domingo, 22 de janeiro de 2012

Crianças, Menino(a)s, Jovens e Adultos nas etapas de evolução de nadadores CFVs

A propósito do video feito pelos 2 alunos do CTD da ESRP, sobre os vários grupos da natação vilacondense, cabe-nos recordar que quando realizamos captações, as crianças passam de uma turma já identificada, geralmente na ENT de Vila do Conde ou Mindelo, para um grupo diferente (CFV), onde os pais passam a ter de reorganizar os seus horários para transporte, etc. Em alguns casos, os pais não se mostram muito interessados, pois ficam com suas vidas mais dificultadas, mas como os filhos querem novos desafios, lá passam para os grupos da Pré (Cati) e Cadetes (Roberto). Com o tempo e consoante suas evoluções, novos desafios lhes esperam e então vão para novo grupo (INF) com o Daniel, a limar mais umas quantas arestas nas suas carreiras, ainda consideradas de Formação, na fase de Aprender a Treinar. Seguindo em frente, passam para o Neiva (JUV), no chamado Treinar para Competir, ou passam para o Grupo B da Joana. Depois têm a barreira final, que é a passagem para JUN/SEN (com Tonas e Miguel), tentando singrar quer a nível interno (ganhar lugar na equipa CFV), quer internacional (selecção nacional). Vemos como muitos pais andaram vários anos a transportarem seus filhos para os treinos e esperando pelo seu final para voltarem a casa. Entretanto, chegando a séniores, que é a idade de entrarem para a universidade e tirarem a carta de condução, raramente vemos os pais (apenas nas competições) e passamos a ver os nadadores com a sua própria autonomia. Só quem acompanha estes nadadores desde jovens é que se apercebe das suas evoluções, transformações, etc. Finalmente muitos deles, passam mais tarde para os Masters vilacondenses e lá está o Fábio para os ajudar numa etapa diferente, daquelas por onde andaram muitos anos. Dá gosto!

3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente os pais são uma parte importante do processo, muitas horas à espera ... espera e mais espera.... Reajuste do horário familiar e às vezes até laboral em prol da natação.Vale a pena?penso que sim..

Anónimo disse...

Claro que vale a pena, nem que seja para os nossos filhos viverem esta experiencia para recordarem mais tarde

team manager disse...

São experiências incríveis, para mais tarde bem recordar e podem crer que vale a pena e dá gosto passar por estas vivências, mesmo quando não se é campeão.