domingo, 28 de fevereiro de 2010

Cidade Vila do Conde:prova superada pelo CFV

As adversas condições climáticas durante o decorrer do Torneio Cidade Vila do Conde, não foram suficientes, para tirar o brilho e a expectativa daquilo que se passou dentro e fora da água. Estiveram presentes, 17 clubes, com cerca de 200 nadadores em competição, tendo o Clube Fluvial Vilacondense, estado representado por 65 dos seus 155 nadadores federados nesta época. O CFV teve 3 nadadores vitoriosos, nas técnicas de Livres (Claudia Monteiro), Mariposa (Fábio Pereira) e Bruços (Henrique Neiva). Mário Rodrigues (Livres) e Olaf Wildeboer (Costas), foram segundos no pódio e Soraia Ribeiro, em Mariposa foi terceira. Colectivamente o FCP foi o vencedor absoluto (30 pontos Fem e 24 Masc), com o CFV em 2º (26 pontos Masc e 14 Fem) e o SCB em 3º, com 7 pontos. De referir, que em Masculinos, o CFV foi o clube que mais pontos conquistou, demonstrando uma vez mais a sua força colectiva. De resto, os nadadores vilacondenses, derrubaram mais 45 recordes pessoais. A autarquia esteve representada, na cerimónia de entrega de prémios, pelo Sr. Vereador do Pelouro do Desporto, Dr. José Aurélio. Pelo lado do CFV, estiveram presentes, o Sr. Presidente, Dr. Saraiva Dias e o Vice-Presidente, Prof. Dr. João Lima. Alguns dos sponsors da secção de natação, estiveram igualmente presentes na cerimónia final.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Sábado, todos ao Torneio CFV

É já neste Sábado, pelas 15h45, que se realiza mais uma edição (16ª), do Torneio Internacional Cidade Vila do Conde, com o apoio da Camara Municipal de Vila do Conde, comemorando a elevação a cidade. Estarão presentes 17 clubes (16 nacionais e o C N M Ferrol de Galiza, Espanha) e mais de 200 nadadores, sendo que cerca de 1/3, são vilacondenses absolutos (Juvenis, Juniores e Seniores). Serão premiados os 3 primeiros nadadores de cada técnica, no somatório dos tempos das distâncias de 50 e 100 metros. Igualmente serão premiadas (troféus genuinos de "Teresa Arte"), as 3 primeiras equipas da classificação colectiva final. Finalmente, haverá prémios especiais, para os nadadores que consigam bater os recordes das 4 técnicas deste meeting. Uma referência ainda, para o facto dos tempos obtidos nesta competição, permitirem ser considerados ainda, para efeitos de inscrição nos campeonatos nacionais (Juvenis-Juniores-seniores). Espera-se "casa cheia" e muita animação, sendo a expectativa elevada, apresentando-se o CFV, com muita determinação e na sua máxima força, factores que contribuem para aquilo que se espera como um bom espectáculo e divulgação da modalidade e da nossa cidade. Resultados em directo

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A saga dos fatos continua!

Segundo apuramos nalguma imprensa desportiva internacional, as 2 últimas marcas (Jaked e Diana) a verem os seus fatos aprovados pela FINA, possuem algum material em poliuretano, se bem que no interior dos mesmos e sob uma forma não contínua, ou seja, sem ser em placas. Parece que aproveitaram um "buraco" da lei recentemente aprovada, pelo orgão máximo da natação. Deste modo, prevê-se uma procura enorme a estas duas marcas, sobretudo à Jaked, que tanto facturou no ano de 2009. Por outro lado, o modelo Speedo, fabricado na Austrália, não foi aprovado pela Fina. Finalmente nos EUA, os Masters, parece que têm autorização para usar os modelos anteriores, até Junho. Assim vai a "novela" dos fatos de banho!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Report C. Reg Juvenis: 17 Pódios (2 Títulos)

