quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Homenagem ANNP a VINTE nadadores Vilacondenses

Na tradicional Gala da ANNP a realizar-se no próximo Sábado em Gaia pelas 17h, 20 nadadores vilacondenses irão ser homenageados, sendo considerada a maior representação de sempre deste clube, nesta festa nortenha. Para tal contribuíram: Fábio Pereira (Camp. Mundo), Ricardo Silva (Camp. Europeu Junior), Ana Monteiro (Internacional), Mário Rodrigues, Hugo Ribeiro e Pedro Silva (Rec. Nac), Henrique Neiva, Vasco Lopes e Igor Carvalho (Camp. Nac.), Ana Gomes, Rui Maia e Cassandra Oliveira (Sel. Reg.), Carla Moreira, Inês Aleixo, Mário Costa, Bruno Pontes, Pedro Silva, Vasco Lopes, Catarina Guimarães, Lucilia Penteado, Miguel Coelho e Ricardo Zamith (Rec. Nac. Masters), Hugo Ribeiro (Internacional AA) e CFV, Camp. de Clubes de AA e NPD.

Re-Olhar sobre o início de época 09/10

Como tem sido habitual e próprio de início de época, para além da alternância de treinos físicos com treinos de água ao longo deste mês, é costume os nadadores vilacondenses defrontarem outras equipas de clubes da nossa zona geográfica, não em natação, mas sim numa futebolada, sempre num ambiente sadio e de camaradagem. Foi assim em tempos, numas disputas com o Famalicão e mais recentemente com o Porto. No espaço de uma semana jogou-se lá e cá, num campo de dimensões oficiais e com claques vibrantes de ambos os lados. Mais importante que os resultados dos 2 jogos (já agora, 2 vitórias vilacondenses por 2-0 a 3-2) e de alguns detalhes de requintado quilate técnico (faltaram os olheiros futeboleiros), foi o espírito vivido por todos, num clima de confraternização.
Na equipa CFV versão 0910, regista-se a reentrada de Juka (após uma temporada ausente por motivos pessoais e passagem pelo Vila Real), nadador talentoso e ainda com qualidade para demonstrar, bem como o ingresso de Diana Rocha, atleta junior de AC, vinda de Viana do Castelo, com uma presença nos últimos CEJ e de Rita Laezza, atleta igualmente junior, vinda de Coimbra.
Registe-se por outro lado o infortúnio do nosso nadador Pedro Silva, o qual tendo agravado no final da época passada, uma lesão no ombro, terá de ser sujeito a uma intervenção cirúrgica, prevista para a próxima semana, dado pretender continuar a treinar e a competir.

sábado, 26 de setembro de 2009

2 Pódios Absolutos Finais no CNAA 0809 (Hugo&Soraia)

Terminou finalmente o CNAA edição 2008/09, com a travessia dos Templários, tendo participado 4 nadadores vilacondenses. Cassandra Oliveira arrancou um excelente 3º lugar na prova promo de 1,5km, demonstrando uma vez mais, nesta sua ainda curta experiência, uma apetência para esta vertente de AA. Na prova oficial do CNAA, Ana Catarina Monteiro foi 4ª junior, Soraia Ribeiro 5ª absoluta e Hugo Ribeiro 4º absoluto. Com todas as contas feitas ao longo das várias etapas do CNAA, este nadador terminou no 3º lugar final em absolutos, enquanto a sua irmã, fechava o pódio com um 5º lugar absoluto. Paralelamente ao circuito nacional, desenrolou-se o circuito do vale do Tejo, no qual o Hugo foi 2º final e Soraia 3ª final. Em resumo, excelentes prestações daqueles que entraram "nas contas" do CNAA (2 pódios), bem como aqueles que participaram nos 3 Campeonatos Nacionais de AA (5km, 10km e por equipas, com CFVcampeão) e ainda aos restantes que foram fazendo algumas etapas, demonstrando qualidade e uma motivação especial. A somar a estes nadadores vilacondenses mais regulares, outros houve, que experimentaram pelo menos uma vez este tipo de provas, nomeadamente em Sanxenxo. Parabéns a todos eles e para o ano há mais!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Balanço do blogue - 30000 visitas

