domingo, 30 de agosto de 2009

Corunha: 4 nadadores = 4 pódios (2 Vencedores Abs)

Neste Domingo mais 4 nadadores vilacondenses estiveram presentes na Travessia de St Amaro na Corunha, Espanha. Hugo Ribeiro em masculinos e Soraia Ribeiro em femininos foram os grandes vencedores absolutos. Contudo Ana Catarina Monteiro e Cassandra Oliveira, apesar de estarem a dar os primeiros passos neste tipo de provas, também alcançaram pódios, tendo a Catarina ficado em 2º na sua categoria e Cassandra em 3º na sua categoria. Paralelamente à travessia, realizou-se na piscina do clube organizador, uma estafeta australiana (sprints a eliminar nadadores a cada prova), na qual, o Hugo ficou em 2º e a Soraia em 1º. Parabéns a estes 4 nadadores e um agradecimento especial aos pais de todos os nadadores Vilacondenses, que têm transportado durante todo este Verão os seus filhos às variadas travessias no nosso país e em Espanha (Galiza). Os nadadores ocupam bem o seu tempo (treinando e competindo), ganham prestígio, prémios e preparam-se excelentemente para a nova época. É assim o espírito no nosso clube. Felizmente!

sábado, 29 de agosto de 2009

Queimadela: 1-2-3, CFV mais uma vez... com Espirito Colectivo


Realizou-se hoje de manhã mais uma edição da Travessia da Queimadela (Fafe) da ANNP, onde o CFV esteve representado por 8 nadadores. No percurso de INF (1000m), Mário Carvalho, voltou a mostrar a sua apetência para este tipo de provas, terminando no pódio em 2º lugar. No sector de ABS e numa distância de 5km, o pódio masculino foi totalmente CFV, com Fábio Pereira como vencedor, Marcelo Pereira em 2º Igor Carvalho em 3º e Tiago Campos em 11º. No sector feminino, a vencedora ABS foi Soraia Ribeiro, com Ana Catarina Monteiro em 4º e Cassandra Oliveira (ainda uma estreante nestas andanças em 11º). Colectivamente (masc + fem) o CFV foi o grande Vencedor, (1º nos masc e 2º nos fem). Parabéns a este grupo de nadadores vilacondenses, não só pelas suas prestações individuais, mas sobretudo, pelo sentido colectivo de grupo, uma vez que para a classificação colectiva final tinham de pontuar (terminar) 3 masc + 3 fem). Por outro lado o vilacondense Hugo Ribeiro, não esteve presente nesta travessia, dado ter competido à mesma hora na Travessia do Porto Santo (Madeira), na procura de consolidar a sua brilhante classificação até ao momento no CNAA da FPN; assim acabou há pouco tempo a sua participação, com um excelente 2º lugar absoluto, logo atrás do olímpico Arseny do SAD.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Férias, sinal de (in)actividade fisica?


Normalmente quando os atletas se encontram de férias escolares e desportivas, entendem essa situação como um relaxe total, ficando inactivos durante mais de 1 mês, o que convenhamos, não será nada positivo para o arranque de uma nova época. Por um lado sentem dificuldades para entrarem nos ritmos e volumes de nado a que estavam habituados; por outro lado perdem sensibilidade técnica num meio tão específico como é a água; finalmente a inactividade, leva a um aumento de peso, o qual se torna difícil depois recuperar. Felizmente que alguns nadadores realizaram travessias durante o Agosto, tendo ainda outras em Setembro. Para tal acertamos um plano de preparação, realizando treinos de água com alguma regularidade. Sabemos ainda, que outros nadadores têm realizado uma preparação mais caseira, através de outras actividades de contraste.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um método simples de quantificação do excesso de peso, podendo correlacionar-se com outras doenças associadas. Basta dividir o peso corporal, pela altura ao quadrado (até numa folha excel é fácil utilizar a fórmula). A classificação Normal, vai de 18 a 25 (um desportista deverá situar-se até ao meio, 20 a 21). Um pré-obeso, situa-se entre 25 e 30 e um obeso daí para cima, tendo um risco muito elevado de doenças associadas. Vamos ver como encontramos a generalidade dos nossos nadadores a partir de 4 de Setembro. (fotos do site msn.com)

