sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Nova época 2011/12 com início oficial amanhã

É já amanhã, dia 1 de Outubro, que o grupo absoluto CFV passa a treinar regularmente na Póvoa, com sessão marcada para as 8h. Relativamente aos treinos aos Domingos, os mesmos serão às 8h15, iniciando-se a partir do dia 16 (daqui a 15 dias). Como novidade este ano, será a realização de treinos às 3ªf e 6ªf na Póvoa das 17h30 às 19h para um grupo composto maioritariamente pelos ex-Inf. Esclarecimentos mais completos sobre o regime de treinos para cada, serão dados neste fim-de-semana. Amanhã, terminará o ciclo dos exames médicos, com o último grupo a ir ao Porto. Saída à 8h10 do tribunal, para os seguintes nadadores: Ana Raquel, Cláudia, Carlos Cabral, Diogo, Bruna, Ana Gomes, Rita Laezza, Rita Silva e Rosa.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Marcas Mínimas para Mundiais de Masters 2012

Já há Tac´s para o Campeonato do Mundo Master de 2012, em Itália. Por gentileza da nossa Master Lucília Penteado (actualmente a viver em Barcelona), a respectiva tabela de mínimos irá ser enviada a cada um e colocada entretanto neste blogue. De referir, que nos CM de Masters, é comum estarem presentes mais de 1000 competidores de todas as idades e nas diversas variáveis da natação, obrigando à utilização de um complexo desportivo com 2 piscinas de 50m, utilizadas para a competição simultaneamente. Preparem-se para a grande competição mundial master no final desta época prestes a iniciar-se.

domingo, 25 de setembro de 2011

Ana Catarina Monteiro fecha pódio nos Templários

Ana Catarina Monteiro fechou o pódio na Travessia dos Templários, disputada hoje, na distância de 5km, com mais de 250 participantes. A nadadora CFV alcançou a 5ª posição, tendo sido premiados os 5 primeiros absolutos por género. Cassandra Oliveira foi 18ª absoluta e 10º em Júniores. Termina assim a época competitiva de 2010/11. Parabéns a estas 2 nadadoras pela entrega a várias travessias ao longo deste Verão, que pela data oficial, já passou a Outuno, apesar de continuarmos com um excelente tempo.

Notas Soltas CFV com novo recorde

# Este post nº 37 do presente mês, bate o recorde mensal de posts publicados neste blog, contribuindo para se chegar rapidamente ao post 1000! # Reforçamos uma vez mais que qualquer atleta CFV, terá de ser obrigatoriamente sócio do clube. Agradecemos a compreensão de todos os que ainda não se filiaram, para esta disposição estatutária. # Durante as manhãs da próxima semana (das 10h às 11h), teremos treinos na Póvoa (para aqueles absolutos que tenham manhãs sem aulas), com a presença de Vanessa Fernandes no grupo CFV.

Já há Tac´s para os Campeonatos Nacionais

Saíu neste final de semana o Regulamento de Provas Nacionais (FPN) em Natação Pura Desportiva, faltando o de Águas Abertas e o de Masters. Neste regulamento, constam as várias tabelas com os tempos de acesso aos campeonatos nacionais para 2011/12. Há que trabalhar, para o mais rapidamente possível, resolverem uma possível participação aos campeonatos nacionais. Dizemos possível participação, porque como é do conhecimento da natação CFV, para além das exigências de tac´s de acesso a nível federativo, existem ainda algumas condicionantes internas para efectivamente os nadadores vilacondenses terem acesso aos ditos campeonatos (% assiduidade e nº tac´s).

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Preparação inicial variada e a 100% no CFV

Os treinos da natação vilacondense têm decorrido dentro do previsto, alternando treinos de água (ainda com uma incidência de baixo volume e baixa intensidade), com treinos físicos. Enquanto os mais velhos realizam sessões de piscina, os mais novos, realizam sessões em seco e vice-versa. Os treinos de água têm decorrido na piscina de Mindelo e os físicos, no Parque de Jogos de Vila do Conde, com trabalho aeróbio (corrida de média duração), trabalho de força geral multivariado (treino funcional/core/elásticos/TRX/bolas medicinais) utilizando a pista de obstáculos e o campo de volei de praia. Na parte final, há sempre lugar à prática de um desporto colectivo (masculinos com futebol no ring e femininos com basquetebol e/ou voleibol). Estamos a terminar a 2ª semana para todo o grupo e o tempo com temperaturas agradáveis ainda mais ajuda a um bom ambiente. Contudo alguns nadadores têm realizado treino de água, desde há um mês a esta parte com alguma regularidade, da parte da manhã, tendo como objectivo prioritário as travessias.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

