domingo, 31 de outubro de 2010

I Torneio Interno

O I Torneio Interno da Pré-Competição realizou-se dia 30 de Outubro nas Piscinas Municipais de Vila do Conde, com a participação especial do Grupo de Cadetes. Neste Torneio os nadadores da Pré-Competição nadaram 100 Livres e 50 Costas, os Cadetes B 50 Mariposa/Livres e 50 Costas/Bruços e os Cadetes A 100 Mariposa/Livres e 100 Costas/Bruços. Os objectivos deste torneio, que se prendiam com a avaliação do trabalho feito durante este primeiro mês de água e com a preparação para as provas oficiais, foram completamente cumpridos.
À semelhança de edições anteriores os colegas mais velhos assumiram a arbitragem e os pais compareceram em peso para apoiar os nadadores mais jovens do CFV.
Devemos destacar mais uma vez o apoio da Padaria Eusébio que, gentilmente, ofereceu o lanche a todos os participantes.

Alterações significativas no Troféu Evolução

Aí está a resposta dos JUNI-SENI nos Troféus Recordes Pessoais e Evolução. Nesta jornada do T. Preparação para os mais velhos, alterações significativas foram dadas. Assim, no Troféu Recordes Pessoais. Paulo Silva mantém o comando (7), seguido de Pedro Bessa (6) e de Ana Monteiro e João Costa (5). Já no Troféu Evolução, a liderança vai para Rita Laezza (955 p), seguida de Ana Monteiro (794) e de Ana Raquel Silva (552). Em Novembro, os nadadores absolutos, estarão envolvidos durante as 4 semanas deste mês.

sábado, 30 de outubro de 2010

JUNI & SENI: T. Prep. com Objectivos Cumpridos

O CFV continua com um excelente desempenho neste início de época. Após os brilhantes resultados dos Juvenis na semana passada, sobretudo devido à sua notória evolução, desta vez, foram os Juniores e Seniores a darem "um ar da sua graça", alcançando numa só jornada 24 recordes pessoais e vários tacs para os Campeonatos Nacionais. Destaque ainda para os pódios de Ana Teixeira 3ª 400E JUN; Ana Gomes 3ª 200B JUN; Ana Monteiro 2ª 400E SEN; Rui Maia 2º 200M JUN; Fábio Pereira 2º 200 COS SEN e 1º 200M SEN. O grupo presente funcionou como um todo, com uma atitude e entrega assinaláveis e com uma nítida subida de rendimento ao longo deste 1º mês de actividade, sem terem "levantado o pedal" ao nível da carga de treino.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

26 JUNI & SENI Sábado na Preparação em Paços

O grupo CFV de Juniores e Seniores, estará presente no Torneio de Preparação da ANNP, no dia 30 deste mês em Paços de Ferreira. Serão 26 os nadadores vilacondenses, presentes nessa sessão, onde os masculinos nadarão os 200M e 200C e as femininas, os 400E e os 200B. Saída pelas 13h, com T-Shirt Mirror (laranja). Os resultados em directo, poderão ser consultados neste link: http://www.annp.pt/provas1011/04/

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Capitães Natação CFV 201011

Após cerca de 1 mês do início de actividade do grupo vilacondense, deu-se lugar à eleição do capitão e capitã da equipa CFV. Após o escrutínio dos votos dos nadadores absolutos, os resultados mais significativos foram: Capitão Masculino: Henrique Neiva; Vice-Capitão Masculino: Fábio Pereira; Capitã Feminina Ana Catarina Monteiro; Vice-Capitã Feminina: Claudia Monteiro. Parabéns a todos e boa época.

Tiago Campos na Prova de Nadadores Salvadores

O nadador CFV Tiago Campos, participou neste fim-de-semana passado em Coruche, no Congresso Nacional de Nadadores Salvadores, onde decorreu ainda o Torneio Nacional de Nadadores Salvadores. Tiago foi 2º classificado nos 200m aquáticos com obstáculos, prova na qual, Vasco Lopes ex- CFV, foi o campeão.

Diana de Prata no Meeting Internacional Paralímpico no RJ

Diana regressou ontem do Rio de Janeiro onde participou no Meeting Internacional Paraolimpico Lotarias Caixa. Este meeting destaca-se por ser bastante competitivo, uma vez que conta com a presença de muitos dos melhores nadadores do Mundo. Portanto, o convite do Comité Paraolímpico Brasileiro foi recebido com enorme orgulho por parte da nadadora vilacondense e da sua treinadora. A Diana nadou os 50 L (6º) e os 100 B (2º), estes resultados foram positivos, uma vez que a nadadora só retomou os treinos há três semanas, após umas férias merecidas depois do Campeonato do Mundo. A selecção nacional de natação adaptada foi representada por Mariette Matias (Coordenadora Técnica Nacional), Catarina Figueiredo (Técnica), David Grachat (2 ouros), Diana Guimarães (1 prata), Emanuel Gonçalves e Simone Fragoso (2 pratas).