Agora que estamos cada vez mais perto do final do primeiro ano de existência deste blogue, resolvemos fazer um breve balanço estatístico da sua existência. O início do blogue deu-se no dia 7 de Novembro de 2008, com os primeiros dias a registarem números crescentes de visitas, chegando ao final da semana com 52 visitas. Passado quase um ano o blogue conta já com mais de 29950 visitas até ao presente dia estando o número 30000 perfeitamente ao alcance, já que a média é de 94 visitas diárias (curiosidade - máximo diário alcançado no dia 14 de Fevereiro com 211 visitas). O número total de visitas está distribuído por 3863 visitantes diferentes, por Portugal e pelo estrangeiro. Curioso podermos verificar visitas de lugares como Emirados Árabes Unidos, Tunísia, Estados Unidos da América, Cabo Verde, sendo o Brasil e a Espanha os países de onde provêm o maior número de visitas estrangeiras.
Tudo isto perfaz um conjunto de dados bastante positivos para um blogue de um clube de natação, o que nos dá motivação para continuar com este trabalho que pretende ser um meio de informação variada, de interesse tanto para os nadadores do clube ou mesmo de outros clubes, pais ou familiares, pessoas externas ao clube mas que gostam da natação e fazem questão de acompanhar o trabalho realizado no CFV. O nosso muito obrigado a todos.!!!
Tal como no primeiro post colocado no dia 7 de Novembro de 2008, realçamos que o nosso objectivo continua a ser a melhoria ao longo do tempo e se possível com a vossa ajuda. Em anexo seguem mais pormenores relacionados com a análise das visitas ao nosso blogue.
Relatório

terça-feira, 22 de setembro de 2009

1º olhar sobre o início de época 2009/10

Os treinos do CFV na versão 2009/10, têm decorrido dentro da normalidade prevista, estando os Cadetes/Pré, Infantis, Grupo B e Masters a fazer o treino físico durante este mês, enquanto os JUV/JUN/SEN, alternam treinos físicos (Vila do Conde) com treinos de água (Póvoa). A partir do próximo dia 1 de Outubro, passam todos (cerca de 140 nadadores) ao regime normal, até finais de Julho de 2010. Nos treinos físicos, o ambiente é de descontração e interacção, procurando que a adaptação (por parte dos nadadores que transitaram de grupo e de técnico) seja rápida, fácil e apelativa à abertura de novos horizontes. Nestes 1ºs treinos de água, nota-se perfeitamente, aqueles que fizeram o TPC nas férias de Verão e aqueles que estiveram mais relaxados. É normal para a maioria, que as sensações no meio aquático, como as que sentiam no final da época passada, em plena forma, não sejam as mesmas neste início de época. Quanto aos técnicos CFV, A Catarina continuará com a Pré, o Roberto com os Cadetes, o Daniel com os Infantis, a Joana com o Grupo B e o Tonas com o Grupo Absolutos (Juv-Jun-Sen), tendo como assistentes o Miguel Coelho (estreia como técnico no CFV), o Neiva e o Fábio. A Inês continuará como técnica da Diana Guimarães. As primeiras competições da época (torneios de preparação) serão já em Outubro.

sábado, 19 de setembro de 2009

Trio de Ataque Vilacondense no Sado (2 pódios)

Na Travessia do Sado (2,6km) hoje disputada, os 3 nadadores vilacondenses presentes, tiveram novamente excelentes prestações. Hugo Ribeiro foi 2º absoluto, reforçando assim o seu lugar de pódio, no Circuito Nacional. Soraia Ribeiro, foi igualmente 2ª absoluta, demonstrando uma vez mais as suas capacidades superiores para as provas de fundo (piscina e AA). Catarina Monteiro foi 4ª junior, culminando uma extraordinária época (com grande evolução), tanto nas várias técnicas e distâncias na piscina, como nas provas de Águas Abertas. O CNAA termina no próximo Sábado com a travessia dos Templários. Parabéns a este trio vilacondense por mais estes meritórios resultados.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Corrida aos Exames Médicos na 1ª semana