100 nadadores CFV para exames médicos neste fds no Posto Náutico

Mais uma "rodada" de exames médicos. Desta vez será em Vila do Conde, no Posto Náutico. Estão agendados para este fim-de-semana, nos dias 24 e 25 (Sábado e Domingo). Começam às 9h e vão até ao final da tarde, estando previstos cerca de 5 nadadores por cada hora. O grupo B está destacado para a tarde de Domingo; os Masters repartidos no Domingo (manhã e tarde); A Pré, os Cadetes e alguns dos Absolutos, ao longo de cada um dos dois dias. Queiram por favor verificar junto de cada um dos técnicos, a hora a que deverão estar para o referido exame. A partir de hoje (4ªf) da parte da tarde, poderão levantar junto da Isabel (Posto Náutico), os respectivos impressos para levarem no dia do exame, com o BI/CC.  Os 2 grupos que irão efectuar o exame médico ao Porto (neste Sábado dia 24 e no outro a seguir, dia 1/10), deverão ser portadores do impresso, do BI/CC e do NIF.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Relvas à beira do pódio no Mondego

Neste fim-de-semana passado o CFV teve outro nadador presente em Águas Abertas. Tratou-se do Master Teófilo Relvas, que participou na Travessia do Mondego, tendo sido 14º na geral e 4º lugar no seu grupo etário. Parabéns.

1º momento de cronos em 2011/12 no Trial Meeting

Os cronos vão ser usados oficialmente pela 1ª vez na época 2011/12, no Trial Meeting CFV/LSC/GDNF, no próximo dia 9 de Outubro (Domingo), pelas 9h30 nas piscinas da Srª da Hora. Assim, os mais de 30 nadadores CFV presentes, terão a oportunidade de oficializarem os seus 1ºs registos em 2011/12.

Grupo CFV com exames médicos Sábado no Porto

Mais um grupo de 10 nadadores que terá os seus exames médicos no Sábado dia 24, no Porto (clínica no complexo do CFP). Saída do Tribunal de Vila do Conde, pelas 8h30: J Marafona, J Costa, Orlando M, Jose P Oliveira, Mário C, Igor C, Natacha C, Rui M, Cassandra O e H Neiva. Não esquecer levar documento de identificação e impresso do exame médico (assinado por pai/mãe se menor).

domingo, 18 de setembro de 2011

Catarina no Pódio Absoluto e Cassandra no Pódio Junior hoje no Challenge dos 5km

Mais uma excelente participação nas Travessias, por parte das experientes nadadoras de AA do CFV. Desta vez, hoje no Castelo do Bode, no Challenge, na distância de 5km, Ana Catarina Monteiro ocupou o último lugar do pódio absoluto, sendo ainda 2ª classificada Sénior. Por sua vez, Cassandra Oliveira, foi 7ª absoluta e também ocupou o 3º lugar do pódio Junior. Parabéns às 2 nadadoras, que terminarão a época 2010/11, na próxima semana, na Travessia dos Templários, na Ilha do Lmbo (Tomar).

Natação CFV próxima dos 1000 Posts

Até este momento foram publicados no blogue da natação vilacondense 936 posts, contabilizados desde o início do mesmo (finais de 2008) até agora, ou seja, há quase 3 anos. Contamos terminar este ano civil, ultrapassando a barreira dos MIL posts! Para tal, agradecemos a colaboração da equipa técnica CFV e do público-alvo que nos segue, dando confiança para a continuidade da divulgação dos protagonistas desta modalidade.