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O CFV na disputa dos Campeonatos Nacionais e CNAA

Esta época 2008/09 ainda a decorrer, nomeadamente na vertente de Águas Abertas, terá o CFV representado: no Campeonato Nacional dos 10km no dia 5 de Setembro em Castelo do Bode (Aldeia do Mato); no dia seguinte, a 6 de Setembro, nesse mesmo local, um trio do CFV irá disputar o Campeonato Nacional por Equipas (5km); e finalmente, na semana seguinte, no dia 13 de Setembro, no Grande Lago do Alqueva, o CFV irá estar representado no Campeonato Nacional dos 5km. Paralelamente a estas participações em Campeonatos Nacionais, vários nadadores do CFV estão a disputar o Circuito Nacional de AA, faltando ainda algumas etapas. Hugo Ribeiro encontra-se até ao momento bem posicionado na classificação geral. O NatFlu deseja aos nadadores vilacondenses, as maiores felicidades para estas competições acima referidas, tendo parte destes nadadores, realizado durante este mês uma preparação regular com treinos em piscina e travessias na nossa costa, bem como em Espanha.

domingo, 23 de agosto de 2009

Vilacondenses em alta nas Rias Baixas da Galiza

O CFV esteve de novo este fim-de-semana em franca actividade nas Águas Abertas. No Sábado, na Travessia do concelho de A Pobra do Caraminal (Galiza), participaram os irmãos Ribeiro, tendo o Hugo sido o vencedor indiscutível absoluto, com a Soraia a alcançar o 3º lugar na sua categoria feminina.
Já hoje de manhã na famosa Travessia da Ria de Vigo, desde a praia de Moana até à marina do Real Club Nautico de Vigo, numa distância de 3700m entre as 2 margens, Hugo Ribeiro foi 2º absoluto (abaixo do recorde anterior da prova) e Fábio Pereira 4º; no sector feminino Soraia foi novamente 3ª (também abaixo do recorde da prova). Mais 4 pódios vilacondenses por águas espanholas. Parabéns aos 3 nadadores participantes. Para a semana, o Vilacondense irá estar representado no Sabado, na Travessia da Queimadela em Fafe e no CNAA em Porto Santo e no Domingo, na de St Amaro na Corunha.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O CFV em números (alguns dados estatísticos) parte 3

Para terminar o post relativo a dados estatísticos CFV: sabiam que os técnicos da secção de natação do CFV, estiveram envolvidos durante 190 dias nesta época, em competições / ou estágios, ao serviço do clube ou das selecções;
Sabiam que a assiduidade média do grupo principal foi de 82%, com 37% dos nadadores acima dos 90% de assiduidade?
Sabiam que 75% desse grupo, ou seja, 3 em cada 4, participou em campeonatos nacionais?
Sabiam que as fontes energéticas foram trabalhadas de uma forma global, 94% no domínio aeróbio e 6% no domínio anaeróbio?
Relativamente aos Infantis, sabiam que 15 nadadores (58%), participaram no Torneio Zonal? E que 11 nadadores (55%), participaram no Campeonato Nacional?
Sabiam que realizaram 250 treinos, com um volume total de 1000km, média de 4km por unidade de treino?
Relativamente aos Cadetes, sabiam que cerca de 20% participaram nos estágios da ANNP e que o grupo aumentou em cerca de 50% o seu recrutamento, tendo por base a escola de natação da Tainha, outras na periferia e o Training Camp do CFV?

