segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Campeonato Nacional de Clubes 1ª divisão - E a Festa foi Nossa!

Iniciamos esta época com a convicção que iria ser muito difícil por 3 razões: (i) falta de Director/Seccionista para a natação, obrigando à acumulação de funções, para além das de técnico principal; (ii) diminuição orçamental, com consequente maior dificuldade de gestão dos recursos; (iii) arranque de um novo ciclo olímpico, sem a necessária "frescura mental" por parte de alguns nadadores devido a várias circunstâncias, entre elas a desgastante época anterior fruto do investimento na procura de objectivos superiores.
Contudo, a "máquina" não podia parar e "the show must go on"! Efectuamos a listagem e a definição de objectivos para cada elemento do grupo.
Entramos nas primeiras competições e a novidade esteve no bom rendimento ao nível dos mais novos (juvenis); continuamos com o trabalho visando o ponto mais importante (cnclubes) e seguimos para o 1º teste mais sério (campeonato nacional absolutos piscina curta), com sinal menos, levando-nos a sentir os primeiros sinais de "fome de competição a sério", perspectivando que o mais importante vinha a seguir e que os nadadores estariam dispostos a esse desafio.
Saiu a convocatória para o CNC após variadíssimos testes nestes últimos 3 meses, ficando uns felizes por pertencer ao restrito grupo que iria representar o CFV em Sines e outros mais tristes como é lógico, sempre que existe um processo de selecção.
Nestas 2 últimas semanas, notou-se uma ansiedade pela espera do grande momento; este sentimento foi crescendo, estando na véspera ao rúbro. Reunião final para acerto de todos os detalhes, sentindo-se uma grande confiança em todos e um gosto especial por estarem ali.
Começamos o campeonato logo com uma sessão muito positiva para todos, fechando a manhã com um recorde nacional absoluto (4x100 livres masculinos) numa prova que nunca tinhamos ganho. No final do dia, tínhamos nos masculinos um avanço significativo e em femininos ocupavamos um lugar de descida de divisão, numa luta acesa para a manutenção com mais 2 equipas. No dia seguinte, fomos consolidando o avanço nos masculinos e nos femininos, descolamos 3 pontos do lugar de descida, prometendo uma tarde (última sessão) de grande despique. Os nossos nadadores terminaram o campeonato com 22 pontos de avanço sobre a segunda equipa, fechando com chave de ouro, ao baterem mais um recorde nacional absoluto, agora nos 4x200 livres; as meninas realizaram uma tarde fantástica, com recordes absolutos do CFV, alcançando o 5º lugar final; enfim, todos cumpriram superiormente!
Fez-se grande festa no final da entrega dos prémios (banho para todos) e no regresso, todos estavam felizes pelo dever cumprido e sobretudo pelo grande êxito individual e colectivo, projectando-se uma boa 2ª parte da época de Inverno, a partir de agora em piscina de 50.
Num saldo final, obtivemos 27 recordes pessoais, 13 recordes absolutos do CFV, 2 recordes nacionais de Seniores e Absolutos, mínimos para o Meeting do Luxemburgo, a manutenção (5º lugar) da equipa feminina na 1ª divisão e mais um título para os masculinos (3 no total).
Parabéns a todos, Boas Festas e um Excelente 2009.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns aos atletas, parabéns ao treinador, parabéns ao CFV!!! Transformemos as nossas fragilidades em força e tudo é possível. Boas Festas para todos e bom descanso.

Anónimo disse...

QUE ORGULHO!!!!
SEM PALAVRAS!!!!!
BEIJINHOS PARA TODOS!!!!

Anónimo disse...

PARABENS A TODOS! :D
agr falta saber quem ganhou o jogo nac de clubes :P

Anónimo disse...

queremos ver fotografias ....