Terminou agora ao final da tarde, em Braga, o Campeonato Regional de Juvenis da ANNP, competição onde o CFV, esteve representado por 17 nadadores, tendo 94% do grupo, batido recordes pessoais, num total de 60 melhores marcas pessoais. Destaque para os 17 pódios alcançados, por 10 nadadores (mais de metade da equipa), nomeadamente, os títulos de campeão regional por Mário Azevedo nos 200B e Ana Gomes nos 100L; seguiram-se 7 segundos lugares (Mário Azevedo 100B, Carlos Cabral 100C, Neuza Santos 200C e 100B, Ana Gomes 400L e 100M e estafeta 4x200L M94) e finalmente 8 vezes no terceiro lugar do pódio (Carlos Cabral 1500L, Miguel Costa 200C, Ana Gomes 400E, João Costa 100 e 200M, estafeta 4x100L e 4x200L M95 e estafeta 4x100E M94). Individualmente, Ana Gomes, conquistou 4 medalhas. Significativo o facto de Neuza Santos, ter alcançado aqui, 2 tac´s para os campeonatos nacionais, bem como Orlando Morim ter obtido mais 2 tac´s. Neste momento, o CFV apresenta-se com 8 nadadores em condições de participação individual nos campeonatos nacionais em Rio Maior, faltando ainda o Torneio Internacional Cidade de Vila do Conde no próximo Sábado, como última prova de apuramento.

Satisfação plena na 1ª concentração Master Cfv

Realizou-se ontem no Pólo 2 das Piscinas Municipais, Mindelo, Vila do Conde, a 1ª concentração Master,organizado pela Natação do C F Vilacondense, com a presença de 34 participantes, representando o Norte, Centro e Sul do país; estiveram nadadores Masters (CFV, EDV, CG, GCF, CFP, entre outros), tendo participado ainda professores de EF e Desporto (natação). De realçar a presença de vários campeões e recordistas nacionais, bem como do campeão mundial (Pedro Silva – CFV) e da Recordista Europeia (Ana Paula Grilo). Principais objectivos da acção: a) proporcionar a realização de um treino em conjunto / concentração de Masters de vários pontos do país; b) incentivar a prática de natação Master, a novos elementos; c) proporcionar a passagem (prática), pelas diferentes zonas de intensidade, através de diferentes tarefas de treino, bem como pelas restantes componentes do processo de treino, nomeadamente do domínio técnico (partidas, chegadas, viragens, rendições, uso de meios auxiliares de treino e exercícios para as 4 técnicas de nado); d) abordagem ao planeamento do treino em seco e na água (qualidades a trabalhar, num macro, meso, micro e unidade de treino). Após a parte teórica (30 minutos), deu-se seguimento à parte prática (90 minutos), que foi divida em 2 grupo de participantes, tendo cada um dos grupos, passado pelas “2 estações” (uma mais do foro técnico e outra mais do foro condicional), com 45 minutos de vivência em cada uma delas. O grupo presente, demonstrou sempre uma total colaboração, participação e empenho nas tarefas propostas, com uma atitude assinalável, mesmo nas situações de maior dificuldade. Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Vila do Conde, pela cedência das instalações, para o desenvolvimento desta acção, contribuindo assim, decisivamente para o sucesso da realização deste evento.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Resultados esperançosos rolam nos juvenis

Passado mais de metade do campeonato regional de juvenis (faltam 2 sessões amanhã), os nadadores vilacondenses, deram até ao momento, uma imagem de progressão assinalável, tendo registado já, 38 recordes pessoais e 9 pódios, através de 1 título (Ana Gomes), 3x2º, 5x3º. Destaque ainda para os nadadores que conseguiram tac´s para os campeonatos nacionais (Neuza 200B, Ana 400E e Orlando 400L). Para além destes registos, assinale-se o espírito de equipa vivido pelos nossos nadadores, durante as várias provas, bem como a atitude demonstrada, na procura dos melhores resultados. Esperemos pelo final do campeonato, para realizar um report mais completo.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Campeonatos Regionais de Infantis - Report

Neste fim-de-semana de Carnaval, decorreu o Campeonato Regional de Infantis, em Paços de Ferreira. O balanço geral é positivo. Contudo, fruto de alguma inexperiência e ansiedade dos nossos nadadores, alguns resultados poderiam ter sido mais positivos, com mais nadadores a obter TACs de participação no Torneio Zonal de Infantis.
Assim, é de destacar a obtenção de 91 recordes pessoais, 8 pódios e vários TACs para o Torneio Zonal, que se irá realizar nos dias 5, 6 e 7 de Março, em Ponte da Barca. Para esta competição estão seleccionados os seguintes nadadores: Paulo Silva, Nuno Santos, João Vilela, Carlos Pais, Ruben Morim, Rui Cabral, Filipe Ramos, João Fernandes, João Leitão, Ana Rosa Arteiro, Beatriz Vasconcelos, Ana Rita Graça, Beatriz Ribeiro, Cláudia Ribeiro. Continuação de boas braçadas! Mais informações em:
http://www.annp.pt/provas0910/crinfpc/