Outros momentos de referência em 2010/11

Nesta época 2010/11, outros momentos importantes foram vividos pelos nadadores CFV. Foi a festa de recepção aos caloiros no S. Martinho, os treinos em conjunto com a medalha de prata JO 08, Vanessa Fernandes, o intercâmbio com a equipa belga CNSN (ida do CFV ao meeting bruxelas e vinda do CNSC a estágio cá) e o estágio no NTC da Dinamarca de alhuns nadadores CFV com a selecção nacionl daquele país. Outros momentos também considerados de referência (embora não documentados aqui): a participação internacional dos INF, no Meeting de Pontevedra e o Training Camp CFV para os nadadores mais novos do clube.

sábado, 17 de setembro de 2011

Alguns dos momentos mais marcantes da natação CFV em 2010/11

Desta última época prestes a terminar, ficam algumas das recordações dos êxitos da natação vilacondense. Não tendo sido possível colocar todos os momentos mais simbólicos (Títulos nacionais absolutos de Fábio, Neiva e Catarina), deixamos fotos da equipa Master com muitos campeões nacionais, da equipa junior femina (quarteto campeão nacional), da equipa juvenil com 2 campeões nacionais e da equipa de Águas Abertas com 1 campeão nacional e 1 presença no Campeonato Europeu de Juniores.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O que há neste FDS para a natação CFV

Amanhã um grupo de nadadores absolutos irá realizar o exame médico-desportivo ao Porto (9h às 12h), com saída de Vila do Conde pelas 8h30. Está previsto um grupo dos mais novos realizar o exame no dia seguinte (18/09) em Vila do Conde. Na próxima semana, teremos outro grupo no Porto (24/09) e outro grupo em Vila do Conde (24 e 25/09). Na semana seguinte (1/10) novamente no Porto, para outro grupo. Neste Domingo (18/09), teremos ainda 2 nadadoras CFV na travessia do Challenge: Ana Catarina Monteiro e Cassandra Oliveira. Entretanto os treinos deste mes de Setembro têm decorrido dentro do previsto para todos os grupos, com uma elevada assiduidade.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

8 Nadadores CFV a premiar na Festa da ANNP

No dia 9 de Outubro (Domingo), pelas 17h, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim, a ANNP, vai levar a efeito a Festa da Natação para os mais jovens, galardoando os nadadores da sua área que mais se destacaram na época 2010/11. A natação vilacondense terá 8 nadadores premiados. Nos Juvenis serão João Pedro Santos (Campeão Nacional e Selecção Regional), Paulo Silva (Campeão Nacional), João Costa (Campeão Nacional) e Mário Carvalho (Selecção Regional). Nos Cadetes teremos Joana Pereira, Joana Rainha, Francisca Azevedo e Rui Matias, pelas suas presenças nos estágios regionais da ANNP. Parabéns a estes 8 nadadores CFV e em força dia 9, para a Grande Festa Regional.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Premiados III na "Abertura" do CFV

Para terminar, publica-se as fotografias de mais 5 nadadores premiados. De referir que os troféus, de excelente recorte, foram uma vez mais oferecidos por "Teresa Arte" (pai da Catarina Figueiredo). Ao longo da época, a natação vilacondense teve o apoio ainda de: Crédito Agrícola, Wind, Pastelaria Amorini, Tipografia Minerva, Padaria Eusébio, Mirror, Vantagem, Katijo, Vitalis, SportZone e Academia Nagim.

Premiados II na "Abertura" do CFV

Outra sequência dos premiados na cerimónia de abertura da natação vilacondense na passada sexta-feira (09/11/11). Foram entregues troféus, relativos aos que foram campeões nacionais, recordistas nacionais e ainda aos troféus CFV (recordes pessoais, evolução, assiduidade e super prémio gota dágua).

Premiados I na "Abertura" do CFV

Dando seguimento ao post sobre a cerimónia de abertura da nova época, neste, apresentamos fotografias dos nadadores premiados, em relação ao desempenho de 2010/11 (faltando um outro nadador por vários imperativos).

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Início de época para os Infantis

Começaram hoje os treinos dos Infantis do CFV, com um treino na piscina de Mindelo. Após umas merecidas férias, foi com bastante entusiasmo que os Infantis recomeçaram a preparação desportiva para esta nova época. A primeira prova, Torneio de Preparação, é já no dia 16 de Outubro, nas piscinas do Clube Fluvial Portuense. Esta semana realizam mais dois treinos no parque de jogos (3ªf e 5ªf) e dois treinos na piscina de Mindelo (4ªf e 6ªf), das 18.30 às 19.45h. O Natflu deseja boa época a todos.