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Fábio Pereira atinge degrau académico

Fábio Pereira, nadador vilacondense há mais de uma década, terminou a licenciatura em Ciências do Desporto, pela Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). Como metas a curto e médio prazo, terá pela frente uma exigente preparação desportiva, tentando uma participação olímpica em Londres 2012. Para tal, vai dedicar-se exclusivamente ao treino de natação, para além de prestar apoio técnico ao grupo principal, como meio de melhor enquadramento teórico-prático nesta modalidade. Como objectivos a médio e longo-prazo, irá dedicar-se à obtenção de um Mestrado ligado à sua área e enraizar-se mais profundamente no quadro técnico do CFV.

domingo, 24 de outubro de 2010

Juvenis ao ataque dos Troféus Rec Pes e Evolução

Após a 2ª prova da natação absoluta vilacondense, os Juvenis prometem este ano atacar a liderança dos troféus recordes pessoais e evolução. Neste momento, no troféu recordes pessoais, lidera o Paulo Silva com 7, seguido do Pedro Bessa com 6 e do João Marafona com 5. Quanto ao troféu evolução, segue em 1º, o João Marafona (309p), seguido pela Filipa Macedo (305) e pelo Pedro Pereira (250). No próximo Sábado, será a vez dos JUN/SEN, mostrarem o que estão a valer.

sábado, 23 de outubro de 2010

Juvenis no T. Preparação: Evolução digna de registo

Os Juvenis vilacondenses estiveram à altura, no Torneio de Preparação para o seu escalão, que decorreu hoje em Recarei, Paredes. De facto, os 10 nadadores vilacondenses, alcançaram 26 recordes pessoais apenas numa jornada. Paulo Silva (96) venceu os 200M. João Costa (95) venceu os 200M e ficou em 3º nos 1500L. Mário Carvalho (95) foi 2º nos 200M. João Costa e João Marafona, alcançaram tac´s nos 1500L para os Campeonatos Nacionais. Todo este grupo deu um enorme salto, quer qualitativo (marcas), quer quantitativo (posições), fruto do trabalho diário que têm realizado, demonstrando um enorme querer em crescer e a aparecer, tendo adquirido na sua globalidade um espírito de conquista e uma maior auto-confiança. Contudo há que continuar a trabalhar, pois ainda há muito a alcançar. (Na foto: João Costa, José Oliveira, Pedro Bessa, Orlando Morim, Ana Arteiro, Mário Carvalho, Carlos Pais, João Marafona, Paulo Silva e João Vilela)

Estrela USA morre na Taça do Mundo de AA

Os Estados Unidos estavam a dar a volta ao seu trabalho de fundo em Águas Abertas, através da aposta num programa a longo prazo, o qual, apesar de objectivar os JO2012, ao nível do que costumam fazer em piscina, estavam já no momento actual, a colher os seus frutos. Um dos seus mais esperançosos elementos, Francis Crippen (estava em 2º na Taça do Mundo de AA), morreu hoje, precisamente na última prova desta competição FINA. O acidente ocorreu nos Emiratos Árabes Unidos, com uma temperatura de água altíssima para um esforço de 10km (32º), quando se encontrava no último terço da prova e estando no grupo da frente. De repente não deram mais por ele e outros atletas ao terminarem a sua prova foram internados no hospital local. Mais uma vez os aspectos de segurança durante uma competição, nunca devem ser desvalorizados, mesmo estando na presença dos melhores atletas mundiais. Esta notícia recém chegada, carece ainda de maior fundamentação, quanto à causa deste trágico acidente. Por outro lado, ontem, numa das praias da Califórnia (USA), um jovem surfista morreu, devido ao ataque de um tubarão.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Troféus Recordes Pessoais e Evolução

Pedro Bessa (95) e Paulo Silva (96) lideram o troféu recordes pessoais, seguidos de Miguel Soares com 2, em Absolutos. Já no troféu evolução, a liderança vai para Filipa Macedo (305 p), seguida de Pedro Pereira (250 p) e Mário Carvalho e Ana Raquel Silva com 150 pontos. Neste fim-de-semana, os Juvenis terão uma "cartada" para apresentar.

