quarta-feira, 12 de maio de 2010

Fábio enfrenta a realidade na Dinamarca

Está quase a meio este microciclo de treino do Fábio, no NTC, na Dinamarca. Todos os dias, 3h30 de treino de manhã, mais 3h30 de tarde. O grupo de elite, treina diariamente às 6h45, até às 10h15 e das 15h30 às 19h. Os mais jovens, por obrigações escolares, treinam de manhã ainda mais cedo, ou seja às 5h45. Ao final do dia, é costume, durante a semana, jantarem e dormirem bastante cedo, comparado com os países latinos. Utilizam no treino físico, uma diversidade de situações, como o uso do próprio corpo, bolas medicinais, bolas pilates, corrida e saltos nas escadas das bancadas, elásticos, terabandas e o famoso TRX (última novidade). Significativo, o exemplo seguido pelos clubes locais, que também aderiram a este tipo de treino funcional, com dezenas de miúdos, jovens e adolescentes, a darem um toque diferente ao cais e bancadas da piscina, num ritmo non-stop. Para quem em Portugal, tem a mania da qualidade da água das piscinas, aqui ninguém é obrigado a usar touca (já o mesmo acontece em Chalon, França). Este complexo de piscinas (50m, 25m e 16,66), é usado só para treino e público (pistas livres). Resta acrescentar, que o meu amigo DTN deste país, Paulus Wildeboer, bem como a sua família, nos tem tratado muito bem, dando ainda autênticas lições de treino.

4 comentários:

Anónimo disse...

NUNCA É TARDE PARA APREENDER!!!
BONS TREINOS!!!

Amílcar disse...

prof. António Vasconcelos, o treino físico diversificado, como sabes não é nenhuma novidade, é preciso implementar e torná-lo tão necessário como o treino de água, especialmente nos escalões mais novos.(as piscinas de Vila do COnde, quando o clima permite, tem um excelente relvado para o realizar). Os nórdicos de certeza que não desperdiçavam o clima e o espaço.
Quanto às toucas, estamos em sintonia.

Anónimo disse...

O que é o trx?

Anónimo disse...

Caro Prof. Amilcar, O Professor Antonio Paulo Vasconcelos de certeza que já pensou em implementar isso,mas os atletas apresentam-se com várias condicionantes ao treinador, não podem comparecer no treino porque têm aulas,não podem ficar depois do treino porque tem de ir fazer os trabalhos de casa para a escola....
Como diz o outro:
poder podia mas não era a mesma coisa :))
Abraço