Alguns dados desportivos do 1º macro em PC

Terminado o 1º macrociclo (OUT a JAN), fortemente caracterizado por competições em piscina curta (25), algumas notas de relevo, ressaltam da actuação dos nadadores CFV absolutos: (i) 382 Recordes Pessoais; (ii) 42 recordes Absolutos do CFV; (iii) 2 Títulos de Campeão Nacional Absoluto; (iv) 5 Nadadores em Selecções Nacionais; (v) 6 Recordes Nacionais. Neste balanço, não constam os resultados do Meet da PV, o qual embora traduzindo outras situações significativas, passarão a constar no 2º macrociclo (FEV a ABR). Espera-se resposta idêntica, durante esta 2ª etapa da época, traduzida agora, por grande parte das competições em PL (50), concretamente os campeonatos regionais, os campeonatos nacionais de JUV, os MultiNations (Juv e Jun), os campeonatos nacionais de Jun e Sen, o Meeting CNAC e o Open de Fança.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Juvenis em Braga com "olho" nos Nacionais

Tem lugar neste fim-de-semana (19 a 21/2), nas piscinas da Rodovia em Braga, o Campeonato Regional de Juvenis (M94/95 e F96), organizado em conjunto entre a ANNP e a ANM. Estarão presentes 17 nadadores CFV (6M94, 7M95 e 4F96), tentando ainda alcançar tac´s de acesso aos campeonatos nacionais, embora alguns já estejam garantidos (última tentativa no torneio do CFV em absolutos a 27/2). São 5 sessões (2 duplas no SAB e DOM), estando alguns nadadores do CFV, bem posicionados na entry-list, esperando-se boas classificações e sobretudo bons resultados finais, dado estarmos perto do final do 1º macro, podendo-se fazer então um balanço mais concreto, após os nacionais. Saídas SEX: 15h45 (carrinha CFV + 1 carro familiar), com T-Shirt Branca CA; SAB: 7h15, com T-Shirt Amarela Katyjo e DOM: 7h15, com Polo Mirror. Nadadores que só nadam de tarde (SAB ou DOM), poderão estar nas piscinas de Braga, pelas 14h20m.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ana Gomes no 1º estágio nacional Juvenil Fpn

A nadadora Juvenil do CFV, Ana Gomes, foi convocada para o estágio nacional Pré-Junior, em Rio Maior de 15 a 18 deste mês, face aos resultados alcançados no Meet da PV. Terá 4 dias de treino (água e seco), com um programa completo e intenso, no plano socio-desportivo. Estreia-se assim na selecção nacional, estando enquadrada no lote dos melhores Juvenis nacionais, esperando que seja um 1º momento, de muitos a este nível. Nos próximos campeonatos nacionais (Rio Maior de 12 a 14 Março), tentará alcançar um lugar na competição internacional mais importante para este grupo (MultiNation), que este ano será em Coimbra, 15 dias depois dos campeonatos nacionais. Parabéns Ana e bom estágio de Carnaval.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Avaliação Competitiva

