segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

CNC: sétimos com sabor amargo

As 2 equipas de natação CFV (6 femininos e 8 masculinos) partiram para o CNC com expetativas de alcançarem bons resultados individuais e lutarem até ao fim pela permanência na 1ª divisão. De fato, os nadadores CFV alcançaram 15 recordes pessoais, nomeadamente: Igor 200C; Costa 1500L; Maria 800L; Rita Graça 50C, 200C, 50M, 200E; Rita Laezza 50L, 100L; Neiva 100L; Diogo 100C, 200E, 400E; Catarina 200L, 100M, sendo este recorde absoluto CFV. Isto em provas específicas e não específicas, na velocidade e no fundo e sobretudo, num clima de alta pressão e em que o mais importante seriam as classificações em detrimento das marcas. Ambas as equipas integravam jovens nadadores juniores sem qualquer experiência num ambiente como os CNC. A integração dos mais veteranos e experientes com a irreverência e inexperiência dos mais jovens, funcionou em pleno, lutando todos até ao último momento da competição, ao longo das 16 provas do programa. Mesmo assim, ambas as equipas desceram à 2ª divisão no 7º lugar (femininos com 47 pontos, mais 14 que a última, o CNAC e a 8 pontos da manutenção; masculinos, com 52 pontos, mais 7 que a última, a SFUAP e a 5 pontos da manutenção). Esta foi a nossa realidade, face às opções tomadas e as condições atuais, demonstrando contudo que temos potencial suficiente para no próximo ano lutarmos pela subida à 1ª divisão. Basta que os nossos nadadores JUV/JUN e SEN mais jovens trabalhem e queiram demonstrar que têm valor para levarem a equipa a tal patamar. Aliás este pensamento foi comungado por vários dirigente e treinadores dos clubes intervenientes, entendendo que o lugar do CFV será no meio das melhores equipas nacionais. As emoções no final foram muito fortes e diferenciadas, dado o fato de alguns dos nadadores terem sentido em edições anteriores, o gosto da vitória coletiva e terem estado com o CFV durante muitos anos na 1ª divisão. Os nossos nadadores sairam tristes mas de cabeça levantada e sobretudo com ânimo para a 2ª parte da época (camp nac da Primavera), face aos seus resultados individuais. Parabéns a todos e um agradecimento especial pelo apoio de amigos e familiares não só nas bancadas como nas suas próprias casas.

6 comentários:

Relvas Master disse...

Um percalço no caminho desportivo de todos vocês em nada vos tira o mérito que já granjearão por essas piscinas fora, é também nestas alturas que mais fortes ireis ficar, pois com as vitórias já vocês todos se habituaram nas derrotas o vigor e força interior bem ao de cima e já já estarão no vosso lugar que é e será sempre e em que circunstancias for entre os Melhores. Um BOM ANO de 2013 a todos vocês.

Catarina disse...

Por vezes, as coisas não correm tão bem como esperávamos. Apesar de partirmos para este campeonato com a plena noção das dificuldades todo o CFV acreditava que era possível a manutenção. A verdade é que os nossos nadadores bateram-se até à última para atingirem o objetivo. Como ex nadadora, atual treinadora, adepta do clube e grande amiga de vários nadadores senti-me triste pelo desfecho deste campeonato, porque afinal o NOSSO LUGAR é no meio dos grandes. Gostava de deixar aqui publicamente uma palavra de admiração e carinho ao ENORME TONAS, para mim uma referência como treinador e homem, e ao Fábio Pereira pelo qual nutro um grande carinho e que mais uma vez (espero que não a última, pois afinal ainda não tem 40 anos) defendeu as cores do clube com raça. Gostava também, por fim (eu sei que estou a abusar) de parabenizar toda a equipa, devo referir que aquela prova de 1500 me conseguiu por uma lágrimazinha no olho, porque vi o puto a deixar tudo o que tinha e não tinha na água.
Bom Natal a todos :)

Catarina Figueiredo

water disse...

Numa fase de transição do clube, com alguns atletas já em final de percurso de alta competição, um veterano com sangue de outra natureza e um grupo de miúdos sem experiência,lutaram como verdadeiros campeões, de forma digna e, que será lembrada no tempo.
Podem descer de divisão mas, quem sofre por uma bandeira ou um clube como vocês o fizeram, merece o meu respeito e profunda admiração.
Vocês são o exemplo do que é o desporto e do que é o espírito deste clube, viva o CFV.

Anónimo disse...

É em momentos como este que se vê o amor ao clube e a luta constante, fomos uma verdadeira equipa unida até ao fim ! Parabéns pela atitude !

Campeões até ao fim, isto é um ciclo e agora é trabalhar para voltar ao topo !

Catarina Monteiro

FERNANDO MARINHO disse...

Fui seguindo na net o evoluir dos resultados e respectivos pontos e com tristeza vi o desfecho com o cru 7º a, pontar para a já irremediável descida, lembrando-me das subidas de uma e outra equipa que aconteceram há muito tempo, levando a aparecer na garganta um sabor amargo. É verdade, custa um pouco, mas sei que as coisas poderão melhorar, chamando, convocando como se diz agora as energias e a força anímica que aliadas ao empenho, vontade, trabalho e entreajuda contribuirão para voltar ao lugar na 1ª divisão que ao longo dos últimos anos foi, por mérito, do CFV.
As circunstancias em que as colectividades desportivas exercem a sua actividade, restringindo várias vertentes aliadas a outros condicionalismos criaram constrangimentos que teremos que identificar devidamente, adaptando-nos de modo a superar a concorrencia e voltar a estar no seio da élite da natação portuguesa. Temos que contar com os nossos nadadores e valorizá-los de modo a que tenham maneira de mostrar que não há hipótese de falhar! Força, pois, «FLUVIAIS, POR ESTE CLUBE QUE TANTO AMAIS»

Unknown disse...

Há que levantar a cabeça e para o Ano estarão a festejar a subida!!!Força e boas provas!!!