Mark Spitz 7 Medalhas de Ouro nuns JO

Pois bem! Lembram-se do recorde que M. Phelps andava obcecado para tentar bater nos JO Pequim 2008 e que face à sua capacidade invulgar a todos os níveis, logrou alcançar? Era precisamente o recorde de 7 medalhas de ouro alcançadas nuns JO. Esse feito pertenceu desde 1976 até 2008, ao mítico nadador Mark Spitz (nascido em 1956 - USA), o qual se formou em Medicina dentária, vivendo dessa profissão e de conferências (sucesso no desporto, sucesso na vida), ao longo destes anos todos. Em sua honra o post actual, com fotos na altura e actualmente.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

T. Preparação Juvenis da ANNP

Neste próximo Sábado dia 23, decorrerá pelas 15h30 nas piscinas de Recarei-Paredes, o Torneio de Preparação para Juvenis. Dos 13 nadadores CFV inicialmente inscritos, apenas 10 estarão presentes, devido a baixas forçadas durante esta semana. A dúvida residia no sector masculino, relativamente a quem entraria na prova de 1500 livres, devido à limitação do número de séries (3 séries, ou seja, 24 nadadores). Nesta prova, nadarão pelo CFV, o João Marafona, Orlando Morim, Mário Carvalho (última série), João Costa (2ª série) e Paulo Silva (1ª série). Saída pelas 13h no Tribunal de Vila do Conde (T-Shirt Mirror, Laranja). Boas provas e muitos recordes pessoais.

Grupo do Training Camp CFV 0910

Grande Training Camp o deste último Verão 2010. Com um formato diferente (2 dias completos), a adesão foi enorme. Foi de facto vivido num ambiente fantástico, de alegria, espírito de grupo, camaradagem e de aprendizagem socio-desportiva. Ficará de certeza marcado na vida de cada um, como um factor de consolidação para o sucesso. Alguns passaram a JUV e outros a INF, tendo ainda algumas caras repetidas do ano anterior. Quem deste grupo estará no do próximo ano, pois temos a certeza que muitos novos elementos se vão juntar no do Verão 2011.

Tens ou não Fair-Play?

Aqui vai a tabela de pontuação do Teste Fair-Play. Caso tenhas experimentado responder às questões do Teste e somado o total das 10 questões, verifica se os teus comportamentos / atitudes num jogo/competição, se enquadram ou não neste espírito desportivo. Assim, para um total de menos de 13 pontos, revelas um grande Fair-Play. Para um total entre 14 e 16 pontos, poderás melhorar, revelando algum Fair-Play. Mas no caso de teres mais de 17 pontos, atenção, tens que melhorar a tua atitude e aprender o que é o Fair Play.

Grupo do Training Camp CFV 0809

Aí está mais uma lembrança da edição do Training Camp CFV do Verão 2008/09, um ano após o publicado 2 dias atrás. Novas caras nesta edição, apesar de alguns terem repetido esta agradável experiência nos vários dias ligados à natação vilacondense. Passado um ano, novos e enormes saltos deram estes nadadores.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Testa o teu Fair-Play

Todos conhecem o significado do Fair-Flay, bem como a sua importância no contexto actual do desporto na sociedade moderna. Contudo, apesar de apelarmos à sua plena prática, no momento da verdade, na hora da disputa, "no calor" do jogo, aí é que se vê quem tem esse espírito desportivo, ou por outro lado, quem terá de aprender melhor o seu significado. Testa neste pequeno questionário os teus comportamentos, atribuíndo 1 ponto ao "Nunca", 2 pontos a "Algumas Vezes" e 3 pontos a "Muitas Vezes". Soma os pontos e o resultado final poderás consultar num outro post seguinte.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Grupo do Training Camp CFV 0708

Lembram-se do Training Camp de Verão da Natação CFV em 2007/08? Pois bem, aí estão eles naquela altura, após mais uma sessão diária. Agora alguns até já são juniores, outros juvenis e outros infantis. Com muitos recordes pessoais ao longo destes tempos e não só, tendo mesmo atingido níveis interessantes de rendimento desportivo. Alguns deles repetiram no ano seguinte.

domingo, 17 de outubro de 2010

Jantar de "Caloiros" CFV 201011

O jantar CFV em honra aos Caloiros do Grupo Absolutos, decorreu este Sábado em Vila do Conde, num ambiente recheado de alegria, companheirismo, boa disposição e integração plena. De facto, os 6 caloiros (Paulo Silva 96, Nuno Santos 96, João Vilela 96, Carlos Pais 96, Ana Arteiro 97, todos ex-INF CFV e ainda Pedro Bessa 95 ex-FCP), demonstraram uma atitude e interacção irrepreensíveis, para com todo o grupo vilacondense presente neste evento. Podemos dizer que "entraram em grande" quer desportivamente, quer socialmente. Parabéns a todos eles e excelente época.