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O CFV em números (alguns dados estatísticos) parte 2

Sabiam que os nadadores do CFV nesta época foram inscritos em 5410 provas, com mais de 2500 recordes pessoais obtidos?
Sabiam que o clube participou em 72 competições ao longo da época (7 países), o que dá uma média de mais de 1 deslocação por fim-de-semana, tendo sido utilizados 1820 lanches / águas durante as provas?
Sabiam que o volume de treino anual do grupo principal, correspondeu a 2.000km, com 377 unidades de treino de água e mais de 100 em seco?
Sabiam que nesta época o CFV teve 18 nadadores campeões nacionais (51 títulos) e 14 nadadores recordistas nacionais (25 recordes nacionais)?
Sabiam que o Rui Maia (JUV) foi o vencedor do troféu assiduidade com 2 faltas e 315 treinos efectuados? e que a Ana Gomes (INF) foi a vencedora do troféu evolução e do troféu recordes pessoais?

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O CFV em números (alguns dados estatísticos) parte 1

Sabiam que o CFV a partir de 1995/96 (últimos 14 anos), nos Campeonatos Nacionais de Clubes, a equipa feminina fora campeã da 2ª divisão, subindo à 1ª em 1995/96, descendo entretanto à 2ª passado 1 ano e voltando a subir novamente em 2007/08, para alcançar a sua melhor classificação de sempre (5º) nesta época agora terminada? por outro lado, em masculinos foram campeões da 2ª divisão em 1999/00, subiram à 1ª e nestes últimos 5 anos, tiveram sempre no pódio com 3 títulos de campeão (04/05, 07/08 e 08/09), 1 vez em 2º e 1 vez em 3º. Aliás em termos de clube, esteve sempre na 1ª divisão durante estes 14 anos.
Sabiam que no período inicialmente abordado, 55 nadadores do CFV foram campeões nacionais, 40 foram recordistas nacionais e 23 foram à selecção nacional?
Sabiam que nesta época, o CFV teve 7 nadadores na Alta Competição? (maior nº de sempre).
Sabiam que os nadadores vilacondenses estiveram nestes 14 anos, no pódio nacional por 616 vezes, alcançando 233 títulos de campeão nacional?
Sabiam que dos cerca de 70 nadadores em 1998/99, o CFV passou para o dobro (140) dez anos depois?

Frequentadores de Piscinas - que cuidados?

Num inquérito realizado pela Water Quality Health Council a 1000 frequentadores de piscinas nos EUA, através de um estudo controlado por um corpo científico e experts do American Chemistry Council, concluiu-se que: 1 em cada 5 (17%), dos inquiridos, admitiu ter urinado numa piscina; 1 em cada 3 (34%), saltou para dentro de uma piscina sem tomar banho prévio; e também, apenas 1 em cada 3 (34%), pensa que a água das piscinas são higiénicas, não deixando contudo de as frequentar.
Resta acrescentar que a urina, suor e os cremes, contêm nitrogénios, os quais, permitem elevar o cloro livre; a água nestas condições, ingerida involuntariamente pelos utentes, pode causar danos e doenças. Mesmo quando os níveis do cloro estejam em ordem, há outras situações que poderão causar doenças (cryptosforidim), uma cloramina resistente aos microorganismos que causam a diarreia. O Ph da água deverá encontrar-se entre os seguintes valores. 7,2~7,8.
Não sendo nenhum alarme e olhando para a realidade nacional, devemos lavar-nos previamente, sempre que utilizamos uma piscina, procurando não levar no corpo, cremes, pinturas, etc, para bem da saúde pública. Mesmo os nadadores de competição, que treinam bi-diariamente, para além do exemplo, para as restantes pessoas, devem procurar manter estes níveis de higiene pessoal.

domingo, 16 de agosto de 2009

Vilacondenses vencem no Atlântico (Galiza e S.Martinho Porto)

