sexta-feira, 30 de julho de 2010

Camp. Nac Juv&Abs e Open POR - Dia 1

Teve início nesta 5f os Campeonatos Nacionais de Juv & Abs, bem como o Open de Prtugal, ou seja, 3 campeonatos distintos. Nesta 1ª jornada, foram batidos 10 recordes pessoais e 3 recordes absolutos do CFV (4x200L fem, 4x50L fem e Claudia nos 50C). O CFV alcançou ainda 10 finais (7 A + 3B) e 3 pódios absolutos nacionais (Fábio 3º nos 50C, Neiva 2º nos 100B e 4x200L fem em 2º com Claudia, Catarina, Diana e Cassandra). Foi um início prometedor, com boas indicações dadas pelos Juvenis, demonstrando uma notória evolução.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Training Camp - Dia 2

Terminou o 2º Dia do Training Camp, dando por concluída a época desportiva da Pré-Competição, Cadetes, Infantis e Grupo B. Foi um dia bastante animado, sendo de destacar a participação na Prova de Orientação, que decorreu no Parque de Jogos, da parte da tarde.
O espírito de grupo e a participação de todos nas actividades reflecte o verdadeiro espírito do CFV e dá boas indicações para a próxima época desportiva e para a possibilidade de nova organização destes eventos no futuro. Parabéns a todos os participantes e Boas Férias!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Training Camp - dia 1

O dia inaugural do nosso Training Camp, arrancou em força. Foi com um número recorde de inscritos que iniciamos estas jornadas, que já vão sendo um hábito no encerramento das nossas épocas desportivas. Contamos com a participação de nadadores de todos os escalões, o que mostra bem a coesão do grupo e o seu amor à nossa modalidade. Este ano o training camp é pautado por uma formatação diferente do habitual. São sessões muito ricas em actividades, em que o convivio é promovido durante dois dias inteiros. O de hoje foi marcado pela prova de Peddy-paper, onde se demorou um pouquinho a arrancar, mas muito pouco a "aldrabar". Não faz mal. O que interessa é que se notou entusiasmo em todos e é exactamente isso que pretendemos explorar. Amanhã há mais!

domingo, 25 de julho de 2010

Camp. Nacionais INFANTIS

Terminaram da melhor maneira os Campeonatos Nacionais de Infantis, com um título de Campeão Nacional pelo Paulo Silva (200 Bruços), um 2º lugar pelo Carlos Pais, Paulo Silva, Nuno Santos e João Vilela (4x100 Estilos, INF-A) e um 3º lugar pela Beatriz Vasconcelos (100 Bruços). Para além destes resultados, há a destacar a obtenção de 32 novos recordes pessoais e a conclusão de mais uma época desportiva com um forte espírito de grupo.
Amanhã e 3ªf realiza-se o Training Camp nas piscinas de Vila do Conde, no qual vários elementos deste grupo participarão. Resultados completos em: http://www.fpnatacao.pt/ Parabéns a todo o grupo!

sábado, 24 de julho de 2010

Resultados Referenciais 09/10 até ao momento

Até ao momento, poderemos distinguir alguns resultados desta época, nomeadamente: 9 Nadadores em Selecções Nacionais, em 30 momentos; 8 Recordes Nacionais, através de 12 Nadadores; 8 Nadadores em Selecções Regionais, em 8 momentos; 47 Títulos de Campeão Regional, através de 19 Nadadores; 33 Títulos de Campeão Nacional, através de 20 Nadadores; 1º Lugar Colectivo, nos Meetings da Corunha, Maia e Fafe; 2 Medalhas de Ouro, 2 de Prata e 1 de Bronze nos MN Junior, MN Juvenil e Jogos da FISEC; 59 Recordes Absolutos do CFV. 5 Nadadores de Alto Rendimento; 2º Lugar Masc no CNC 1ª Divisão e 6º Lugar Fem no CNC 1ª Divisão. Bonito!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Conheça melhor a estrutura competitiva CFV

