4x100 estilos masc 94. A Ana já alcançou 2 tacs para os Nacionais de Verão e o Orlando e o Carlos 1 cada, bem como as 2 estsfetas masc 94. O resto de um bom campeonato para este grupo.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Porque não deves nadar na "cola"

Já deves ter experimentado a sensação de nadar imediatamente atrás de um colega durante o treino. Reparaste que a tarefa de treino se torna mais fácil quando comparado com as situações em que tens que ser tu a liderar a pista. No campo desportivo, todas as situações em que um atleta se desloca imediatamente atrás de um outro são denominadas de drafting. Esta situação pode ocorrer no ciclismo, no atletismo, no triatlo, na natação de águas abertas, … Apesar das situações de drafting não ocorrerem de uma forma tão pronunciada em natação pelo facto dos nadadores se deslocarem cada um em pistas independentes, esta situação ocorre com muita frequência durante o treino. Efectivamente, por razões de limitação de espaço e de tempo, vários nadadores treinam simultaneamente na mesma pista, o que pode provocar situações de drafting. Com este artigo, pretende-se chamar a atenção dos nadadores para o efeito que o nado em situação de drafting pode provocar no arrasto hidrodinâmico (1) sofrido pelo nadador que se desloca atrás e, por conseguinte, o efeito que pode ter na intensidade do seu esforço. Este estudo foi realizado pelo nosso colega, treinador dos Infantis, Daniel Marinho, tendo utilizado distâncias entre os nadadores de 0,5m até 8m.Numa situação em que um nadador se desloca com uma distância mínima de 0,5m do da frente, foi encontrado um valor no arrasto hidrodinâmico de metade, quando comparado com o arrasto sofrido pelo 1º nadador. Por outro lado, à medida que a distância entre os dois nadadores vai aumentado, a força de arrasto sofrida pelo 2º nadador tende a aproximar-se do valor encontrado para o nadador da frente. Quando os nadadores se encontram a 6m de distância, o arrasto sofrido pelo 2º nadador ainda é apenas 85% do sofrido pelo nadador que lidera. O passo seguinte, foi verificar a que distância de nado é que os nadadores se encontravam nas mesmas condições de treino. Assim, foi encontrado o valor de 8m, significando que apenas quando o nadador detrás se encontra a 8m de distância do nadador da frente é que ambos se encontram nas mesmas condições de treino. O teu treinador necessita de várias horas para planear o treino e com certeza, que também dedicas muitas horas à prática da natação, fazendo muitos sacrifícios para levares a modalidade que escolheste com empenho. Desta forma, parece-nos que não fará muito sentido não aproveitares o treino ao máximo e isto passa por cumprires as tarefas de acordo com o que é indicado por ele. Para tal, realizar todas as tarefas de treino “na cola” de um colega ou sair da parede com uma intensidade muito elevada para se encostar ao nadador da frente e, então sim, abrandar o ritmo seguindo atrás dele, não nos parecem as opções mais acertadas. Se não vejamos: se um nadador “na cola” sofre apenas metade do arrasto sofrido pelo 1º nadador, é de esperar que o “esforço” realizado por ele seja também metade do esforço do colega que lidera a pista. Portanto, se estes dois nadadores apresentarem um nível de rendimento semelhante, apenas um deles se encontra efectivamente a cumprir a tarefa indicada pelo treinador, visto que o da frente se desloca com uma intensidade de esforço duas vezes superior, pelo que tu, enquanto nadador interessado em melhorar os teus resultados, deverás ter consciência desta situação.
(1) Força hidrodinâmica, oposta ao deslocamento, a que o nadador é sujeito quando se desloca no meio aquático. Mais info em: http://www.fpnatacao.pt

quarta-feira, 10 de março de 2010

Juvenis no teste máximo de Inverno - C. Nac.

Realiza-se neste fim-de-semana de 12 a 14, o Campeonato Nacional de Juvenis de Inverno, no complexo olímpico de Rio Maior (p50), com a presença de mais de 300 nadadores de 71 clubes. O CFV irá estar representado por 8 nadadores (Carlos Cabral - 94, Mário Azevedo - 94, Miguel Costa - 94, André Garcia - 94, Orlando Morim - 95, João Costa - 95, Ana Gomes - 96 e Neuza Gomes - 96), com expectativas de obtenção de recordes pessoais e de bons posicionamentos classificativos. Saída 6f, pelas 9h30 (tribunal), com polo centenário CFV, para a deslocação e sessão da tarde. No Sábado, T-Shirt KATIJO e Domingo, Polo Mirror. Alojamento no Centro de Estágio Olímpico (junto às piscinas).

terça-feira, 9 de março de 2010

Pré-Competição nada em Vila D'Este


O Encontro Técnicas Simultâneas realiza-se dia 13 de Março na Piscina Municipal de Vila D'Este. Esta prova é da responsabilidade da ANNP e é dedicada aos nadadores mais jovens. O CFV será representado por um grupo de 19 nadadores: Francisco Andrade, Guilherme Brandão, João Brito, Eduardo Costa, Francisco Costa, José Estima, David Lima, Francisco Morim, Porfírio Nunes, Hugo Vidal, Rui Pacheco, André Pereira, Diogo Rodrigues, Andre Santos, Joana Anjo, Ana Margarida, Francisca Graça, Mafalda Monteiro e Gisela Silva. Os objectivos desta prova são: nadar bem e divertirem-se. Todo o grupo convocado deverá apresentar-se devidamente equipado no tribunal de Vila do Conde às 13h.