Para se efectuar uma avaliação competitiva, sob uma forma idónea e conhecedora de todas as variáveis presentes num situação agonística, tomemos como exemplo o Meet da Póvoa. Esta 1ª avaliação para grande parte do grupo (Ricardo e Diana já tiveram em Janeiro, tendo agora a Diana melhorado substancialmente), tem de ser vista dentro de um contexto, que é o facto da transição de p25 para p50; depois porque ainda é numa altura muito complicada de exames para os universitários, que sendo 50% do grupo que esteve em competição, condicionou toda a sua preparação em Janeiro, tendo inclusive vindo de um mês de Dezembro, com muitas paragens pelas Festas e pelo tapper dos CMPC e CNC; também ainda, pelo facto de se estar a iniciar um novo ciclo de treino, portanto em carga, com uma dominante de trabalho volumoso (de base para o resto deste macro); por outro lado, devemos contar ainda, com o uso de fatos de banho "à moda antiga", com os masculinos quase sem tecido nenhum (parecendo que estão nus quando sobem para o bloco), sendo que são os mais velhos (abs), quem sentem as maiores diferenças (ora porque usaram mais as "borrachas", ora porque possuem tempos absolutos de mais valia, os quais não se melhoram prova a prova); finalmente, pelo facto desta piscina e o formato da competição não serem de forma alguma atractivos para a obtenção de resultados de relevo. Postas todas estas condicionantes, há que dar mérito, efectivamente a quem "deu o salto". Ana Gomes: 8 RP (grande afirmação Juvenil) e vai à SN; Claudia: 3 RP , 3 RAbsCFV (1 deles com 13 anos) , 2 Pódios e a 0,2" do Estatuto; Cassandra: 6 RP (11" aos 400L); Diana: 4 RP, 1 RAbsCFV, 1 Estatuto AC e a menos de 1" do mínimo CEJ a 200M e 400E); Catarina: 4 RP, 1 RAbsCFV, 1 Estatuto AC e 1 Pódio; Miguel Costa 2 RP; Diogo 3 RP, Marcelo 2 RP, Fábio 1 Pódio e a Estafeta Fem 4x100L, 1 RAbsCFV (com 1 Juv, 1 Jun e 2 Sen, fizeram 1 prova fantástica). Assim, já dará para se entender mais o que foi a dinâmica do grupo nesta competição. Alguma equipa teve 6 Recordes Absolutos do seu clube? Quantos fizeram já aqui Estatuto de AC? Entre 63 equipas, com 60 inscrições (contrapondo com outras com 117), 21 nadadores (outras com mais de 30), ficar em 4º lugar (2ª melhor equipa, dado 2 conjuntos, serem selecções regional e nacional), não será um resultado brilhante? Mesmo com alguns resultados menos positivos, quer pelos factores acima explorados, quer em alguns casos por atitude menos elevada, no momento próprio, temos de considerar como um teste bastante positivo, conclusivo e elucidativo da valia nesta altura, tendo obrigatoriamente de se registar a excelente evolução das nossas meninas. Finalmente, nos parece, que o sector feminino, ficará menos prejudicado que o masculino, quanto ao uso desta nova regra dos fatos, dado terem mais massa corporal envolta por tecido, ajudando de alguma forma o seu rendimento. E viu-se claramente nos milhares de registos nesta competição. Parabéns a todos e venha a próxima "batalha", pois avaliar... não sendo em competição, não é a mesma coisa.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

1ª Braçada em Recarei

No domingo passado, a nossa equipa da pré-competição, bem como os nossos nadadores mais jovens do grupo de cadetes, participaram na "1ª Braçada" nas piscinas de Recarei. Com muitas estreias em momentos deste género, julgamos que este modelo de provas serve totalmente os interesses, quer de miúdos, quer dos seus clubes. Cada um teve oportunidade de enfrentar um desafio à sua medida, tendo o saldo sido bastante positivo. Notamos muita rebeldia, irrequietude, mas também espírito combativo e vontade de fazer bem.
Atletas e pais estão todos de parabéns pelo enorme colorido que emprestaram à piscina.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Report 2ª jornada Meet PV

Terminou o Meeting da Póvoa, tendo o CFV consolidado o 4º lugar, entre 63 equipas presentes, numa maratona de 11h de piscina, quer no Sábado, quer no Domingo. A competição só ficaria a ganhar, se tivesse um programa menos extenso de séries, nas eliminatórias. Nesta jornada, mais 9 Finais A e 5 B (totalizando 33). Mais 12 recordes pessoais, totalizando 32, entre 21 nadadores presentes. Mais 3 recordes absolutos do clube (Claudia Monteiro, 50L e 50C e Estafeta Feminina 4x100L, com Cassandra, Diana, Ana e Claudia), passando a vigorar na tabela CFV p50, 6 novas marcas. E um pódio, através de Claudia Monteiro nos 50L, totalizando 4 pódios. A equipa Feminina, "marcou muitos pontos", tendo saído reforçada, com as promessas Cassandra e Ana, aliando a qualidade crescente da Claudia, Catarina e Diana, conferindo a este género a totalidade de recordes CFV estabelecidos. A partir daqui, resta continuar a trabalhar sob uma forma sistemática, no sentido de procurarem garantir um lugar para os Campeonatos Nacionais da Primavera (Rio Maior JUV e Coimbra JUN/SEN). Parabéns a todo o grupo presente.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Report 1ª jornada Meet PV

