terça-feira, 22 de junho de 2010

Hábitos e Rotinas Diárias e Competitivas

Há determinadas acções que devem sempre presidir num treino, ou numa competição. Trata-se de situações que os nadadores devem realizar como rotinas, ao longo da sua carreira desportiva, começando desde jovem, até ao alto rendimento. Trata-se do aquecimento e do treino em seco, trata-se do aquecimento na água, preparando-se para se aproximar dos ritmos de nado para a sua competição, trata-se do nado pós competição, ou treino, de modo a remover as toxinas e a ficar recuperado mais rapidamente, quer para a prova seguinte, ou para o treino seguinte, trata-se do refinamento técnico que deve presidir nos exercícios diários de treino, trata-se ainda da vivência de situações mais difíceis durante as tarefas de treino, de modo a simular aquilo que vai encontrar durante a prova, as quais são ainda mais fáceis de executar, quando se tem no grupo, nadadores competitivos e de níveis semelhantes e finalmente, trata-se da atitude mental, que um campeão deve ter não só no desporto, mas na vida. Alguns hábitos estão a ser mudados e lentamente, começamos a ver os nossos nadadores a entrarem no cais da piscina pelas 18h15 e a exercitarem-se durante 45 minutos, aproveitando esse "tempo morto" para ganhar condição física. Já vemos igualmente (como a foto do Fábio documenta), os nossos nadadores a realizarem essas tarefas antes das competições. É assim que se evolui e se constrói um futuro nadador. Há ainda que consolidar estas acções e a transportá-las para todo o grupo CFV.

3 comentários:

Anónimo disse...

Assim se vai longe. Muito bem.

Anónimo disse...

acho q isto é bastante proveitoso no entanto so para os mais novos porque os mais velhos estao habituados a outro tipo de treinos

team manager disse...

Não 12.07. Isto é para todos os nadadores, sejam + novos, ou + velhos. Estas rotinas são o dia-a-dia de cada nadador, se pretender ser alguém na natação. Basta ver o que já fazem os nossos + velhos e os de top mundial. Aliás os bons exemplos vêm de cima, tornando-se + fácil, os outros imitarem.