Campeonatos Nacionais de Primavera de Natação Adptada


Os Campeonatos Nacionais de Primavera de Natação Adaptada, realizam-se este fim de semana na Póvoa do Varzim (Sábado 14h e Domingo 9h). Assim, a nossa nadadora Diana Guimarães nadará em "casa "50 e 200 livres, 100 bruços e 150 estilos, com o objectivo de bater os seus recordes pessoais e conquistar pódios em todas as provas. Estes campeonatos são um dos momentos avaliativos da época que termina em Agosto com os Campeonatos do Mundo. Uma vez que, estamos a nadar em casa, seria agradável a presença de todos os vilacondenses.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Torneio Zonal de Infantis - REPORT

Estão de parabéns os nossos Infantis pela excelente participação no Torneio Zonal. Foi um fim-de-semana bastante positivo dos nossos meninos e meninas, estabelecendo recordes pessoais em praticamente todas as provas em que participaram.
É de destacar o título Zonal da estafeta 4x100 Estilos Infantis-A (Carlos Pais, Paulo Silva, Nuno Santos, João Vilela), o 2º lugar do Paulo Silva (200 Bruços e 200 Estilos) e também o 2º lugar da estafeta 4x100 Livres Infantis-A (Carlos Pais, Paulo Silva, Nuno Santos, João Vilela).
Apesar destes resultados mais sonantes, gostaríamos de destacar também a obtenção de TAC individual para os Campeonatos Nacionais da Beatriz Vasconcelos, do João Vilela e do Paulo Silva.
Continuação de boas braçadas e vamos começar já a preparar a época de Verão.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Torneio Zonal de Infantis

Começa amanhã (5, 6 e 7 de Março) o Torneio Zonal de Infantis em Ponte da Barca. Os nossos Infantis estarão representados por 14 elementos, sendo uma das maiores "delegações" de sempre do CFV nesta competição.
O Natflu deseja boas provas aos nossos nadadores: Paulo Silva, Nuno Santos, Carlos Pais, João Vilela, Ruben Morim, Rui Cabral, Filipe Ramos, João Fernandes, João Leitão, Ana Rosa Arteiro, Beatriz Vasconcelos, Ana Rita Graça, Beatriz Ribeiro, Cláudia Ribeiro.
Equipamento: Polo cor de laranja Mirror (6ªf), Polo vermelho/azul Mirror (Sábado), T-shirt branca Crédito Agrícola (Domingo). Mais informações em: http://www.annp.pt/provas0910/zonais

quarta-feira, 3 de março de 2010

25 anos de Natação no CFV

25 ANOS Secção Natação CFV
Campeonatos Nacionais Clubes:
1995/96: Campeão Nacional Clubes II Divisão Feminino
1999/00: Campeão Nacional Clubes II Divisão Masculino
2004/05: Campeão Nacional Clubes I Divisão Masculino
2007/08: Campeão Nacional Clubes I Divisão Masculino
2008/09: Campeão Nacional Clubes I Divisão Masculino
2008/09: Campeão Nacional Equipas Águas Abertas
1 Nadador nos JOGOS OLÍMPICOS 2004
3 “ em 7 CAMPEONATOS MUNDO (1997; 2005; 2006; 2007; 2008; 2008 Mast; 2009)
3 “ em 10 CAMPEONATOS EUROPA ABS (2002; 2003; 2004; 2005; 2006; 2008; 2009)
7 “ em 8 CAMPEONATOS EUROPA JUN (2001; 2002; 2003; 2004; 2005; 2007; 2008; 2009)
2 “ em 2 FESTIVAIS OLÍMPICOS da JUVENTUDE (2001; 2007)
5 “ em 4 TAÇAS LATINAS (1998; 1999; 2006; 2008)
7 “ em 4 TAÇAS do MUNDO (1998; 2006; 2009; 2009 AA)
1 CAMPEÃO MUNDIAL MASTER (2008)
1 MEDALHA BRONZE CEJ (2002)
3 MEDALHAS (Ouro/Prata/Bronze) TAÇA LATINA (2006)
1 MEDALHA (Prata) TAÇA MUNDO (2006)
10 MEDALHAS (Ouro/Prata/Bronze) MULTINATION (2001; 2002; 2003; 2004; 2005; 2006)
49 NADADORES RECORDISTAS NACIONAIS
276 RECORDES NACIONAIS
29 NADADORES INTERNACIONAIS (5 continentes)
73 NADADORES CAMPEÕES NACIONAIS
547 TÍTULOS CAMPEÃO NACIONAL
19 NADADORES de ALTA COMPETIÇÃO
TAÇA PORTUGAL (2º 2005/06; 3º 2006/07; 3º 2007/08; 4º 2008/09)
155 NADADORES 2009/2010 (Pré / Cadetes / Infantis / Juvenis / Jun-Sen / Masters / Nat Adaptada
Equipa Técnica: A Paulo Vasconcelos: Técnico Principal Absolutos; / Henrique Neiva: Técnico Assistente Equipa Principal; / Miguel Coelho: Técnico Assistente Equipa Principal e de Masters; / Fábio Pereira: Técnico Assistente Equipa Principal; / Daniel Marinho: Técnico Equipa Infantis; / Roberto Oliveira: Técnico Equipa Cadetes; / Catarina Figueiredo: Técnica Equipa Pré-Competição e Nat Adaptada; / Joana Nunes: Técnica Equipa Grupo B; / A. Mafalda Oliveira: Fisioterapeuta

terça-feira, 2 de março de 2010

Fábio e Catarina na Selecção Nacional


Mais 2 nadadores vilacondenses, selecionados para um estágio nacional, a realizar-se de 4 a 7 deste mês em Rio Maior. Fábio Pereira, integra a Selecção Nacional Absoluta e Ana Catarina Monteiro, a Selecção Nacional Senior Jovem. Este estágio insere-se ainda num período de preparação, tendo em vista os Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores em p50 no mês de Abril em Coimbra. Parabéns aos dois vilacondenses.