quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A nova ordem mundial na natação

Numa breve reflexão sobre a natação mundial, poderemos afirmar que existe uma nova ordem mundial após este último ano, espaço em que tiveram lugar as 2 maiores competições do planeta: JO e CM. Foi a era da tecnologia exterior (fatos de banho), dado que a nível interior (metodologia do treino etc.) pouco ou nada se alterou. Foi um ano de recorde dos recordes, com 174 recordes do mundo (43 deles em Roma). Por outro lado e comparando as grandes potências mundiais, notou-se um maior equilíbrio, deixando de existir uma soberania quase imperial dos EUA e AUS. Apareceram muitos mais países nas finais, até com pódios, situação quase impensável no ciclo olímpico anterior. A Alemanha e Itália reapareceram, a Dinamarca e o Brasil começam a afirmar-se entre outros e notou-se uma queda da Polónia, França, Holanda, Austrália (deixou de ser a 2º no medalheiro, por troca com a Alemanha) e mesmo dos EUA (baixaram de 36 medalhas para 22, com metade das de ouro conquistadas em 2007). Portugal neste contexto global, não decepcionou, embora se apontasse para mais. Tivemos 4 RN e 4 posições nos 20 primeiros (novo posicionamento para meias finais). O problema é que avançamos a uma velocidade inferior à de outros países do grupo da frente. Temos já estruturas, recursos técnicos, talentos etc; falta-nos contudo o profissionalismo, ou seja, ter a possibilidade dos nadadores estarem disponíveis para se dedicarem exclusivamente ao treino e recuperação, não tendo de dispersar energias e concentração noutros afazeres. Este deverá ser o caminho para uma velocidade maior na evolução, dado até ao escalão junior, conseguirmos estar equilibrados com demais países e a partir daí eles distanciarem-se.

6 comentários:

Anónimo disse...

Vários nadadores de nacionalidades pouco conhecidos na natação tiveram notariedade porque estão nos USA a treinarem por períodos largos sem fazerem mais nada (Zimbabue, Kenia, Trinidade Tobado, Ilhas qq coisa) e mesmo muitos brasileiros que fazem estágios durante 6 meses fora da sua terra

Anónimo disse...

Para alem de tudo isto, sabem o que falta aos nadadores portugueses ? CONDICAO FISICA, SABEM O QUE E ? Uma das coisas que nao e trabalhada com rigor no neste pais, e quando digo pais digo cfv, e que, a meu ver, nos coloca em desvantagem, clara desvantagem em relacao aos outros.

Deem uma olhada nos 8 finalistas dos 100 livres no mundial de Roma. Talvez isto nos deixe pensativos

Idade-Altura-Peso-Envergadura-Tamanho do Pe

Lyndon Ferns (RSA) 25a. 187cm. 87kgr. 190cm. 43
Brent Hayden (CAN) 25a. 193cm. 86kgr. 196cm. 48
Stefan Nystrand (SWE) 26a. 191cm. 95kgr. 195cm. 43
Alain Bernard (FRA) 26a. 196cm. 88kgr. 205cm. 46
Cesar Cielo (BRA) 22a. 193cm. 88kgr. 214cm. 48
Nicolas Oliveira (BRA) 21a. 192cm. 94kgr. 208cm. 46
David Walters (USA) 21a. 188cm. 97kgr. - - --
Frederick Bousquet (FRA)28a. 188cm. 86kgr. 204cm. 44

Estao a pensar o mesmo que eu ? Qualquer nadador portugues ao lado de um deste nao passa de uma mera mosca.

Um pouco menos de treino de agua aqui no cfv e umas boas horas de ginasio e trabalho geral nao fazia mal a ninguem.

Cumprimentos de quem vos quer bem.

team manager disse...

Tem grande parte de razão o 12.52; contudo não esquecer que são homens com média de idade 24 anos (já maduros) e c/ altura de média 1.91 (aqui não tem nada a ver c/ teino em seco, mas condições genéticas). Por outro lado para treino físico é preciso disponibilidade de mais horas, de local apropriado, sem descurar o treino de água. Não concordo em tirar ao treino de água, mas sim arranjar condições e vontade p/ o treino em seco. E neste capíyulo já começamos a ter alguns nadadores com vontade própria p/ realizarem sessões mesmo noutros locais. É pena o sector fem ainda se "cortar" muito.

Anónimo disse...

Acho tambem que devia-mos apostar, e muito, no treino psicologico, pois e uma das fraquezas da grande maioria dos nadadores(ate os nadadores de top mundial muitas vezes veem as suas performances afectadas devido a este aspecto). Assim como partidas, rendicoes e todos esses pormenores. Num desporto discutido ao centesimo de segundo, muitas vezes nao ha espaco para errar. Tudo conta, a propria nutricao (e quando digo nutricao nao me refiro inteiramente a suplementos, porque uma alimentacao equilibrada compensa a maior parte deles)e um aspecto que devemos ter em conta.
Tudo bem que Portugal nao e o pais maravilha no que diz respeito ha natacao, mas muita coisa podia ser melhorada.

Anonimo 12.52
7 agosto

Alberto Ribeiro disse...

Ora aqui está, uma temática muito interessante e já com algumas opiniões expressas de muito valor.
No entanto, e independentemente das várias situações relatadas (e que concordo inteiramente) para mim
o principal problema e obíce, é a falta de planificação dos nossos governantes, no sentido de proporcionarem meios de interligação entre a escola e a
prática da natação ao mais alto nível.
Esta modalidade em Portugal, se levada a sério, não dá garantias de futuro, e ninguém no seu perfeito juízo abdica duma carreira profissional sólida, em troca duma total incerteza, quanto ao futuro.
Estamos a falar de atletas totalmente profissionais, ao contrário dos nossos, completamente amadores!
Agora, que em pequenos pormenores e detalhes, podemos efectivamente melhorar e evoluir, nomeadamente:
no treino físico planeado fora de água; nas partidas; nas viragens e até nas chegadas!
Penso aliás, que com o bom treino dos nossos atletas (já plenamente provado) podemos atingir elevadas melhorias, nomeadamente em alguns(mas) atletas, se trabalharmos os factores, acima referidos.

Anónimo disse...

Sr Alberto Ribeiro,

concordo plenamente com o que disse. Nenhum atleta prescinde de uma carreira profissional para apostar numa incerteza para o futuro.
Mas acho que num país com a nossa dimensão isto difilcimente mudará. E sabe porquê? Se os nadadores não são só nadadores (uns estudantes, outros trabalham), por outro lado também não há treinadores só treinadores (normalmente são professores).

É esta a nossa realidade no que diz respeito à natação e temos que tentar sempre fazer melhor com ela.

Saudações,
MF