Geração Francisco Sá Carneiro

Não tendo este post uma ligação directa à natação, tem-no contudo ao país e sobretudo à nova geração duma sociedade que se encontra num momento particularmente díficil, dado estar "sufocada", quanto à possibilidade de ter alguma estabilidade no futuro. O problema agudiza-se quando não se vislumbra o timing (será 1 ano, serão 10?) onde este processo irreversível, baterá no fundo e recomeçará um ciclo novo, próspero, evolutivo, confiante e que dê esperança num outro futuro, que não o actual. Então o caminho que muitos começam a vislumbrar, é rumo ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, na procura de uma via de saída para um local mais apelativo. Muitos jovens têm saído, via Erasmus e depois vão-se fidelizando nessas paragens. Outros vão ter com colegas e familiares que já se encontram estabelecidos lá fora e começam também eles a terem sucesso. Outros há, que vão sem nenhuma orientação, recorrendo-se apenas das suas capacidades e também conseguem vingar. Apelidamos de Geração Francisco Sá Carneiro, por analogia com a Geração Galeão, brasileira, que nos anos 80, sem perspectivas naquelas paragens, "invadiu" o nosso país na procura de melhor vida. Hoje no Brasil, passados mais de 20 anos, tudo está diferente para melhor e os que para cá emigraram, estão voltando ao seu país natal. É assim um ciclo da vida, pois nós como seres humanos, temos a grande capacidade de auto-renovação da matéria viva. Saibamos utilizá-la bem neste período crítico em tudo o que nos diz respeito, mesmo no desportivo!

domingo, 11 de setembro de 2011

Catarina "obrigada" a desistir hoje no Alqueva

Ana Catarina Monteiro, viu-se impossibilitada de realizar a Travessia do Alqueva devido a uma situação invulgar. Após a partida da prova de 5km, onde era uma das sérias candidatas à vitória final e enquanto o pelotão (masc e fem) ia na chamada "molhada", alguém agarrou-se ao seu fato de banho, rasgando-o literalmente, passando a ser mais uma toalha, do que uma peça de vestuário. Encontrando-se nessa situação desconfortável, parou e inevitavelmente teve de desistir desta prova. De facto, há situações na Alta Competição que não são controláveis, podendo acontecer a qualquer um, que se encontre numa disputa competitiva. Para a semana, Catarina e Cassandra estarão na Travessia do Challenge em Abrantes.

Exames médicos para 9 nadadores no dia 17/09

Um grupo de nadadores CFV irá realizar os habituais exames médicos já no próximo Sábado dia 17/09, a partir das 9h na clínica CMEP, no complexo de piscinas do CFP, na Foz, Porto. João Pedro Santos, Pedro Bessa, José Pedro Baptista e Marcelo Pereira irão lá ter. Do tribunal de Vila do Conde, pelas 8h30, saíem o Fábio Pereira, Nuno Santos, João Vilela, Paulo Silva e Carlos Pais. Agradecemos desde já a colaboração de todos. Dois outros grupos irão nos Sábados seguintes, ficando os restantes (mais de 100 nadadores), para  Vila do Conde, como habitualmente, sendo avisados brevemente. Entretanto, já podem ir fazendo as inscrições para a época 2011/12 no posto náutico.