Nadadores do CFV: esta 1ª fase dos exames médicos (urina e ECG), está prestes a acabar (hoje, 5f e 6f entre as 17h30 e 20h30). A partir de Domingo (20/9) e até ao dia 30/9, realiza-se a 2ª fase (consulta médica), na qual terão de levar o impresso médico (a solicitar na secretaria, ou junto do Prof). Tudo é realizado no Posto Náutico, e conforme num dos posts anteriores (onde constam todos os horários para estes exames médicos), quem não realizar neste período, terá depois de procurar um médico, para realizar o exame, trazendo para o clube o resultado final. Solicita-se alguma paciência, bom senso e evitar atrasos.

domingo, 13 de setembro de 2009

Soraia e Catarina Vice-Campeãs Nac 5km AA no Alqueva

Terminou hoje de manhã o Campeonato Nacional dos 5km de Águas Abertas (contando também para o CNAA), na Amieira (Alqueva), onde o sector feminino vilacondense esteve em grande destaque. Soraia Ribeiro foi Vice-Campeã Nacional Absoluta (ocupando assim o 5º lugar no CNAA) e Catarina Monteiro foi Vice-Campeã Nacional Junior. Já Hugo Ribeiro ao ficar em 5º lugar absoluto, mantém-se no 3º lugar no CNAA, faltando agora 2 etapas (Sado e Templários).
Esta modalidade de AA com a sua enorme expansão mundial, naturalmente também no nosso país, acaba por nesta altura do ano, dar grande visibilidade aos nossos melhores nadadores, como foi o caso de hoje, com a transmissão na rtp2 da etapa do Mondego, onde foi dado um grande destaque a Soraia Ribeiro (aparecendo inclusive um dos nossos sponsors, T-shirt Mirror) no pódio e em entrevista. Parabéns por mais estes sucessos, aos 3 nadadores, numa altura de fecho de época 0809 e início de 0910.

sábado, 12 de setembro de 2009

Trio Vilacondense em super destaque na Trav de Oeiras

Realizou-se hoje a Travessia Bessone Basto junto à marginal de Oeiras, prova pontuável para o Circuito Nacional de Águas Abertas. Participaram 3 nadadores vilacondenses, com excelentes desempenhos. Assim Soraia Ribeiro, venceu categoricamente em abs na distância de 7,5km, enquanto Catarina Monteiro (cada vez mais à vontade neste tipo de provas), venceu em abs, mas na distância de 3,5km e finalmente, Hugo Ribeiro ao ser 4º classificado abs na distância de 7,5km, reforçou o seu lugar de pódio na classificação até ao momento do CNAA, faltando apenas 3 etapas. Parabéns aos 3 nadadores, uma vez mais pelos brilhantes resultados alcançados, dando óptimos indicadores para a prova de amanhã, o Campeonato Nacional individual de 5km, no Alqueva, contando ainda para o dito circuito nacional.

Exames Médico-Desportivos no CFV 2009/10

Caros Nadadores: Nesta época 0910, os exames médicos terão um esquema parecido com o dos anos anteriores; contudo terão de realizar 2 consultas/idas ao Posto Náutico: a 1ª, na semana de 14/09 a 18/09 (Já para a próxima semana), onde farão só a análise à Urina e o ECG (têm 5 dias à escolha). 2ªF - 14/09 - 3ªF - 15/09 - 4ªF - 16/09 - 5ªF - 17/09 - 6ªF - 18/09, No horário das 17h30 as 20h30. Pode até ser, antes do Treino Físico, durante o mesmo, ou no final do mesmo.
Na semana e meia seguinte (20/09 a 30/09) realizarão, também no Posto Náutico, a consulta médica (Drª Ilda Cruz), a qual têm à vossa disposição 7 dias, durante a semana, ao fim-de-semana, de manhã, à tarde, ou à noite, logo têm uma opção de escolha muito alargada. Terão de levar o impresso já vosso conhecido, o qual estará à vossa disposição a partir de 2ªf na secretaria ou junto dos vossos Profs + o boletim de vacinas + o BI + exames que tenham realizado recentemente + autorização dos pais (menores). O Exame médico irá ser nos seguintes horários: DOM Dia 20/09 (16h00 - 24h00) - QUA Dia 23/09 (20h00 - 24h00) - SEX Dia 25/09 (20h00 - 24h00) - SAB Dia 26/09 (9h00 - 13h00) - DOM Dia 27/09 (9h00 - 13h00 - 14h30 - 22h00) - TER Dia 29/09 (14h30 - 22h00) - QUA Dia 30/09 (14h30 - 22h00). Os nadadores de AC não realizarão os exames nesta fase.
NOTA: Quem faltar aos exames médicos, terá depois de resolver por si próprio a realização do mesmo, por sua iniciativa e custa própria, ficando impedido de ser inscrito na ANNP/FPN e consequentemente de nadar, enquanto não o realizar.