Prestes a finalizar mais uma época desportiva e alguns dados da natação vilacondense, começam a ser analisados em termos estatísticos internos, demonstrando o "peso" da prática competitiva, dos nossos 150 nadadores. Foram 70 competições efectuadas pelo CFV, de Outubro a Julho, num total de 150 dias de provas, tendo os técnicos do CFV, estado envolvidos em deslocações, durante 175 dias (pelo CFV e selecções regional e nacional), equivalente a meio ano. Estes 175 dias em competições, representaram directamente, o transporte de 2.400 nadadores do CFV, para as diversas piscinas onde se realizaram as várias competições, as quais registaram a inscrição e a participação em mais de 5000 registos de provas, por este clube. Números impressionantes sem dúvida, os quais requereram a boa vontade de todos os intervenientes directos (autarquia, clube, sponsors, equipa técnica, pais e nadadores) e mesmo indirectos, sendo antes de tudo (e até mesmo do AR), um sinal de sucesso, superação e capacidade de mobilização alargada, para uma prática desportiva competitiva, salutar, formativa, equilibrada, integral, alargada na base e com potencial para o futuro.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Camp. Nacionais de Infantis

Começam amanhã (23, 24 e 25 de Julho), na piscina de Campanhã, os Campeonatos Nacionais de Infantis. O CFV estará representado por 13 nadadores, esperando-se a concretização dos objectivos de cada um dos elementos que compõem a equipa.
A saída está marcada para as 13.15h (6ªf) e 7.15h (Sábado e Domingo). O equipamento é o seguinte: t-shirt Mirror cor-de-laranja (6ªf), t-shirt CGA (Sábado) e polo Mirror (Domingo). Boas provas para todos! Mais informações e resultados em directo em: http://www.fpnatacao.pt/Resultados/provas0910/08cninfPL/index.html

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O novo Alto Rendimento: cada vez pior

Já não bastava a crise económico-social, que se arrasta desde há muito tempo e não se vê o seu final para tão breve, com consequências no desporto e eis que agora surge uma autêntica catástrofe no que toca ao alcançar o Alto Rendimento (AR). Com este governo, um novo DL foi publicado sobre o AR (272/2009), passando a dita AC para AR, acabando com o Estatuto e Percurso de AC e aparecendo no seu lugar, atletas de AR (Níveis A, B e C). Faltava publicar o que é que dava acesso ao Nível C (pois os níveis A e B, são para as participações absolutas em CE, CM e JO, com lugares de destaque). Então demorou quase um ano, até que a Portaria (325/2010), agora publicada, esclarecesse tal atributo. Entretanto alguns atletas que pensavam ter alcançado esse estatuto durante esta época e estando prestes a necessitar do mesmo para ingresso no ensino superior, ficaram defraudados, pois nada lhes estava garantido. Assim, esta nova Portaria, elimina tudo o que seja atleta nos escalões mais inferiores, ou seja, só terá direito ao AR, quem ficar apurado para os JOJuv, ficar em 3º lugar no FOJE ou Universíadas, nos 3/4 da classificação em CEJ ou CMJ, ou finalmente até 8º em determinadas competições, mas sob condicionalismos absurdos e quase impossíveis de serem alcançados. No fundo, esqueçam a alínea 1.3.3 do PAR 2010 da FPN, que é o mesmo que dizer, as famosas tabelinhas, que todos se agarravam para tentar alcançar um tempo, para entrarem no AR. Esqueçam, porque efectivamente essa alínea, foi revogada por esta nova Portaria. O mal está feito e vem de cima! Em vez de protegerem e estimularem os mais jovens, para estes poderem focalizar os seus interesses, mais no treino desportivo em detrimento das suas vidas socio-familiar e académica, o que vão conseguir é afastar ainda mais os jovens (a tal base alargada com um potencial para futuro), desinvestindo estes naturalmente de uma carreira desportiva a médio e longo prazo, dadas as exigências específicas para se chegar ao AR. Muito mal vai assim o nosso Desporto e a Natação em particular.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Masters CFV: balanço 2009/10

Terminou a época competitiva para os nossos Masters (apesar de continuarem a treinar), pois não irão estar presentes no campeonato do mundo deste ano. Assim, poderemos efectuar um pequeno balanço, o qual passou por um lado, pelo incremento do nº de inscrições e filiações de novos Masters CFV e por outro, passou pela impossibilidade de alguns deles, de treinarem e competirem regularmente, face a impeditivos de índole profissional. Mesmo assim, foram alcançados excelentes resultados, bem como o retorno na 2ª parte da época, do carismático Pedro Silva, após paragem forçada. Em termos estatísticos e para a história, ficam mais 3 recordes nacionais, através de 8 nadadores e 24 títulos de campeão nacional, através de 13 nadadores. Esperamos poder aumentar em 2010/11, a nossa representatividade Master , não só nos treinos, como no calendário competitivo previsto (torneios da EDV, Pimpões e AAC, torneios da ANNP e C. Nacionais, no Inverno em Campo Maior e no Verão no Jamor). Parabéns a todos pelos resultados desportivos e espírito colectivo, boas férias e bom regresso a 2010/11.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cadetes com despedida bonita em Paços de Ferreira