Mais um fim-de-semana ocupado por alguns nadadores vilacondenses em travessias por terras de Galiza e em S. Martinho do Porto. Ontem de manhã no concelho de Boiro, Hugo Ribeiro foi 3º abs, Igor Carvalho 7º, Mario Carvalho (Inf e irmão do Igor) 7º e Soraia Ribeiro 1ª (3ª abs). Não perderam tempo e da parte da tarde, participaram no concelho vizinho da Riveira, onde Hugo voltou a ser 3ºabs , Soraia venceu novamente (2ª abs), Igor foi 5º e Mário Carvalho venceu o seu grupo. Participaram nestas 2 travessias, 1 olímpico em Pequim, 1 mundialista em Roma e 3 internacionais espanhóis. Hoje de manhã, os irmãos Ribeiro participaram na travessia de A Veiga (Ourense), tendo Hugo sido o vencedor abs e Soraia 2ª. De notar o brilhante comportamento e adaptação a este tipo de provas por parte de Mário Carvalho (INF), estreante 8 dias antes em Sanxenxo, demonstrando um excelente final de época, fruto da sua meritória evolução ao longo do ano. Finalmente Ana Catarina Monteiro venceu na travessia de S. Martinho do Porto. Em resumo, 8 pódios, com 5 vitórias. Para além do valor e gosto individual de alguns dos nossos nadadores, pela participação neste tipo de provas, também acabam por realizar um excelente trabalho técnico-fisico de pré-época, facilitando a entrada e entrega ao trabalho geral em Setembro.

sábado, 15 de agosto de 2009

CFV - passado, presente e futuro com sucesso

A natação do CFV nos seus 25 anos de existencia, foi crescendo sempre na procura do sucesso desportivo e na formação social dos seus nadadores. Sempre foi assim e será, esta onda de sucesso crescente. Melhor que abordar em texto, servem as imagens para demonstrar esta nossa perspectiva. Começemos pela imagem central em baixo: reparem no ar feliz destes nadadores, que apesar de não terem disponível um equipamento todo uniformizado (5 tshirts diferentes), empunhavam o cachecol CFV com muito amor. Reparem no pilar do lado direito com folhas A4 relativas ao desempenho dos nadadores nesse campeonato. Hoje estes 8 nadadores, são todos formados e excelentes profissionais. Na foto da direita em baixo, a juntar ao feito da medalha de bronze de Neiva no CEJ (outra medalha a este nível só mesmo a do Pedro Silva na imagem central superior), correspondeu todo o grupo CFV, recebendo-o no aeroporto com a dignidade e o companheirismo próprios daquele momento. A imagem superior do lado direito, demonstra o que é , o acreditar, o querer, a atitude e a confiança, sendo que 4 conseguem melhor que 1. É a imagem do verdadeiro espírito de equipa, na conquista de vários objectivos naquele momento agonístico. Passemos à imagem inferior esquerda: actualmente o CFV soube adaptar-se às exigências da modalidade nas suas várias vertentes, deixando de ser um pequeno grupo, para passar a um extenso conjunto e com sinais de sucesso em vários campos (natação pura desportiva, natação adaptada, águas abertas, masters, etc, chegando a 140 nadadores federados na actualidade). A última imagem, no campo superior esquerdo, reforça o que acabamos de dizer, sendo essa nova força do CFV (Pré e Cad) o garante do futuro do clube. Só nestas idades de formação estão quase metade dos nossos nadadores, vindos do training-camp, da Tainha e de outros locais na periferia; tudo isto sem o CFV possuir piscina própria. É obra! De TODOS!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Masters CFV 2008/09

A secção de Masters do CFV, passou de 1 nadador, pioneiro e Campeão Mundial (Pedro Silva), para 12 nadadores federados, tendo alcançado 37 títulos nacionais e 19 recordes nacionais. Participaram nos 2 campeonatos nacionais, nos torneios da ANNP em Fafe, da EDV e dos Pimpões, para além da recente presença no Open de Espanha / Campeonato Nacional com 2 lugares de pódio (medalhas de prata e bronze). Treinam normalmente de manha, na Póvoa de Varzim, com o grupo principal das 7h40 às 9h10, sendo praticamente todos licenciados e exercendo as suas profissões em diversas áreas (ensino, engenharia, arquitectura, clínica e comercial), na Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Porto e Barcelona. Deste grupo, 2 deles (Pedro e Vasco), fazem parte da equipa principal, a qual alcançou títulos nacionais absolutos, recordes nacionais absolutos e o título nacional de clubes da 1ª divisão. Para o próximo ano, o 1º reforço, passa a ser o Henrique Neiva, também nadador e assistente técnico do grupo principal.
Na foto da esquerda para a direita, em cima: Bruno Pontes, Mário Costa, Ricardo Zamith, Vasco Lopes, Pedro Silva e Miguel Coelho; no 1º plano: Carla Moreira e Inês Aleixo (que além de Master é a técnica de Diana Guimarães). Faltam Miguel Esteves, Ana M Oliveira, Lucilia Penteado e Catarina Guimarães.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Sponsors da Natação CFV em 2008/09