sábado, 10 de setembro de 2011

Exemplo de como perspectivar o futuro numa modalidade

Interessante sem dúvida (pela pertinência do tema e do momento), a entrevista dada hoje pelo Dr. Jorge Araújo ao jornal A Bola, na qualidade de Presidente da AG da Federação Portuguesa de Basquetebol. Ilustre treinador de basquetebol e actualmente consultor de coaching e desenvolvimento pessoal, Jorge Araújo não teve "papas na língua", a tecer considerações sobre o desenvolvimento da sua modalidade, mesmo fazendo parte dos orgãos sociais da FPB. Deu a entender que se deverá lutar contra aqueles que pretendam manter uma rotina num projecto esgotado. Assim, acha que a FPB deveria estar a pensar num novo ciclo olímpico, considerando que a actual selecção nacional já deveria ser composta, por elementos mais novos. Considera ainda o mesmo relativamente à contratação do seleccionador que esteve com Portugal apenas para o CE. Para ele, o facto de em 40 países, Portugal ter descido do 27º  lugar para 30º não foi positivo, só o sendo, quando se conseguir colocar o país na 1ª metade (até ao 20º lugar). Para além destas críticas construtivas, entende entre outras, que se deverá alterar o modelo competitivo dos mais jovens, reestruturar os centros de alto rendimento, aperfeiçoar o sistema de transferências dos mais jovens, defendo os seus clubes, promover uma conjugação de esforços com os clubes, atletas, treinadores, dirigentes e árbitros, etc.. Ora aqui está um expert na matéria, fazendo uma antevisão do que deverá ser o TPCde quem dirige.

Cassandra vencedora Junior na Travessia de Oeiras

Cassandra Oliveira, nadadora CFV, acabou de participar na Travessia de Oeiras, num percurso de 4,5km, na marginal junto ao Tejo, com organização da ANL e CMO. Em contacto com o nosso blog mal acabou de competir, a nadadora referiu que a prova lhe tinha corrido muito bem, tendo sido a vencedora Junior e logo a seguir à 1ª classificada absoluta (senior), portanto 2ª absoluta. De referir ainda que a Cassandra nesta época já participou no Campeonato Europeu Junior de AA. Parabéns Cassandra! Amanhã a Catarina Monteiro estará presente na Travessia do Alqueva. Para a próxima semana, as 2 nadadoras CFV, estarão na Travessia do Challenge.

Meia centena no 1º arranque da época da natação CFV

Nesta 6ªf pelas 18h30 no bar das piscinas municipais de Vila do Conde, deu-se o arranque para a nova época da natação vilacondense, no que diz respeito aos Juvenis, Jun/Sen, Masters, Grupo absoluto B e Natação adaptada. Com mais de 50 nadadores presentes à chamada começou-se com uma breve reunião entre o grupo todo e a equipa técnica, seguindo-se uma cerimónia com a presença de pais, familiares e amigos, onde se apresentou a realidade da época 2010/11, os objectivos para 2011/12, terminando-se com a entrega de prémios aos nadadores mais representativos desta época. Amanhã, da parte da tarde, terá lugar a apresentação dos restantes grupos (Pré, Cadetes e Infantis) no auditório municipal. Listagem dos premiados: 8 campeões nacionais e recordistas nacionais: Fábio Pereira, Marta Marinho, Pedro Silva, Mário Costa, Miguel Coelho, Sónia Vilar, Henrique Neiva e Paula Martins. 9 campeões nacionais: Paulo Silva, Ana Catarina Monteiro, Rita Laezza, João Pedro Santos, João Costa, Ana Gomes, Ana Teixeira, Cassandra Oliveira e Diana Guimarães. Prémio assiduidade: Luciana Tomi. Prémio recordes pessoais: João Gondar. Prémio troféu evolução: Ana C. Monteiro. Super-prémio gota d’agua: Filipe Ramos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Travessias: Cassandra em Oeiras e Catarina no Alqueva

Neste fim-de-semana teremos 2 nadadoras CFV envolvidas em 2 travessias, já tradicionais no nosso panorama desportivo de Águas Abertas. Enquanto Cassandra Oliveira estará neste Sábado na Travessia de Oeiras, Ana Catarina Monteiro estará no Domingo na travessia do Alqueva. Desejamos desde já as maiores felicidades para as 2 nadadoras nestas travessias.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Para quando 1000 (MIL) Pódios Nacionais CFV?

Nestes últimos 16 anos (dos 25 da natação CFV), os nadadores vilacondenses alcançaram 812 pódios nacionais e 309 títulos nacionais, através de um pouco mais de 80 nadadores, dos quais 50, foram ainda recordistas nacionais. Para quando chegarem aos 1000 (MIL) pódios nacionais? A nossa expectativa será para daqui a 2 anos, com base no andamento até ao momento. Para um clube, numa cidade com menos de 50.000 habitantes (1 décimo do Porto) e com 150 nadadores federados (30 em 1990 e 80 em 2000), acaba por ser um marco relevante e significativo.