A Piscina de Paços de Ferreira recebeu a última prova do calendário de Cadetes. Aconteceu nos dias 17 e 18 e foram-nos oferecidas prestações extremamente meritórias, principalmente pelo grupo mais velho. As jornadas previam muitas provas e muita acção. E sobretudo no domingo, foi exactamente isso que aconteceu. Com todos os estilos em disputa, foi bastante agradável acompanhar a evolução dos nossos jovens nadadores. O balanço foi extremamente positivo, tendo-se alcançado 75 novos recordes pessoais e 6 novos recordes do clube. E mais teriam surgido, não fosse uma última sessão marcada por alguma desconcentração. Facto motivado, provavelmente, pelas muitas horas passadas na piscina.
Perante este cenário, foi-nos muito complicado identificar que mais "brilhou" nestas provas. Mas sem demérito para uma mão cheia de outros nadadores, a selecção acabou por recair sobre a Joana Pereira, Alexandre Fabião e João Gondar. A Joana Pereira pela sua capacidade de luta e pela enorme evolução que registou ao longo da época. O Alexandre Fabião, pelo amadurecimento que evidenciou ao longo da época. Foi com muita satisfação que o vimos crescer e transformar-se no homem que é hoje. O João Gondar, com a sua persistência inigualável, capacidade de luta inultrapassável e dedicação inquestionável, tornou-se num jovem nadador que aprendemos a respeitar e admirar. Como referimos, podíamos ter referenciado muitos outros, mas estes reflectem plenamente tudo aquilo que desejamos: trabalho, compromisso, seriedade e espírito de sacrifício. Deixem-se guiar por eles e o sucesso acompanhar-vos-á!
Boas férias Cadetes

CFV no C. Nac. de AA Individual e por Equipas

O CFV irá estar representado no Campeonato Nacional por Equipas em Águas Abertas (foi Campeão Nacional, na 1ª edição no ano anterior), que se irá realizar a 5 de Setembro no ambiente espectacular da Aldeia do Mato. Irá ainda estar representado no Campeonato Nacional individual dos 5km, a 12 de Setembro em Oeiras, por um grupo de nadadores, dando continuidade à sua tradição de desempenhos participativos nesta variante de natação, onde tem alcançado excelentes resultados, quer a nível nacional, quer mesmo a nível internacional.

domingo, 18 de julho de 2010

Travessia de Sanxenxo a 7 de Agosto

Após a época de competições desportivas em piscina, temos alguns nadadores que gostam de participar em várias travessias nesta época de Verão. A de Sanxenxo é a que costuma habitualmente ser mais atraente para os nadadores vilacondenses. A deste ano será a 7 de Agosto pelas 12h na praia de Silgar (centro de Sanxenxo), organizada pelo nosso clube amigo, Galaico de Pontevedra. Há 1 percurso para federados que é de 2,5km e um para não federados e federados mais jovens na distância de 1km. Há prémios monetários atraentes para os nadadores classificados até o 8º lugar (por grupo etário), do percurso mais longo. Neste momento, temos 8 participantes CFV pré-inscritos. Aproveita e passa um bom dia de Verão, numa das melhores praias da Galiza e participa na travessia.

CFV com 4 Torneios em Vila do Conde 2010/11

A natação CFV, pretende continuar a organizar os seus já tradicionais Torneios de Natação, Cidade Vila do Conde (para absolutos) e o Técnicas Simultâneas/25 Abril (para Infantis). O 1º será agendado para 26 de Fevereiro 2011 e o 2º para 25 Abril 2011. Paralelamente a estas 2 organizações vilacondenses, caberá ao CFV, organizar o Trial Meeting CFV/LSC/GDNF, agendado para 10 Outubro 2010 e o Trial Meeting CFV/CNAC/GCF, a marcar para 19 de Junho 2011.

