terça-feira, 5 de junho de 2012

Gerações e gerações: reflexão no momento

Esta vida é feita por ciclos e contra-ciclos e no campo desportivo o mesmo se passa. Uma grande e excelente geração, não implica obrigatoriamente que se siga uma outra no mesmo formato. Mudam as circunstâncias que levam a que tal aconteça. Por um lado é importante que essa geração de excelência perdure por muito tempo, pois dá brilho ao clube e transporta o exemplo para as seguintes gerações. Contudo, a geração seguinte poderá "viver" e passar um pouco à sombra dos seus colegas de top. Mas o mais importante neste processo, é preservar a mistica que identifica um grupo e procurar manter a coesão do grupo, quer nas pistas do treino e competição, quer no balneário. Não se pode admitir num grupo de qualidade, nadadores a não cumprirem o plano de carreira interna (nº de treinos, etc.), a não conseguirem realizar as séries mais duras (é sofrendo nos treinos, que se fica adaptado para os momentos mais dificeis da competição), a negligenciarem o treino físico, a ficarem indiferentes aos conselhos técnicos e nutricionais, levando a que a sua evolução seja negativa. Durante as competições, um nadador não pode ficar indiferente ao que se passa, para além do seu momento de intervenção numa prova. É preciso estar com o grupo antres, durante e após a competição. Claro que não se pode comparar com o que se passa no escalão de top, onde os intervenientes da excelencia, têm um outro estatuto. O grande problema, é que estes jovens destas novas gerações, querem por um lado assumir posições de adultos e por outro lado, querem ser defendidos e protegidos como crianças.

4 comentários:

Anónimo disse...

Este post, foi certamente dos mais dificeis de publicar pelo STAFF, e será dos mais duros de ouvir pelos atletas.
Mas, meus filhos, quem vos fala assim é porque vos quer bem e na vida deve-se viver na verdade, por muito dura que seja de ouvir.
pensem nisso...

assinado: Pais dos atletas

Anónimo disse...

gostei muito deste post ... tal e qual como acontece nos dias de hoje infelizmente. Há que combater isso

Anónimo disse...

È assim no desporto, na escola e na própria VIDA...

Meninos, (alguns nem tanto)
Vale apena pensar nisso.

Anónimo disse...

Pelos comentários, percebe-se que são apenas adultos a falar destas questões.

Seria importante que nestes espaços também os visados (miúdos) pudessem partilhar os seus comentários para se perceber de que forma podem ser ajudados na procura do sucesso que todos ambicionamos.

Vale também a pena pensar nisso...