Prova de Preparação - Infantis

Foi bastante positiva a participação dos Infantis do CFV na Prova de Preparação de Infantis, que decorreu nas renovadas piscinas do Clube Fluvial Portuense. Foram estabelecidos 35 recordes pessoais pelos 13 nadadores presentes, sendo de destacar a obtenção de TAC para os Campeonatos Nacionais por parte da Beatriz Vasconcelos (1º lugar nos 200 Estilos) e para o Torneio Zonal por parte do João Gondar (3º lugar aos 200 Costas). É ainda de realçar o 3º lugar das Infantis A na estafeta 4x200 Livres (Beatriz Vasconcelos, Cláudia Ribeiro, Beatriz Ribeiro e Ana Rita Graça) e do forte espírito de grupo que se sentiu entre todos os presentes. Parabéns a todos e continuem a trabalhar como até aqui.

sábado, 16 de outubro de 2010

Infantis estreiam provas nas piscinas do CFP

Os nadadores Infantis vilacondenses, estão no dia de hoje a competir no Torneio de Preparação da Annp, nas piscinas do Clube Fluvial Portuense. De resto, é a primeira competição oficial neste complexo de piscinas após a sua grande reestruturação, sendo ainda palco do Campeonato Nacional de Clubes da 1ª e 2ª divisão no próximo mês de Dezembro. Os INF vilacondenses, já tinham realizado provas oficiais esta época, durante o Trial Meeting em Vila do Conde, no Domingo passado, onde alcançaram 11 recordes pessoais.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Catarina Monteiro na Selecção Nacional

Ana Catarina Monteiro, vai estar presente no estágio da Selecção Nacional Senior Jovem de 22 a 24 deste mês no Complexo Olímpico de Rio Maior. A nadadora vilacondense Campeã Nacional Absoluta de Portugal dos 200M 2010, vê assim uma vez mais reconhecido o seu valor. Desejamos um óptimo período de estágio.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Processo filiação CFV quase concluído

Decorreu neste passado Domingo (de manhã e de tarde) mais uma jornada com exames médicos, destinados sobretudo aos Cadetes e Pré. Contamos ter sido possível que todo este grupo tenha realizado o respectivo exame. Relembramos que só poderão ser validadas inscrições em competições, aqueles que tenham em ordem, o seu processo de filiação, nomeadamente: exame médico, seguro desportivo, ficha assinada de filiação ao CFV, declaração de autorização dos pais (com cópia do BI) e foto, apenas para os de 1ª inscrição. Agradecemos a colaboração de todos neste processo administrativo (pais, nadadores, funcionária CFV e técnicos de cada grupo de treino).

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Trial: taco a taco até às estafetas finais

63 nadadores vilacondenses (12 Inf) estiveram envolvidos no Trial Meeting entre CFV/LSC/GDNF na tarde de ontem, em Vila do Conde, numa competição ganha felo Famalicão, na qual a disputa pela vitória final com o CFV, esteve indefinida, até às estafetas do final do programa. Os vilacondenses estiveram muito bem, após este 1º mês de actividade, tendo obtido 31 Recordes Pessoais (11 Inf). Esta competição, a abrir oficialmente a época 2010/11 da ANNP, foi ainda a estreia oficial para alguns nadadores ABS "B", os quais se apresentaram igualmente com muita atitude. Destaque para a obtenção individual de vários tac´s para os campeonatos nacionais, bem como, para as estafetas Junior feminina e masculina e juvenil masc 96. Está assim lançada esta nova época, na qual neste mês de Outubro, teremos os Torneios de Preparação de INF (16/10), JUV (23/10) e JUNSEN (30/10).

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Trial Meeting na "casa" do CFV

O conjunto vilacondense está preparado para a 1ª competição da época 2010/11 e logo organizado pelo CFV, o qual terá lugar na piscina "da casa", neste próximo Domingo. O início da competição será às 15h30, com concentração pelas 14h15. O equipamento será o normal, com uso do polo Mirror. Espera-se uma boa competição entre os 3 clubes presentes, tanto a nível individual, como colectivo. Contamos ainda com uma boa moldura humana nas bancadas, como forma de apoio aos nadadores presentes.