sábado, 17 de julho de 2010

Diana Rocha à porta da semi-final no CEJ

Diana Rocha terminou hoje a sua participação nos CEJ, após ter nadado ontem os 100M (1.06.70 - 31ª) e hoje os 200E, tendo ficado apenas a 1 lugar da semi-final, com 2.24.61. Relembre-se que na sua 1ª prova, nos 200M, alcançou uma semi-final, terminando em 16º. Parabéns por ter alcançado por mérito a sua presença nestes CEJ, servindo como mais uma experiência positiva, na sua excelente carreira desportiva, a qual, a partir da próxima época, entrará numa nova etapa (sénior). Agora, é altura de recuperar e juntar-se à restante equipa CFV, na preparação final, para o "ataque" a Coimbra no final deste mês (campeonatos nacionais).

Julho em cheio: Training-Camp CFV, Torregri e 3 Campeonatos Nacionais (Inf, Juv e Abs)

Está a chegar o Training Camp CFV para os mais novos. Será já a 26 e 27 deste mês (2 dias completos e em cheio), que será realizado este encontro de nadadores, onde a alegria, diversidade de acções ao longo de cada um dos dois dias, interacção com outros nadadores CFV, aprendizagem e consolidação de skills, estarão certamente presentes. Será uma ótima maneira dos vilacondenses terminarem a época da natação. Não faltes e se pretendes participar, fala com teus pais e teu técnico.
Em Julho teremos o Torregri 3 (maior festa competitiva dos Cadetes) que é já neste fim-de-semana. Os nossos nadadores estarão envolvidos em várias provas, procurando os melhores resultados da época. Seguir-se-á o Campeonato Nacional de Infantis na semana seguinte (Campanhã), com um grupo alargado de nadadores CFV presentes e finalmente na outra semana em Coimbra, será palco dos Campeonatos Nacionais de Juvenis e de Absolutos, com uma vintena de nadadores CFV. Acompanhe as nossas equipas nestas 3 competições finais da época 2009/10.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pré-Competição - Época 2009/2010

O grupo de Pré-Competição iniciou a época 2009/2010 com 19 nadadores. Após as captações em Janeiro ficou reforçado com mais 6 nadadores e, já no final da época as novas captações "trouxeram-nos" mais 17 nadadores que integrarão este grupo na próxima época.
Durante esta época os nadadores mais jovens do clube participaram em 3 provas da responsabilidade ANNP (Técnicas Alternadas, Técnicas Simultâneas e Técnicas Combinadas), em 3 torneios de cariz particular (Primeira Braçada - Recarei, Vila do Conde e Leça do Balio) e em 3 Torneios Internos. Em todos estes momentos os nadadores atingiram os objectivos propostos, que passavam principalmente pela melhoria da técnica de nado, viragens e partidas e pela incrementação do espíririto de grupo e competitivo.
Para terminar a época todos os nadadores estão convidados a participar no Training Camp (26 e 27 de Julho).

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Diana Rocha com meia-final 200M no CEJ

Diana Rocha teve hoje a sua estreia neste Campeonato Europeu Junior 2010, em Helsínquia, ao nadar os 200 mariposa, nas eliminatórias da parte da manhã, tendo-se apurado para as meias finais com 2.20.68. Da parte da tarde, piorou ligeiramente o seu tempo, após ter realizado uma passagem aos 100m idêntica à da manhã, terminando a meia-final em 16º lugar com 2.21.70. Com o seu registo de hoje, ficou a menos de 1" da final. Portugal, neste 1º dia do CEJ alcançou 2 finais (2x4ºlugar), 2 meias-finais e 2 recordes nacionais. Sexta-Feira, Diana Rocha nadará os 100M e no Sábado os 200E.

terça-feira, 13 de julho de 2010

O Taper como apronto final da época

O período final de uma época, ou de um macrociclo, onde se encontre um ponto principal como competição de referência é talvez o mais aliciante, quer para os nadadores, quer para os técnicos, dado por um lado a sua especificidade e dado por outro lado a transmissão de um melhor bem-estar. Este refinamento, que se pretende individual, torna-se complicado de gerir, pois há nadadores que precisam de baixar o nível de treino mais cedo e outros que não deverão baixá-lo tão cedo, dadas as suas características. De qualquer forma, o que se pretende é elevar os níveis de cada nadador, de modo a se apresentar no máximo das suas capacidade na hora H. Acreditamos que para tal, se deva diminuir quer o volume, quer a qualidade, procurando que cada um, capte as melhores sensações em cada treino. Esta gestão do grupo, torna-se ainda mais dificil, quando se tem como é o nosso caso, uma nadadora a apontar o pico de forma para esta semana, quando o grupo só será para daqui a 2 semanas, ou quando se tem nadadores que "levantaram" o nível de treino para os regionais, no sentido de tentarem mínimos para os nacionais e outros que ainda estavam a treinar duro durante os regionais. Mas um facto é certo: todos pretendem "mostrar serviço" na prova mais importante e para tal deverão ter alguns cuidados na sua conduta diária, pois começam a gastar menos energia (não só nos treinos, mas também porque já não têm o "peso" da escola).