Nesta época agora terminada, é justo fazermos uma referência especial, aqueles que de uma forma directa ou indirecta, nos permitiram ir mais longe, levando mais nadadores a meetings, a torneios, arranjando determinados equipamentos, permitindo apoios pontuais para se tirar mais rendimento em nadadores mais evoluídos, etc. etc. No topo desses apoios, está o mais institucional, a Autarquia de Vila do Conde, desde o 1º momento atenta ao que se vai fazendo e sempre com a necessária compreensão à nossa evolução. Segue-se um apoio directo a todo o CFV, através do Crédito Agrícola e depois os apoios diversos, garantidos nos últimos tempos, suporte para outros voos desta secção. Não podemos deixar ainda de referir, o apoio incondicional de pais de nadadores e mesmo nadadores, que se têm disponibilizado para transportar nadadores a competições, sempre que existam limitações de transportes na programação de uma determinada deslocação. O nosso agradecimento aqui expresso, junto da comunidade CFV, esperando por uma continuidade desses apoios na época prestes a iniciar-se e caso novos sponsors pretendam associar-se à natação vilacondense, o grupo todo antecipadamente agradece.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Calendário Nacional e Internacional 20092010


Segue-se uma calendarização do que já está estabelecido, quanto às competições nacionais e internacionais para 2009/10, bem como os 2 torneios do CFV:
Campeonatos Absolutos (JN-SN) Portugal PC 04-06/12/2009 Leiria
Campeonatos Europeus PC 10-13/12/2009 Istambul, Turquia
Campeonatos Nacionais Clubes (1ª) 19-20/12/2009 St Ant Cavaleiros (Loures)
C. Inverno Masters 30-31/01/2010 ARNN
Torneio Zonal INF 05-07/03/2010 Braga
Campeonatos Nacionais Juvenis 12-14/03/2010 Rio Maior
MultiNations JV-JN 26-28/03/2010 ?
Campeonato Nacional JN-SN 16-18/04/2010 Coimbra
Campeonato Nacional Masters 26-27/06/2010 Reguengos Monsaraz
Campeonato Europeu JUN 15-18/07/2010 Helsinquia, Finlandia
Campeonato Nacional INF 23-25/07/2010 Porto
Campeonatos Abs Portugal 29-31/07 e 01/08/2010 Aveiro
Campeonato Europeu Abs 09-15/08/2010 Budapeste, Hungria
Campeonato Mundo Masters 31/07/ a 06/08/ 2010 Gotemburgo, Suécia
Torneios CFV: Cidade Vila do Conde 27/02/2010 e Técnicas Simultâneas 25/04/2010

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Pós Pequim e Roma nas observações técnicas