Árbitros de Natação Vilacondenses

Teófilo Relvas, Master CFV, vai participar num curso de Juízes e Árbitros da ANNP, podendo passar a ser mais uma valia nesta área da Natação, a exemplo do que acontece com Natacha Cabral, outra nadadora Master CFV, licenciada em EF e técnica de natação, a qual fez o seu centro de treino da FADEUP recentemente no nosso clube. Parabéns e bons desempenhos.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Diversos CFV Natação

Metade da equipa já realizou os respectivos exames médicos. Está previsto efectuar um novo grupo no próximo Domingo, sendo possível amanhã informar os respectivos técnicos (PRE e CAD) dos horários para os seus nadadores.
Em relação ao Trial Meeting do próximo Domingo, a startlist e os resultados em directo poderão ser consultados em: http://www.annp.pt/provas1011/01/ .
Começam nesta 5ªf os teinos de madrugada na piscina de Vila do Conde (6h40 até 8h às 3ªf e 5ªf). Na Póvoa será de 2ª a 6ªf (das 07h40 às 09h40). Por outro lado, teremos em Mindelo treinos às 4ªf das 18h30 às 20h30 (Absolutos) e aos Sábados das 8h às 9h30 (INF), mantendo-se em Vila do Conde e na Póvoa os horários normais ao longo de toda a semana.

Definir Objectivos é o 1º passo para o Sucesso

Os 40 nadadores do grupo absolutos, começam a definir os seus objectivos para esta época, após 1 mês de treinos e depois de acertados de comum acordo, os seus horários de treinos (concretamente o número de sessões de água, locais e horários). Este Domingo será realizado o 1º balanço, através do Trial Meeting, onde estarão envolvidos mais de 60 nadadores CFV. Esta 1ª quinzena servirá então para definirem objectivos concretos (quantitativamente / qualitativamente), em relação ao que pretendem atingir nesta época. Desejamos as maiores felicidades e sucesso em todas as frentes ao grupo da natação vilacondense.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Organização & Liderança num Clube

Como vertentes referenciáveis na projecção de um clube, pelo menos na actual sociedade, devemos ter presente as seguintes. 1 - ORGANIZAÇÃO: (i) Interna: em 1º lugar apoiar-se nas tecnologias de informação e comunicação e em 2º lugar criar um plano estratégico; (ii) Externa: ganhar competências para exercer pressão e influência sobre o meio envolvente (afirmação do clube, a nível local, regional, nacional e internacional). 2 - LIDERANÇA: Procurar uma verdadeira liderança contínua, que associada a uma ORGANIZAÇÃO sólida, resolvem quase todos os problemas a montante. Para um resultado mais produtivo, devemos pensar Win/Win, que no fundo é um esquema mental, que procura constantemente o benefício mútuo em todas as interacções humanas, na qual as partes envolvidas, sentem-se comprometidas e responsáveis pela solução. É o acreditar na "3ª alternativa". Não é a tua forma, ou a minha forma, mas uma forma melhor e maior!

sábado, 2 de outubro de 2010

Trial Meeting como momento de avaliação

A próxima semana termina na piscina municipal de Vila do Conde, com o Trial Meeting, entre as formações vilacondense, famalicence e leixonense. Será uma competição triangular em absolutos (de INF e + velhos), na qual cada clube poderá inscrever 2 nadadores por cada prova de um programa completo de natação. Cada nadador poderá nadar no máximo 5 provas (entre individuais e estafetas). Estarão presentes cerca de centena e meia de nadadores, apresentando o CFV aproximadamente metade desse total, entre ABS "A" e "B" e INF. Até este evento, o grupo terá 8 sessões de treino de água e 3 em seco, servindo a competição como um bom momento de avaliação da carga de treino até ao momento (5 semanas). Acreditamos como objectivos para este torneio, a queda de vários recordes pessoais e alguns tac´s para os campeonatos nacionais, procurando ainda discutir a vitória final colectiva.

1º mês de treinos no pré-época 2010/11

Está prestes a terminar a 4ª semana de treinos na fase de Pré-Época no CFV. Neste final de mês assistimos a mudança de locais de treino, passando agora o grupo ABS A a treinar sobretudo na piscina da Póvoa (50m), integrando já os treinos no fim-de-semana e manhãs. O grupo apresenta-se consistente e o trabalho está a ser progressivo, no que respeita à carga de treino. Boas adaptações aeróbias, vão sendo notadas ao longo deste 1º mês de treinos. Nota-se ainda uma fácil integração dos novos elementos a esta nova dinâmica de grupo. Daqui a uma semana cerca de 50 nadadores estarão já envolvidos na 1ª competição da época (Trial Meeting, 10 OUT 15h30 Vila do Conde).