sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Avaliação de Jovens Nadadores no CFV

A Natação Vilacondense, aplicou durante esta época uma nova bateria de testes no seu sector mais jovem (Pré / Cad / Inf), a nível da avaliação de nadadores, criando uma motivação extra, junto da nossa comunidade de nadadores, adaptando uma matriz de modelos de escolas europeias. Chamamos o PROFORCFV. Para cada grupo de treino, realiza-se 2 vezes ao ano, uma série de avaliações. Assim para a PRÉ, usamos o teste da velocidade (4x25 em cada técnica), o teste aeróbio (15´nado contínuo em crol), o teste de pernas (4x50 em cada técnica), o teste de deslize ventral e dorsal em PHF e as viragens e chegadas. Para os CADETES, usamos o mesmo teste de velocidade, o teste aeróbio (20´nado contínuo em crol, para o último ano e os 1000 = 400L,300C,200B,100M para o penúltimo ano), o teste de pernas (4x50 em cada técnica para os mais novos e 4x100 para os mais velhos), mais os testes de deslize e flutuabilidade segundo uma escala de pontuação. Para os INFANTIS, usamos o mesmo teste de velocidade, o teste aeróbio (4x400L em negative + 4x50L progressivo e a contar braçadas), o teste de pernas (4x100 em cada técnica para os mais novos e 4x150 para os mais velhos), mais os testes da flutuabilidade, de deslize e medições antropométricas (altura, peso, envergadura e IMC). Na próxima época, já poderemos ter dados comparativos, dos vários grupos de treino.

3 comentários:

team manager disse...

Novos modelos, novas adaptações, a substituirem os anteriores. Cremos ir ao encontro das melhores formulas, para corrigir as lacunas.

Anónimo disse...

E OS RESULTADOS ???

team manager disse...

results muito promissores com melhoria significativa no que diz a pernas e capacidade de entender que a condução de 1 prova (dobrar/negativ). Mas não é de 1 mês p/ o outro que se tira todo o proveito. Há que consolidar este trabalho e foi motivador para todos.