Nos JO de Pequim 2008, atingiram-se números nunca antes previstos: 25 recordes mundiais, 66 recordes olímpicos e mais de 1000 recordes continentais e nacionais. A natação foi o desporto dos JO, assim como Michael Phelps foi o atleta desses Jogos. De certeza que os nadadores e treinadores, que assistiram aos JO, voltaram para os treinos mais animados, com planos e sonhos para as suas equipas. Dito e feito. Na época seguinte, em 2008/09, agora terminada, caiu uma centena de recordes mundiais; só nos CM em Roma bateram-se mais 43 RM, nas 2 semanas seguintes após Roma, várias competições foram realizadas e mais de 1 dezena de RM foram alcançados, quer em curta, quer em longa, durante este mês de Agosto. Esta nova ordem na natação mundial, apesar de ter sido muito à custa da tecnologia dos fatos de banho, também teve o contributo de outros detalhes técnicos:
1) PARTIDAS (track start): A proporção é cada vez maior, agora que é permitido ter tacos de apoio para os pés, ajustados a cada nadador. São poucos os que ainda executam a saída com 2 pés à frente.
2) FATOS DE BANHO: Os bodysuits evoluíram muito de Pequim até Roma, tendo a FINA, decidido acabar literalmente com esses modelos e voltar aos antigos, sem contudo se poder comprovar cientificamente, que os ditos modelos proporcionassem mais propulsão; efectivamente ajudam muito, contudo esses ganhos, variam de técnica, para técnica e de nadador para nadador.
3) NADAR OS 50 LIVRES SEM RESPIRAR: O trabalho de hipoxia aumentou nos treinos e principalmente a capacidade de manter um bom padrão de nado sem a técnica ser afectada pela falta de oxigénio.
4) NADAR NA LINHA D’ÁGUA : Queres ter sucesso em natação? Então nada em stream line. Nadadores de mariposa que sobem ou descem demais, nadadores de bruços que cometem o mesmo erro, nadadores de costas ou crawl que têm os quadris muito baixos na água estão condenados a ficar para trás.

5) RECUPERAÇÃO DE BRUÇOS ACELERADA: A aceleração de recuperação nas suas braçadas tem sido determinante, combinando com a projecção de seus corpo dando uma nova perspectiva para o nado.
6) QUEM NÃO FOR BOM NO NADO SUBAQUÁTICO FICA PARA TRÁS (5º estilo): O trabalho subaquático nas saídas e viragens é uma evolução da natação moderna e sendo realizada com eficácia, dá grande vantagem sobre os adversários. A consistência deste tipo de trabalho, deve ser feito durante as séries médias e longas no treino e não somente durante o trabalho específico de partidas e viragens.
7) FUNDISTAS JÁ SÓ NADAM COM PERNADAS DE 6 TEMPOS (5º estilo): Os finalistas dos 1500 e dos 800 (masc e fem), nadaram com pernada de seis tempos.
8) 400 LIVRES – A PROVA DO NEGATIVE SPLIT (DOBRAR A PROVA): Foram nadados de forma negativa, pela grande maioria dos finalistas. É uma tendência mundial e serve como base para os treinadores e nadadores, ajustarem os seus programas de trabalho.
9) RESPOSTA DO CORPO À FORMA COMO NOS PREPARAMOS: Atletas do mundo inteiro modificaram seus esquemas de treino, seus horários de competições, suas rotinas diárias para ajustar o corpo a alcançar a melhor performance possível nas finais “estreantes” de Pequim e com resultados positivos
.(adaptação da Bestswimming)

domingo, 9 de agosto de 2009

4 Vilacondenses bem posicionados na Travessia de Viana

Ao mesmo tempo que hoje alguns nadadores do CFV participavam na travessia de Vigo, ligeiramente mais a Sul, concretamente em Viana do Castelo, outros nadadores do CFV, participavam na etapa do Circuito Nacional Águas Abertas e na prova promoção. Assim Hugo Ribeiro, liderou sempre a travessia de 3km, sendo batido mesmo em cima da meta por 3 outros nadadores. Face ao desgaste de ter andado sempre na "cabeça" do pelotão, acabou por ficar em 4º lugar a apenas 3 segundos do vencedor. Marcelo Pereira, realizou um excelente percurso, tendo ficado em 7º lugar. Na prova promoção de 1,5km, o Juvenil Rui Maia foi 3º e a Junior Ana Monteiro 2º. Parabéns a todos os presentes e para a semana teremos 2 travessias na Galiza, no dia 15 e uma a 16, estando inscritos os 6 nadadores vilacondenses do CNAA.