Terminada a 1ª jornada do Meet da PV, a equipa do CFV, encontra-se na 4ª posição colectiva, sendo o 2º clube, dado estarem à sua frente 2 selecções estrangeiras (regional de Itália e nacional de Israel). O balanço desta etapa, foi bastante positivo, dado terem alcançado 19 finais (9 A e 10 B), 20 recordes pessoais, 3 recordes absolutos CFV (Claudia Monteiro 100L, Diana Rocha 400E e Ana Monteiro 200M) e 3 pódios (Fábio Pereira 2º 100M, Claudia Monteiro 3ª 100L e Ana Monteiro 3ª 200M). Importante também os 2 estatutos de Alto Rendimento alcançados, por Ana Monteiro e Diana Rocha e a boa situação em que se encontra Ana Gomes para poder ser seleccionada para o estágio nacional Juvenil. Confirmamos assim, excelentes prestações de alguns nadadores (sobretudo no sector feminino), o aparecimento de outros valores mais jovens e as dificuldades de imposição por parte de outros, denotando falta de trabalho, quantitativo e qualitativo, após os CNC, neste 2º macrociclo.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Câmara de Chamada do Meet PV 2010

Esta competição que terá o seu início amanhã, terá 2 baixas de última hora na equipa CFV. De facto estavam 23 nadadores à partida em condições de realizarem as melhores prestações. Contudo André Garcia teve durante a semana problemas nos ouvidos (2 otites), impedindo-o de nadar até à próxima semana. A 2ª baixa, deu-se hoje com o capitão Henrique Neiva, dado não ter recuperado completamente de um problema de saúde recente, o qual aguardavamos com muita ansiedade, que pudesse dar o seu contributo à equipa. Infelizmente, tal não aconteceu e terá de dar o seu apoio, apenas no cais da competição. De referir, que este nadador, a par do Fábio Pereira, foram os melhores nadadores do CFV, na versão do Meet do ano passado, dado terem vencido respectivamente os 200B e os 400L (contrariamente a uma informação veiculada incorrectamente na Folha Municipal - PV). De qualquer forma, o CFV, irá ter prestações dignificantes e de mérito, face ao valor dos restantes elementos inscritos, contribuindo assim para um colectivo, que se espera venha a ficar bem colocado .

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Meet PV: 1º Teste em P50 para 22 do Grupo CFV

O CFV irá estar representado no Meeting da Póvoa de Varzim, por um grupo de 22 nadadores absolutos, neste fim-de-semana. A competição, será a 1ª a nível nacional desta época em p50, com a presença de mais de 400 nadadores de 63 clubes de 6 países. Será ainda um momento de controlo/preparação para os mais velhos e de selecção para um estágio nacional pré-junior, tendo em conta o período da época e o facto da renovação dos famosos fatos de banho. Haverá eliminatórias da parte da manhã e respectivas finais A e B, da parte da tarde. Concentração: 7h45 (SAB e DOM) para as eliminatórias e 15h (SAB e DOM), para quem participe nas finais. Equipamento: Sábado: T-Shirt Amarela (KATIJO) e Domingo: Polo Mirror.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Cadetes em bom nível em Vila Meã

No passado fim de semana, os nossos Cadetes experimentaram mais umas braçadas, desta feita, na piscina de Vila Meã. Podemos observar prestações muito interessantes em praticamente todos os nossos nadadores. A evolução foi francamente positiva, tendo-se registado 34 novos recordes pessoais e 1 novo recorde de cadetes pelo nadador João Gondar. Mas não foram só coisas boas que se viram nesta prova. Sabemos que o erro é próprio destas idades, e sabemos que a construção de um nadador se faz passo a passo. No entanto, no decorrer das estafetas, observamos alguns erros desnecessários (porque são diariamente alvo de atenção) que foram exemplarmente punidos com a respectiva desqualificação. Sentimos que o que os separa de uma maior perfeição baseia-se, apenas, numa maior concentração na tarefa. Terminamos, dando o devido destaque ao nadador João Gondar, pelo caminho extremamente positivo que tem traçado, vendo-se agora premiado com 1 recorde de Cadetes.
Muitos Parabéns