quarta-feira, 30 de junho de 2010

3 Razões para o Fracasso

Costuma-se dizer que a competição é o melhor momento avaliativo para qualquer atleta. Sempre que algo não corre bem em competição, o técnico deverá abordar frontalmente essa situação com o atleta, após ter feito previamente uma reflexão individual, à condução do processo de treino. Após essa análise e abordagem do seu ponto de vista com o seu atleta, poderão chegar a uma das seguintes conclusões: (i) Não Estar Bem Preparado, ou seja, falta de carga, ou treino desajustado, para aquele momento (under prepare); (ii) Render por Baixo, isto é treinar bem, mas competir mal, valendo mais do que efectuou naquela prova (under perform); (iii) e Sobrecompetir, o que equivale a dizer, que esteve sujeito durante um longo período, a demasiados momentos competitivos, sabendo-se que, um atleta deverá ter "fome" de competir (over compete).

10 comentários:

Anónimo disse...

(iv) e quando não se está motivado? "Under motivate"

team manager disse...

Tens 2 soluções: a 1ª é "tomar" a moralivax e a motivex; a 2ª é procurar a motivação para outro campo. Agora mais a sério penso que sendo jovens (natação), têm ainda muito a dar, a conquistar, a aprender, a sofrer, a ganhar e a perder. Ainda ontem dava 1 programa na TV, em que um pai, dizia que a pior coisa que se podia fazer a 1 filho, era tirar de cima dele as dificuldades normais que a vida nos apresenta. ó se "cresce" quando se vencem as dificuldades do dia-a-dia. Eu também acredito nisso e nesta geração actual falta em muitos casos isto, ultrapassar dificuldades, não ter tudo de mão beijada, com facilitismos.

Anónimo disse...

OK, MAS ESTA MOTIVAÇÃO TEM DE VIR DE VARIOS CAMPOS:
FAMILIA, AMIGOS E TREINADORES !!!!

team manager disse...

Sim, mas essa é a chamada motivação extrínseca. A outra é a intrínseca, sendo mais importante e é aquela que tem de partir da própria pessoa. Ambas se complementam, mas sem a intrínseca, não adianta nada a que vem dos outros.

Anónimo disse...

as vezes com um pouco de ext. começa a vir a int. ....

Anónimo disse...

Onde se compra disso ?

Anónimo disse...

pois, das extrínsecas a do treinador é a mais importante mas nem sempre acontece. não é?

team manager disse...

Pode ser, mas como disse antes, 1 atleta tem de assumir o que quer, os objectivos que pretende atingir e sobretudo lutar por eles, com a ajuda evidente das tais extn(tecnico, etc). Agora muitas vezes, começa-se com a tal "pika" e ao 1º desaire, cai tudo por água abaixo, começa a dar + faltas, começa a ter - desempenho e esforço nos treinos e lá se vão os objectivos. Gosto muito de falar na superação diária que cada 1 deve enfrentar.

Anónimo disse...

A época é longa, há muitos treinos e competições (ou seja tem de haver essas tais superações muitas vezes).

Nem eu nem ninguém acredita que todos conseguem superar-se sempre. Até "os melhores" têm treinos que correm menos bem. Mas para esses quando as coisas correm mal têm o apoio imediato do treinador (conversa individual, a tal motivação extrínseca). Mas quando é um que não seja "dos melhores" isso já não acontece.

Por isso é que, dentro de um clube, "os melhores" distanciam-se muito dos que não são "dos melhores".

team manager disse...

Pode talvez ser, mas também compete a 1 nadador "menos" visivel, saber "mostrar-se", dar sinais que está a treinar com empenho, a evoluir, a querer mais, a procurar mais objectivos e de certeza que será recompensado e "visto" mais tarde. Quantas vezes, se têm dado chances a nadadores, e eles próprios não as têm aproveitado.