Mancha vencedora CFV estende-se de Sanxenxo a Vigo


A mancha vilacondense estendeu-se de ontem para hoje, de Sanxenxo para Vigo, levando a que Fábio Pereira e Soraia Ribeiro vencessem categoricamente a Travessia do Real Club Nautico de Vigo / El Corte Ingles (2km), respectivamente em masculinos e femininos absolutos, tendo ainda Igor Carvalho ficado em 2º lugar, logo atrás do seu colega Fábio. Brilhante prestação do CFV, com 3 atletas e 3 pódios absolutos, tendo no final recebido vales valiosos de El Corte Ingles. Outros seus colegas à mesma hora competiam em Viana do Castelo numa etapa do CNAA (Hugo Ribeiro e Marcelo Pereira), numa distância de 3km, participando ainda Ana Monteiro e Rui Maia na prova promoção de 1,5km. Daremos mais info sobre esta prova logo que haja a divulgação de resultados oficiais.

sábado, 8 de agosto de 2009

Mancha Vilacondense na Travessia de Sanxenxo

Decorreu hoje na famosa praia de Silgar em Sanxenxo, a travessia do clube Galayco de Pontevedra, tendo participado certa de uma vintena de vilacondenses entre perto de 300 participantes. Estavam reunidas todas as condições para uma excelente competição, com um tempo convidativo, um mar calmo e muitos veraneantes. No grupo masculino de absolutos, assistiu-se a uma luta até ao final dos 2km de prova, entre Molina (Madrid), Fábio Pereira e Hugo Ribeiro, separados apenas por 3 segundos cada, fechando o pódio por esta ordem. Neste grupo Igor Carvalho foi 4º e Mário Rodrigues 7º, todos premiados. No sector feminino, Soraia Ribeiro foi 1ª no seu grupo. No grupo G3 masculinos, destaque para Mário Carvalho em 4º lugar e Carlos Cabral em 7º, ambos também premiados. Classificaram-se ainda: Tiago Campos 10º G1, Vasco Lopes 12º G1, Rui Maia 11º G2, Diogo Ramos 14º G2, André Garcia 9º G3, Mário Azevedo 16º G3. Na prova de 1km populares, Daniel Marinho foi 4º e Mok 5º. No final, todos estavam satisfeitos, dado o espírito próprio deste tipo de evento e pelo desafio que foi, esta 1ª travessia para grande parte dos jovens vilacondenses presentes. Seguiu-se um excelente dia de praia e de convívio, entre os nadadores e seus familiares presentes. Parabéns a todos. (fotografia do site do clube organizador)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A nova ordem mundial na natação

Numa breve reflexão sobre a natação mundial, poderemos afirmar que existe uma nova ordem mundial após este último ano, espaço em que tiveram lugar as 2 maiores competições do planeta: JO e CM. Foi a era da tecnologia exterior (fatos de banho), dado que a nível interior (metodologia do treino etc.) pouco ou nada se alterou. Foi um ano de recorde dos recordes, com 174 recordes do mundo (43 deles em Roma). Por outro lado e comparando as grandes potências mundiais, notou-se um maior equilíbrio, deixando de existir uma soberania quase imperial dos EUA e AUS. Apareceram muitos mais países nas finais, até com pódios, situação quase impensável no ciclo olímpico anterior. A Alemanha e Itália reapareceram, a Dinamarca e o Brasil começam a afirmar-se entre outros e notou-se uma queda da Polónia, França, Holanda, Austrália (deixou de ser a 2º no medalheiro, por troca com a Alemanha) e mesmo dos EUA (baixaram de 36 medalhas para 22, com metade das de ouro conquistadas em 2007). Portugal neste contexto global, não decepcionou, embora se apontasse para mais. Tivemos 4 RN e 4 posições nos 20 primeiros (novo posicionamento para meias finais). O problema é que avançamos a uma velocidade inferior à de outros países do grupo da frente. Temos já estruturas, recursos técnicos, talentos etc; falta-nos contudo o profissionalismo, ou seja, ter a possibilidade dos nadadores estarem disponíveis para se dedicarem exclusivamente ao treino e recuperação, não tendo de dispersar energias e concentração noutros afazeres. Este deverá ser o caminho para uma velocidade maior na evolução, dado até ao escalão junior, conseguirmos estar equilibrados com demais países e a partir daí eles distanciarem-se.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sucesso no III Training Camp 2009 Natação CFV