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Diana Rocha parte confiante para o CEJ

Diana Rocha parte esta 2f para Helsínquia, Finlândia, onde irá disputar os Campeonatos da Europa de Juniores. Diana irá nadar na 4f os 200M, na 6f os 100M e no Sábado os 200E, tendo como expectativa e objectivos, alcançar recordes pessoais e o apuramento para uma meia final. Poderão seguir em directo e via TV em www.poltiming-live.com e todas as informações relativas a este CEJ (resultados, horários, etc.), estarão disponíveis em www.helsinki2010.fi/swimming/. NatFlu, deseja à Diana, as maiores felicidades para a competição mais importante neste escalão etário.

domingo, 11 de julho de 2010

C.R. Juv & Abs Atitude, Superação e Colectivo atingidos

Terminaram hoje os Campeonatos Regionais de Juv & Abs, onde os cerca de 40 representantes do CFV, estiveram em bom plano, uns como preparação para os nacionais e outros como meio de ainda poderem ir. De facto, assistiu-se a uma competição, onde os vilacondenses, demonstraram aquilo que se lhes pedira: atitude, superação e espírito colectivo. Assim, foram alcançados vários tac´s para os nacionais por nadadores que ainda nada tinham garantido (Orlando, Marafona, João e Mário), arrancando, não só marcas, mas também pódios individuais e colectivos (título nos 4x200L). No total foram alcançados 61 recordes pessoais, 32 pódios (13 títulos), com 22 para os absolutos e 10 para os Juvenis e 12 nadadores campeões regionais (6 absolutos: Catarina, Fábio, Neiva, Claudia, Rita Laezza e Cassandra e 6 Juvenis: Ana, Neuza, Orlando, Marafona, João e Mário). Neste aspecto, Catarina Monteiro e Ana Gomes, foram as nadadoras que mais vezes subiram ao lugar mais alto do pódio (6 cada). De referir ainda que as 4 meninas (Catarina, Claudia, Ana e Rita), obtiveram 1 recorde absoluto CFV nos 4x50 livres. Finalmente, estão 20 CFVs apurados para os Campeonatos Nacionais no final de época, lutando por vários objectivos individuais e colectivos. Aos restantes desejamos um final de época e férias com muita disposição e um até breve na próxima época. Parabéns a todo o grupo presente nestes 4 dias em Famalicão e um agradecimento especial, aos pais e nadadores, que ajudaram nos transportes na 5f e 6f.

sábado, 10 de julho de 2010

C.Reg.Juv&Abs:Bom ritmo a meio do programa

Estão a decorrer em Famalicão os Campeonatos Regionais de Juvenis e de Absolutos de Verão. Faltando 2 jornadas, o saldo até ao momento é muito positivo: 30 recordes pessoais, 12 pódios (com 3 títulos) e 5 campeãs regionais absolutas (Catarina, Claudia, Ana, Cassandra e Rita). Destaque ainda para a obtenção de novos tac´s para os Nacionais: João Costa (100M), Mário Carvalho (100M), João Marafona (400L) e estafeta 4x100L Juv M 95 (Orlando, Marafona, Mário e João), onde este grupo etário, tem vindo a demonstrar uma enorme evolução. Muito há ainda a alcançar neste fim-de-semana para os nadadores vilacondenses.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Diogo: Ouro e Bronze nos Jogos da FISEC

