terça-feira, 18 de agosto de 2009

Frequentadores de Piscinas - que cuidados?

Num inquérito realizado pela Water Quality Health Council a 1000 frequentadores de piscinas nos EUA, através de um estudo controlado por um corpo científico e experts do American Chemistry Council, concluiu-se que: 1 em cada 5 (17%), dos inquiridos, admitiu ter urinado numa piscina; 1 em cada 3 (34%), saltou para dentro de uma piscina sem tomar banho prévio; e também, apenas 1 em cada 3 (34%), pensa que a água das piscinas são higiénicas, não deixando contudo de as frequentar.
Resta acrescentar que a urina, suor e os cremes, contêm nitrogénios, os quais, permitem elevar o cloro livre; a água nestas condições, ingerida involuntariamente pelos utentes, pode causar danos e doenças. Mesmo quando os níveis do cloro estejam em ordem, há outras situações que poderão causar doenças (cryptosforidim), uma cloramina resistente aos microorganismos que causam a diarreia. O Ph da água deverá encontrar-se entre os seguintes valores. 7,2~7,8.
Não sendo nenhum alarme e olhando para a realidade nacional, devemos lavar-nos previamente, sempre que utilizamos uma piscina, procurando não levar no corpo, cremes, pinturas, etc, para bem da saúde pública. Mesmo os nadadores de competição, que treinam bi-diariamente, para além do exemplo, para as restantes pessoas, devem procurar manter estes níveis de higiene pessoal.

1 comentário:

Anónimo disse...

vejam lá se passam pelo duxe antes de entrar na piscina e nada de xixis dentro da água.