Vai realizar-se um mini triatlo no próximo Domingo na Póvoa de Varzim, onde estão inscritos vários nadadores vilacondenses, sobretudo do grupo Master. Pedro Silva (Master do CFV, campeão mundial), foi convidado para fazer uma estafeta com outros 2 nomes importantes do ciclismo e atletismo. Podem concorrer individualmente, ou seja, cada um terá de fazer os 3 percursos (natação, ciclismo e corrida), ou por estafeta, fazendo um segmento, cada um dos 3 participantes por equipa. A saída começa com a natação na piscina VL, seguindo-se o ciclismo e a corrida ao longo da marginal. Começa ainda neste fim de semana uma série longa de meetings e outras competições, onde os nadadores vilacondenses irão tentar variadíssimos objectivos para terminarem a época da melhor forma (Coimbra p50, Loulé p50, Coimbra p25, Fafe p25, Pontevedra p50, MareNostrum: Canet/Monaco p50, Porto p50, Famalicão p50, isto só no mês de Junho).quinta-feira, 28 de maio de 2009
Diversos
Vai realizar-se um mini triatlo no próximo Domingo na Póvoa de Varzim, onde estão inscritos vários nadadores vilacondenses, sobretudo do grupo Master. Pedro Silva (Master do CFV, campeão mundial), foi convidado para fazer uma estafeta com outros 2 nomes importantes do ciclismo e atletismo. Podem concorrer individualmente, ou seja, cada um terá de fazer os 3 percursos (natação, ciclismo e corrida), ou por estafeta, fazendo um segmento, cada um dos 3 participantes por equipa. A saída começa com a natação na piscina VL, seguindo-se o ciclismo e a corrida ao longo da marginal. Começa ainda neste fim de semana uma série longa de meetings e outras competições, onde os nadadores vilacondenses irão tentar variadíssimos objectivos para terminarem a época da melhor forma (Coimbra p50, Loulé p50, Coimbra p25, Fafe p25, Pontevedra p50, MareNostrum: Canet/Monaco p50, Porto p50, Famalicão p50, isto só no mês de Junho).terça-feira, 26 de maio de 2009
CFV em força para o Meeting de Coimbra
Um grupo absoluto do CFV composto por 17 nadadores, estará presente no Meeting de Coimbra, cada vez mais forte, contando este ano com cerca de 500 nadadores, espanhóis, italianos, australianos, brasileiros, americanos e claro portugueses! A partida está marcada para este Sábado às 6h45, com eliminatórias nos 2 dias pelas 9h30m e as finais (apenas "A" para os 8 melhores tempos) pelas 17h e 16h30 respectivamente. Pedro, Vasco, Fábio, Mário, Hugo, Igor, Marcelo, Miguel, João, Ricardo, Rui, Sara, Claudia, Soraia, Marta, Catarina e Rita irão tentar obter os melhores resultados neste momento de época, estando o conjunto no apronto final para esse objectivo. Equipamento a utilizar: Polo Centenário (Sab) e Mirror (Dom).
segunda-feira, 25 de maio de 2009
T Fundo - mais 1 desafio superado!
Acima de tudo, foi, certamente, um grande momento de aprendizagem, tanto no que diz respeito à condução da prova em si, bem como, no que toca à humildade e espírito de sacrifício a que, tanto a preparação como a consecução da prova obrigam. Apetece-nos, como é habitual, destacar aqueles que para nós mais se evidenciaram. E é com muita satisfação que podemos dizer que distinguir alguém foi muito difícil! Mesmo assim, nas meninas, a Rita Graça mostrou uma evolução estonteante, passando de uma atleta que no início da época mal aguentava os 400 livres, para outra que ataca os 800 com toda a garra e virtuosismo. Nos meninos, parece-nos fundamental referir a prestação do Ruben Morim. A seriedade, entrega e dedicação fazem dele um nadador referência entre nós, e esta prova foi uma demonstração disso mesmo. Antes de terminarmos, parece justo referir que contando com tempos finais e passagens foram batidos19 recordes pessoais, tendo participado 10 nadadores. Os nossos sinceros Parabéns a todos!!! Que esta coragem se mantenha!
Diana na selecção!
Para além desta repesentação, a Diana Guimarães está de novo convocada para representar as cores da selecção em Cadiz nos dias 27 e 28 de Junho, no Spanish National Swimming Championships Open Clubs Long Course.
Força Diana!!!