terça-feira, 8 de setembro de 2009

Já rola a nova época 2009-2010 do CFV

A natação vilacondense já entrou em acção neste mês de Setembro, conforme previsto, realizando as cerimónias de "abertura da época" para todos os grupos. Assim, os Juv-Jun-Sen-Grupo B e Masters, estiveram reunidos no dia 4 nas piscinas municipais, começando por um primeiro contacto entre nadadores e equipa técnica, seguindo-se um briefing com os pais e terminando com a entrega de prémios aos nadadores que mais se distinguiram. No dia seguinte, no auditório municipal, foi a vez dos Infantis e Cadetes/Pré estarem reunidos com seus técnicos e familiares. Face ao elevado nº de nadadores e à manutenção dos espaços de treino, a natação vilacondense começa a sentir uma certa asfixia, com dificuldades em encaixar os seus nadadores nos horários habituais de treino. Nesta semana, todos os grupos já iniciaram o chamado treino físico de início de época, no parque de jogos junto ao posto náutico do CFV, permanecendo este tipo de trabalho durante todo o mês, prevendo-se o treino aquático a partir de 1 de Outubro. Muita alegria, ambiente descontraido de grupo, motivação, empenho e vontade de progressão, foram sinais visiveis nos rostos dos nossos nadadores. Boa época para todos e que consigam atingir plenamente os seus objectivos, são os votos do NatFlu.

domingo, 6 de setembro de 2009

CFV Campeão Nacional Equipas Águas Abertas


Realizou-se neste fim-de-semana (Aldeia do Mato - Parque Fluvial da Barragem do Castelo do Bode) dois Campeonatos Nacionais de Águas Abertas: no Sábado o dos 10km, onde Hugo Ribeiro foi 7º e Soraia Ribeiro 6ª. Já hoje realizou-se o Campeonato Nacional por Equipas, em sistema de contra-relógio, onde o CFV se sagrou Campeão Nacional, com a equipa composta por Fábio Pereira, Hugo Ribeiro e Soraia Ribeiro. Paralelamente aos campeonatos nacionais, decorreram outras provas, que contavam (também como os campeonatos nacionais) para o CNAA, tendo participado a Ana Catarina Monteiro, realizando duas excelentes prestações: ontem foi 4ª na distância dos 5km e hoje foi 2ª nos 1,5km. O Hugo continua ainda muito bem posicionado no CNAA, faltando 4 etapas. Parabéns mais uma vez a estes 4 nadadores vilacondenses.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O Coaching e as suas estratégias para o Êxito

Podemos definir o Coaching como uma ferramenta, visando criar condições para que uma pessoa, equipa ou organização consiga atingir os seus objectivos. No fundo são técnicas específicas de modo a direccionar um atleta/pessoa para o êxito. No caso do desporto, procura-se melhorar em 4 aspectos: o potencial do atleta; a sua capacidade de agir; a aprendizagem de técnicas para a competição; e as condições de trabalho entre atleta e treinador. No geral essa orientação visa sobre: a capacidade de liderança, a capacidade de organização pessoal, a gestão do tempo, a gestão de equipas e a procura de uma identidade profissional.
Na prática, pela experiência desportiva vivida, consiste nos seguintes passos: 1- Planear o que se pretende realizar e determinar os objectivos; 2- Programar com detalhes, divulgar junto da equipa e dividir os problemas com o grupo; 3- Listar todo o grupo, conhecer o potencial de cada um e ver o que cada um poderá atingir (todos precisam de uns J. O.); 4- Criar um espírito positivo no programa, procurando a coesão e fortalecimento no grupo, elogiando os esforços e não somente as vitórias, sendo positivo nas criticas e opiniões; 5- Encarar cada sessão como um desafio para o leader e para o resto do grupo de trabalho, estabelecendo metas diárias, semanais, mensais e anuais;