sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Férias, sinal de (in)actividade fisica?


Normalmente quando os atletas se encontram de férias escolares e desportivas, entendem essa situação como um relaxe total, ficando inactivos durante mais de 1 mês, o que convenhamos, não será nada positivo para o arranque de uma nova época. Por um lado sentem dificuldades para entrarem nos ritmos e volumes de nado a que estavam habituados; por outro lado perdem sensibilidade técnica num meio tão específico como é a água; finalmente a inactividade, leva a um aumento de peso, o qual se torna difícil depois recuperar. Felizmente que alguns nadadores realizaram travessias durante o Agosto, tendo ainda outras em Setembro. Para tal acertamos um plano de preparação, realizando treinos de água com alguma regularidade. Sabemos ainda, que outros nadadores têm realizado uma preparação mais caseira, através de outras actividades de contraste.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um método simples de quantificação do excesso de peso, podendo correlacionar-se com outras doenças associadas. Basta dividir o peso corporal, pela altura ao quadrado (até numa folha excel é fácil utilizar a fórmula). A classificação Normal, vai de 18 a 25 (um desportista deverá situar-se até ao meio, 20 a 21). Um pré-obeso, situa-se entre 25 e 30 e um obeso daí para cima, tendo um risco muito elevado de doenças associadas. Vamos ver como encontramos a generalidade dos nossos nadadores a partir de 4 de Setembro. (fotos do site msn.com)

16 comentários:

Anónimo disse...

eheh! alguns pelo que conheço vai ser bonito vê-los a correr e a nadar!

Anónimo disse...

para ambos os sexos ? ou existem diferenças?

Anónimo disse...

Apartir de que idade se pode utilizar esta formula?

Anónimo disse...

Vamos ver quanto(a)s estão axima dos 21 de IMC!!! Aposto que + de 5 atletas

team leader disse...

O que foi apontado no post é uma referência para um estado adulto (nunca em termos absolutos e definitivos). Para os femininos, pode ser um IMC mais elevado (1 ponto) até ao final da puberdade e depois nivelar-se gradualmente pelos masc. Há 1 tabela de referência para os + jovens e considera-se na Zona Saudável de Aptidão Física da seguinte forma: 10-12 anos: M (16-22)e F (17-24); 13-15 anos: M (17-25) e F (18-25); 16-18 anos: M (19-27) e F (18-27)

Anónimo disse...

vamos lá ppl mostrar essa forma no início de setembro. vamos ver se não será preciso mandar boias pa alguns na água e se aguentam 1 volta à pista a correr!

Anónimo disse...

E a altura em relação á idade ?

team leader disse...

há 1 tabela de percentil (50, 75, 90, 95)em relação ao crescimento (até davam isso nos centros de saúde enquanto bebés).É uma relação de percentil entre idade, e o peso e outra entre a idade e a altura. Por ex um jovem masc com 12 anos com 1,50 de altura tá no percentil 50 (média)e se tiver 40kg também tá no percentil 50. Quando se tem um percentil de 95, prevê-se que seja em adulto um ser bastante alto.

Anónimo disse...

porque que os atletas do grupo b trinao com a restante equipa em setembro e depois nunca mais. Qual é a diferença?

team leader disse...

Simplesmente porque em SET não há ainda piscina em VC e ficam mais enquadrados com os + velhos do que com INF ou CAD ou sozinhos

Anónimo disse...

Bronzeadinhos voltal eles e elas de certeza! esperemos que também venham "secos" e não com muitos "hematomas" como dizia o Malato em relação ao seu excesso de peso.

Anónimo disse...

este ppl trata-se e ciuda-se bem, à excepção de alguns que se esquecem e embarcam numas "touradas".

Hugo Rocha disse...

É por isso que eu ando na natação...
pa perder a minha barriginha!!!

Anónimo disse...

como se calcula massa gorda e massa muscular ?

Anónimo disse...

Bem que precisas Rochinha. Isso já deve pesar na água !!

Anónimo disse...

De certeza que bronzeados estão, com mais alguns kilinhos tambem, mas não são todos. Há quem se cuide!!!