Terminou o III Training Camp de Natação do CFV, realizado nas piscinas municipais de Vila do Conde, na 2ª quinzena do mês de Julho, com a participação de cerca de 50 jovens nadadores do CFV e Tainha. Foram 6 sessões muito animadas ao longo destes 15 dias, com uma excelente dinâmica de aprendizagem e contacto directo com nomes referenciais da natação vilacondense, nomeadamente: Carla Moreira, Fábio Pereira, Vasco Lopes, Ana Catarina Monteiro, Claudia Monteiro, Henrique Neiva, Hugo Ribeiro, Soraia Ribeiro, Ricardo Silva e Miguel Santos. A equipa técnica esteve toda envolvida na preparação e execução desta acção. Este ano os participantes, para além do habitual diploma, receberam uma T-Shirt amarela Training Camp CFV (obra dos pais do nosso nadador Mário Rodrigues). Para o próximo ano, está-se a ponderar a realização do IV TC, com um formato diferente (2 ou 3 sessões, com múltiplas actividades ao longo do dia). Em jeito de memória, a actual nadadora Ana Gomes, a caminho de Juvenil (medalhada nestes nacionais de INF), foi seleccionada para o CFV durante o 1º TC 2007, logo, só estando na competição há 2 anos, nem passando sequer pelo grupo de CAD. Parabéns a todos.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Troféus Natação CFV 2008/09

Terminada a época desportiva 2008/09, no balanço final dos vários troféus internos, temos como vencedores absolutos, os seguintes nadadores: Troféu Recordes Pessoais: Ana Gomes INF 1996 (69 recordes pessoais). Troféu Evolução: Ana Gomes INF 1996 (2522 pontos). Troféu Assiduidade: Rui Maia JUV 1993 (99,4% 2 faltas e 315 treinos efectuados). Troféu Gota D´Água: Ana Gomes INF 1996 (1+1+2=4). Parabéns a estes jovens nadadores que mais se destacaram nos parâmetros fundamentais do treino, perspectivando-se uma excelente carreira desportiva, atestada pelos pódios correspondentes nestes últimos Campeonatos Nacionais referentes a cada um deles.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Irmãos Ribeiro no pódio em A Guarda e Sines

Os nadadores Hugo Ribeiro e Soraia Ribeiro participaram neste último fim-de-semana, nas travessias de A Guarda (Galiza, Espanha) e de Sines, alcançando sempre resultados de pódio absolutos. O Hugo venceu em Espanha e ficou em 2º em Sines, enquanto sua irmã, alcançou em ambas as travessias o 3º lugar. Este Sábado promete, dado termos cerca de 20 vilacondenses a participarem na famosa travessia da praia de Sanxenxo, organizada pelo Clube Galaico de Pontevedra. No dia seguinte, Domingo, teremos a de Vigo El Corte Ingles, estando inscritos os 6 nadadores participantes no Circuito Nacional de AA. Se mais algum pretender participar, contacte directamente com o CFV (Tonas). Para além de um óptimo ponto de encontro entre todo o grupo, nesta famosa praia, têm ainda a possibilidade de realizarem um bom treino no mar e trazerem "uns trocos" para comprarem "recuerdos".

domingo, 2 de agosto de 2009

Miguel / Prata e Vasco / Bronze no Open Espanha Master

Terminou da melhor forma a época de natação do CFV em piscina (a partir daqui teremos várias travessias), com a participação de Vasco Lopes e Miguel Coelho, no Open / Campeonato Nacional de Espanha de Masters, que se realizou neste fim-de-semana na piscina olímpica M-86 em Madrid. Ontem Miguel Coelho foi 2º nos 200E (Medalha de Prata) com 2.27.42. Hoje de manhã foi 10º nos 50C com 32.30 e 18º nos 50L com 27.02. Por sua vez, Vasco Lopes, nadou hoje os 50L, com o tempo de 25.08, conquistando o 3º lugar (Medalha de Bronze). Parabéns aos nossos 2 Masters representantes do CFV nesta competição máxima espanhola.