Diogo Ramos encontra-se em Tours, França a representar Portugal através da Escola Secundária Rocha Peixoto - DREN - Desporto Escolar Nacional, nos Jogos da FISEC, competição internacional, onde estão centenas de nadadores de 12 países de 3 continentes (Europa, Ásia e América). Ontem foi medalha de bronze nos 100 mariposa com novo recorde pessoal em p50 (1.01.80). Hoje foi medalha de ouro nos 200 estilos (2.19.09) com novo recorde pessoal. Aliás segundo os responsáveis pelo DE nacional, foi a 1ª medalha de ouro de Portugal na modalidade de natação nos jogos da FISEC. Na estafeta de estilos, ficou em 4º lugar. Termina Sábado a sua participação nesta competição, onde está a brilhar e a dar relevo ao nosso país. Parabéns Diogo.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cheiro à Época 2010/11

Estamos prestes a terminar a época 0910 (finais de Julho), faltando o CR Juv&Abs, o CE JUN, o Torregri 3, o CN INF e o CN Juv&Abs, para além do CN 5km e por Equipas de AA (Setembro) e do CM NAT ADAPT (Agosto). A pensar já na época 1011 (início na 1ª semana de Setembro), poderemos desde já apontar as datas de competições mais importantes a nível nacional. CNC 4-5/12 CFP; CNPC 10-12/12 Guarda; T- Zonal N 11-13/3 Viseu; CNJUV 25-27/3 Jamor; CN JNSN 1-3/4 R. Maior; CN INF 22-24/7 Loulé; CN JUV&ABS 4-7/8 VNF; CN Inv Master 29-30/1 Campo Maior; CN Verão Master 2-3/7 Jamor. A nível do nosso clube, teremos como habitualmente o T. Cidade V. Conde (Fev/Mar), o T. Técnicas Simultâneas (25 ABR) e ainda a organização de 2 Trial Meetings (CFV/LSC/GDNVNF em NOV e CFV/CNAC/GCF em JUN). Este apertivo para a nova época, deixa desde já muita motivação para estes grandes momentos, mas também uma grande responsabilidade, na procura de preparar uma representação o mais competitiva e alargada possível em cada uma dessas competições, não esquecendo que há a acrescentar as provas regionais, de clubes e meetings, num total de mais de 70 por época. Temos 9 sponsors da natação vilacondense (fora a CMVC e o CA), que muito têm contribuído para o nosso sucesso, contudo mais apoios são sempre bem vindos. Apareçam eles.

terça-feira, 6 de julho de 2010

QUI a DOM + de 40 CFVs - C. Reg Juv e Abs

Vão decorrer de 8 a 11 deste mês, em Famalicão, os Campeonatos Regionais de Juvenis e Absolutos, com sessões a terem início às 17h, 17h, 15h30 e 9h30. O grupo CFV presente, apresenta mais de 40 nadadores, entre Juvenis, Juniores e Seniores, nadando 119 provas e 13 estafetas. Será a última oportunidade para obtenção de tac´s para os Campeonatos Nacionais, que se irão realizar em Coimbra, 3 semanas depois. Saídas: Quinta (T-Shirt Amarela Katyjo) e Sexta (T-Shirt Laranja Mirror) às 15h; Sábado (T-Shirt Branca Katyjo s/mangas) às 13h30 e Domingo (Polo Vermelho Mirror) às 7h30. Esperamos uma boa participação, no que diz respeito à atitude, superação e obtenção de recordes pessoais.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Camp Regionais de Infantis REPORT

Terminaram hoje os Campeonatos Regionais de Infantis na piscina de Campanhã, após 3 jornadas de muito trabalho, mas com um forte espírito de equipa, tanto no seio da equipa, como nas bancadas. Os nossos nadadores alcançaram 62 novos recordes pessoais e 8 presenças no pódio: Paulo Silva (1º, 200 Estilos; 3º, 200 Mariposa), Beatriz Vasconcelos (3º, 100 Bruços e 800 Livres), Estafeta INF-A masculinos (2º, 4x100 Estilos; 3º 4x100 Livres e 4x200 Livres; João Vilela, Paulo Silva, Nuno Santos e Carlos Pais), Estafeta INF-B femininos (3º, 4x100 Livres, Ana Rita Graça, Beatriz Vasconcelos, Beatriz Ribeiro e Cláudia Silva). É ainda de destacar a inclusão do João Fernandes no grupo com TACs individuais para os Campeonatos Nacionais. Assim, no final do mês, estarão presentes nos Campeonatos Nacionais os seguintes nadadores: João Vilela, Paulo Silva, Nuno Santos, Carlos Pais, Ana Rita Graça, Beatriz Vasconcelos, Beatriz Ribeiro, Cláudia Silva, João Fernandes, Filipe Ramos, Rúben Morim e João Leitão). Continuação de bons treinos! Mais informações sobre esta prova em: http://www.annp.pt/provas0910/crinfpl/index.html

