segunda-feira, 4 de julho de 2011

Identificação das dificuldades verificadas nos jovens, na passagem da Escola de Natação para o Clube

Num programa de desenvolvimento a longo prazo devemos cumprir 3 etapas de acordo com as políticas desportivas das principais nações na liderança da modalidade: 1º Prospecção de Talentos (Formação); 2º Desenvolvimento e acesso ao Alto Rendimento; 3ª Criação de Condições (estruturais e humanas), na procura da excelência. No início deste processo, o que se deverá avaliar num estado inicial, será a predição de potenciais futuros atributos que transmitam vantagens sobre os restantes competidores. Dentro desses atributos, torna-se importante detectar aqueles que não possam ser facilmente modificados pelo treino, levando a que sejam uma natural vantagem para um nadador, quando os restantes factores estiverem em igualdade. Numa linguagem de “terreno” poderemos considerar as seguintes qualidades próprias de um talento: (i) Elevada Coordenação; (ii) “Chapinhar pouco”; (iii) Dar poucas braçadas; (iv) Bom deslize; (v) Bom equilíbrio; (vi) Rápidas alterações técnicas (sensibilidade à água); (vii) Estatura; (viii) Bom Batimento de pernas. De um modo geral a identificação das principais dificuldades na transição da escola de natação para a escola do treino são: (i) Partidas; (ii) PHF/Flecha; (iii) Deslizes; (iv) Desenho da braçada de Bruços e coordenação da respiração com braçada (parar braçada a meio); (v) Paragem da braçada antes da recuperação em Costas (vi) Pernada fraca a Crol; (vii) Falta de ondulação básica na Mariposa. Exercícios Técnicos para BRUÇOS: (i) 3 pernadas com os braços estendidos à frente e 1 braçada. Respirar somente durante a execução do nado completo. Deslizar a cada execução da pernada e manter a cabeça voltada para a frente durante todo o movimento; (ii) O mesmo, mas fazer só 2 pernadas e 1 braçada; (iii) Nadar Bruços normal com um deslize longo, começando o próximo ciclo de nado, após expirar todo o ar e contar 1-2-3; (iv) Nadar 25m em “Torpedo” Dorsal (Brs junto ao corpo); (v) Nadar 25m em “Flecha”/PHF Ventral; (vi) Nadar 2 ciclos subaquáticos e 2 ciclos normais; (vii) Exercícios combinados (utilizando 2 técnicas). Exercícios Técnicos para MARIPOSA: (i) Ondulações em “Torpedo” Dorsal; (ii) Ondulações em “Flecha”/PHF Ventral e Dorsal; (iii) Ondulações Verticais, na parte funda da piscina; (iv) Deixar-se ir ao fundo e impulsão vertical, “desenhando” os Brs de mariposa; (v) Prs de mariposa sem placa nas 4 posições; (vi) 25 Mariposa, com 1 Br estendido à frente e acção do outro, coordenando a 1ª pernada com a entrada da mão; coordenar a 2ª pernada com a saída da mão; (vii) O mesmo, mas utilizar 2x o Br direito, 2x o Br esquerdo e 2x o ciclo normal; viii) Exercícios combinados.
Exercícios Técnicos para COSTAS: (i) Prs costas com Brs no prolongamento do corpo (“Flecha”/PHF); (ii) Prs costas, com 1 Br no prolongamento do corpo e trabalhar o outro 4x e de seguida, trocar de Br; (iii) O mesmo, mas com 2x 1 Br, 2x o outro e 2 ciclos completos; (iv) Prs de costas com acção dos 2 Brs em simultâneo; (v) Exercícios combinados. Exercícios Técnicos para CROL: (i) Prs de crol, sem apoio na placa com Brs flectidos pelo cotovelo, à frente da cabeça, aumentando a resistência; (ii) De lado, 6 batimentos Prs, virar ventralmente, nadar 3 braçadas com pernas e virar para o outro lado e realizar 6 batimentos Prs; (iii) O mesmo, mas bater de lado 4 pernadas e ventralmente realizar 5 braçadas; (iv) Nadar crol com recuperação dos Brs, subaquática; (v) Nadar 12,5m em catch-up e de seguida 12,5m com cadência normal; (vi) Exercícios combinados. O que avaliar na etapa da Formação na escola do Treino: (i) 4x25 em c/ técnica (velocidade); (ii) 15´nado contínuo (resistência); (iii) 4x50 pernas c/ técnica (resistência específica/técnica); (iv) Deslize (“Flecha/PHF”) Ventral e Dorsal; (v) Viragens. Como executar a Posição Hidrodinâmica Fundamental (PHF/Flecha): (i) Apertar as orelhas contra os ombros e braços (extensão total); (ii) Manter pernas e pés juntos e alinhados; (iii) Manter a cara olhando para o fundo (cabeça entre os braços, em linha com o corpo); (iv) Apertar umbigo contra as costas; (v) 1 mão sobre a outra. Usar o Teste de Flutuabilidade: Cotovelos 5p; 2/3 antebraço 4p; 1/3 antebraço 3p; pulso 2p; mão 1p. Usar o Teste de Deslize: < 7m: 1p; 7-8m: 2p; 8-9m: 3p; 9-10m: 4p; > 10m: 5p.

2 comentários:

Anónimo disse...

Só uma dúvida no ponto 6 dos exercícios técnicos de mariposa, quando vou fazer a braçada, a respiração é frontal ou lateral?

team manager disse...

Lateral, como no crol, facilitando a manutenção de 1 boa posição do corpo.