
Escrevo em nome pessoal, usando esta valiosa ferramenta que o clube possui para chegar a toda a família Fluvialista. O presente texto serve para marcar um ponto de viragem na minha vida, mas também serve para enaltecer tudo aquilo que o nosso Clube é e vale.
Findos 13 anos da minha vida como técnico ao serviço deste enorme clube e tantos outros como nadador, chega a hora da despedida. Propostas vindas de além-fronteiras obrigam a que a minha orientação passe por novos destinos. Mas mesmo tendo um futuro perante mim com diferentes horizontes, não queria permitir o início dessa nova etapa sem antes deixar um tributo a tudo e a todos os que fizeram parte desta enorme caminhada que trilhei até aqui. Conheci muitos nadadores e assisti ao seu crescimento pessoal e desportivo. Tive o privilégio de partilhar o cais de piscina com diversos colegas treinadores e com todos eles ri e aprendi, ajudei e fui ajudado. Mantive um estreito relacionamento com muitos pais e junto deles procurei contribuir para o alicerçar correto da vida dos seus. De todos vós guardo respeito, admiração e amizade.

Memórias... MUITAS! Guardo muito próximo de mim a subida dos rapazes à 1ª divisão de Clubes, a medalha do Henrique nos Campeonatos da Europa e a respetiva e emotiva receção que lhe proporcionamos no aeroporto, a participação do Adriano na maior prova desportiva do mundo e o título do nosso "Capitão" no Campeonato o Mundo de Masters. Mas também de coisas mais simples (ou nem tanto), como assistir ao crescimento de crianças. Vê-las suplantar os seus primeiros desafios para logo a seguir, num piscar de olhos, ver que elas já não são tão crianças assim, mas antes homens e mulheres. Nunca os esquecerei, a nenhum deles. Eles foram a minha vida e a minha vida foi deles.
A todos os que confiaram em mim e me ajudaram a ser quem sou, especialmente o nosso Técnico principal, António Paulo Vasconcelos, os meus sinceros agradecimentos.
De resto, a todos sem exceção envio os meus votos de felicidades e sucesso, lembrando que mesmo longe estarei perto e como referi, em jeito de assunto, a todos vocês que são Fluvial, manter-vos-ei no coração.
Até sempre!
Roberto Oliveira