domingo, 4 de julho de 2010

Masters CFV: mais 7 títulos nacionais

Terminou agora ao final da tarde, o Campeonato Nacional de Verão de Masters, sob uma temperatura elevada e com um programa muito preenchido, nas 4 sessões dos 2 dias de competição. Nesta 2ª jornada os Masters CFV, alcançaram mais 7 títulos de Campeão Nacional, totalizando 13 nestes campeonatos. Pedro Silva (30-34) venceu os 200L (2.03.56) e os 400L (4.24.31). Bruno Pontes (35-39) venceu os 100M (1.14.21). Marco Silva (40-44) venceu os 50B (40.13). Sónia Vilar (30-34) venceu os 50M (34.41). AS 2 estafetas masculinas Pedro Silva, Bruno Pontes, Mário Costa e Miguel Coelho), venceram os 4x100L e os 4x50E. Estiveram ainda no pódio: Bruno Pontes 3º nos 50L, Sónia Vilar 2ª nos 100L e 3ª nos 100B, Mário Costa 2º nos 100M e 3º nos 200L. Classificaram-se ainda: Miguel Coelho 8º nos 50L e 4º nos 100C, Mário Costa 4º nos 50L, Marco Silva 9º nos 50L e Teofilo Relvas 10º nos 50B e 12º nos 50L. Em balanço final, o grupo presente (Relvas, Mário, Sónia, Coelho, Pedro, Marco e Pontes, acompanhados ainda da Sandra), alcançou 21 pódios (13 títulos, 3x2º lugar e 5x3º lugar) e 12 recordes pessoais. Parabéns a todos e para o ano há mais.

sábado, 3 de julho de 2010

Masters CFV: 6 títulos a abrir o Camp. Nac.

Os 7 Masters CFV, tiveram um dia em "cheio" na 1ª jornada dos Campeonatos Nacionais de Verão p50 em Reguengos Monsaraz. Alcançaram 6 títulos de Campeão Nacional, através de 5 nadadores. Pedro Silva (30-34), recém-regressado, após paragem prolongada por lesão, ganhou os títulos nacionais dos 800L (9.08.38) e 100L (55.80). Bruno Pontes (35-39), foi campeão nacional nos 50M (30.11). Miguel Coelho (25-29), foi o vencedor nos 200E (2.40.61). Sónia Vilar (30-34) alcançou o título nos 50L (30.11) e finalmente foram ainda campeões nacionais (Pedro Silva, Bruno Pontes, Miguel Coelho e Mário Costa) nos 4x50L. Este quarteto alcançou ainda o 2º lugar nos 4x100E. Marco Silva (40-44) foi bronze nos 100B (1.32.58), bem como Mário Costa (25-29) nos 100L (1.00.56), tendo ainda, Teofilo Relvas (50-55) sido 9º nos 100L (1.34.15), Bruno Pontes 9º nos 100L, Marco Silva 10º 100L, Mário Costa 4º nos 50M e Miguel Coelho 4º nos 50C.

Vanessa Fernandes treina com grupo CFV

Vanessa Fernandes, Campeã da Europa, Campeã do Mundo e Medalha de Prata nos JO Pequim 08, em Triatlo, treina natação regularmente, da parte da manhã com o grupo CFV, desde o início deste ano. Aproveitando a sua volta para o Norte, onde montou a sua base de treino no ambiente familiar e no seu actual técnico (Paulo Colaço - FADE-UP), Vanessa Fernandes, encontrou no grupo CFV de natação, um ambiente propício, para consolidar o segmento de natação desta exigente modalidade que é o Triatlo. Deste modo, ao longo destes meses, várias das suas sessões de treino de água, foram realizadas em conjunto com nadadores CFV, tornando mais atraente e competitiva, a realização das várias tarefas. Hoje, após mais uma sessão de treino em conjunto, NatFlu, fez questão de tirar uma foto com o extenso grupo de natação CFV e Vanessa Fernandes e seu técnico. Esta excelente atleta, ainda recentemente entrou em provas de Atletismo e de Ciclismo, onde se sagrou Campeã Nacional, demonstrando uma polivalência, não ao alcance de qualquer desportista. Parabéns pela sua brilhante carreira até ao momento e sucesso para o seu futuro.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Boas e Más Prestações e Objectivos no CFV

Depois de termos apresentado um post com as razões de fracasso desportivo, o qual mereceu alguma expectativa e comentários, conforme se pretendia, passamos agora à informação relativa a um pequeno inquérito efectuado aos nadadores absolutos do CFV, há cerca de 6 anos atrás, sobre como se sentiam quando da realização de más e de boas prestações e quais os objectivos que os prendiam à natação CFV. Os resultados foram muito interessantes, denotando uma paixão enorme pela modalidade e grande vontade de contrariar um mau resultado, procurando logo construir um positivo, através de mais e melhor trabalho. Quanto aos objectivos da natação, foram muito variados, como seria de esperar, face à heterogeneidade relativamente a qualidade do grupo, passando por pertencer à equipa, melhorar a técnica, bater recordes pessoais, ser capitão, ir aos nacionais, até outros objectivos mais ambiciosos, como pódios e títulos nacionais, recordes nacionais e selecções regionais e nacionais. Enfim, todos tinham bem definidos os seus próprios objectivos e sabiam que tinham de lutar por eles. É assim que se espera de uma equipa, onde independentemente do lugar que cada um ocupa, todos lutam por algo, conquistanto, face ao esforço e empenho diário. O que se espera nestes próximos campeonatos regionais (Inf Juv e Abs) e no torregri, é precisamente a superação de si próprio e cada recorde pessoal alcançado, será uma felicidade para todos (nadadores, pais e treinadores).

Situações a Ter Cuidado





É comum na nossa vida activa, utilizarmos determinados objectos, os quais partilhamos com inúmeras pessoas, não sabendo, nem imaginando, que nos poderão causar graves problemas de saúde. Vem a propósito de um artigo num site dos EUA, alertando para esses perigos, nomeadamente de contágio de bactérias, de virus, de germes, causando infecções, podendo ser passageiras, ou até mesmo graves para a saúde pública. Quantas vezes, em actos simples, como carregarmos nas teclas do MB, pegarmos nos carrinhos de compras, usarmos telemóveis, comandos TV e canetas de outros, bebermos da garrafa dos colegas, para não falar do uso da escova de dentes, do cabelo e da lâmina de barbear de outros, apoiarmos as mãos nos varões dentro do Metro, do autocarro e depois sem dar conta, metemos um dedo na boca, passamos com a mão pela face, coçamos um olho, etc. sem ter previamente desinfectado as mãos com uma boa lavagem das mesmas? Na sociedade actual, estas partilhas, são quase actos mecânicos, instintivos, tidos como normais, mas que podem transmitir e causar situações complicadas para cada um. Assim, deve-se evitar essas situações e quando aconteçam, procurem lavar imediatamente as mãos, defendo-se cada um e defendendo os outros.

Camp. Regionais INFANTIS

Começam hoje os Campeonatos Regionais de Infantis, na piscina de Campanhã. Estamos a chegar ao final da época, sendo a última oportunidade para a obtenção de TACs para os Campeonatos Nacionais.
O equipamento para estas provas é o seguinte: T-shirt Mirror (6ªf), T-shirt CGA (Sábado) e Polo Mirror (Domingo).
Boas provas para todos!

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A crise também afecta o Desporto

A crise que varre a Europa desde há 2 anos e que ninguém sabe até onde irá durar, começa a dar sinais de se estender ao desporto, onde por um lado, certas famílias, começam a cortar do seu orçamento, as activades dos seus filhos, as quais, entre outras, as de âmbito socio-desportivo (aprendizagem, formação e competição). Por outro lado assiste-se a um desenvestimento na organização e promoção de eventos desportivos, face aos apoios institucionais, que também vão diminuindo. Poderá ter sido assim, no cancelamento de um meeting há pouco tempo, foi assim hoje, no cancelamento de uma travessia por um clube, o qual teve de optar entre organizar a mesma, ou poder participar nas restantes provas até o final da época e foi também hoje dado a conhecer, o cancelamento de vários meetings de atletismo. Vemos ainda, muitos clubes a terem de optar por participar neste ou naquele meeting, face aos parcos recursos e outros a terem de ser os familiares dos atletas a suportarem a totalidade das despesas da deslocação dos seus filhos para determinadas competições. Sendo assim, resta esperar por melhores dias, tendo esperança num futuro melhor.