Site da competição em Berlim
domingo, 24 de maio de 2009
Report Ricardo Silva em França
Ricardo Silva, terminou há pouco a sua participação no Open Junior Francês com a presença na final C dos 200 bruços, realizando 2.32.47, tendo ficado a cerca de 1 segundo da sua melhor marca. Ainda não sendo um bom momento de forma, esta competição serviu como avaliação/controlo nesta altura da época, seguindo-se nas próximas semanas, vários meetings, sendo derradeiros momentos para obtenção de marcas, quer para as principais competições internacionais, quer mesmo para os campeonatos nacionais; assim estará presente no Meeting de Coimbra na próxima semana, uma equipa longa do CFV; na semana seguinte um grupo mais restrito estará no Meeting de Loulé, seguindo-se a participação de quase toda a equipa no Trial Meeting a 10 de Junho em Coimbra, terminando essa semana no dia 13, com uma equipa para o Meeting de Pontevedra e outra para o Meeting de Fafe (de manhã Masters e de tarde absolutos).
sábado, 23 de maio de 2009
Mensagem da Cila:
Obrigada.
Lucília Penteado (LP)"
Cá estaremos para te receber!
Ricardo Silva a meio do Open JUN Francês
O Ricardo Silva ao serviço da selecção nacional Junior, encontra-se em França a disputar o Open Junior daquele país, até ao final desta semana. Entrou 6f nos 50 bruços, tendo ficado em 28º com 31.67 e hoje aos 100 bruços ficou em 22º com 1.08.52. Terminará amanhã esta sua participação de controlo e avaliação com os 200 bruços, esperando-se uma prestação próxima do seu melhor nível. De referir que nesta competição já só admitiram (ao contrário de outros países, os quais vão permitindo o uso dos actuais modelos) fatos de banhos homologados de acordo com a reunião FINA de 19/5, a qual prevê uma nova reunião a 19/6 para acertos finais quanto à homologação definitiva dos referidos fatos.quarta-feira, 20 de maio de 2009
Muita tinta vai correr...
Ricardo Silva na Selecção Nacional em França
terça-feira, 19 de maio de 2009
Assim se fazem os Grandes Campeões
Publicada por SLB Swimmer em 16:17 0 comentários Hiperligações para esta mensagem
Porque é que Phelps é um virtuoso
É sem dúvida o melhor do mundo de todos os tempos! Apesar de ter capacidades excepcionais e de treinar muito, consegue tirar proveito da análise que faz de tudo o que lhe pode vir a dar vantagens sobre os outros, tendo ainda a capacidade superior de percepcionar rapidamente, qual a melhor solução, para cada momento das suas provas (lembram-se dos JO na final dos 100M?). Pois então, aponta-se (quem conheça o modo como nada) mais algumas situações que o tornam tão virtuoso: (i) nas suas viragens nos 200L, consegue obter uma velocidade igual à obtida pelos melhores sprinters de 50L; (ii) quando bateu o RM dos 400E em 2002, saiu no final do 3º percurso, 13mts debaixo de água; (iii) nos CM 2007, na final dos 200L, aos 150, só tinha 0,33 de avanço sobre o Peter VDH; contudo, saiu no final da viragem um corpo à frente, terminando com 2",42 de avanço (esteve 4",54 debaixo de água); (iv) tem um corpo talhado para estes exercícios natatórios, nomeadamente, potência para as viragens (8 ondulações, 4 lateralmente e 4 ventralmente), associado a um grande volume aeróbio, grande flexibilidade e coordenação (trajectória missil na altura de emergir, não perdendo velocidade), realizando as suas viragens a 1,5mts abaixo da superfície (evitando turbulências).
segunda-feira, 18 de maio de 2009
33º Aniversário E D Viana
domingo, 17 de maio de 2009
Masters voltam a impressionar na estreia do Mário
Os Masters continuam imparáveis! Hoje em Viana do Castelo no Torneio de Masters da EDV, 10 provas, 10 vitórias individuais. Catarina Guimarães 1º 50L (30.76) e 1ª 50M (34.53); Carla Moreira 1ª 100B (1.25.56) e 1ª 100L (1.11.20); Bruno Pontes 1º 50M (28.80) e 1º 100L (1.03.74); Miguel Coelho 1º 100E (1.08.39) e 1º 100B (1.18.80) e finalmente na sua estreia, Mário Costa 1º 50L (26.68) e 1º 100L (1.00.25). Próximos encontros: T. ANNP em Fafe a 13/6, seguido do Campeonato Nacional a 20-21/6 em Coimbra. Parabéns e continuem com esses treinos matinais!
3º Torneio Interno CFV
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Qual o melhor fato?
LZR – SPEEDO : O traje é o mais tecnológico e o que mais investimento foi feito na sua produção. A Speedo através do laboratório Aqualab contou com a ajuda das pesquisas da NASA no sentido de desenvolver o melhor traje do mercado. Foi a grande coqueluche dos Jogos Olímpicos e do ano de 2008. O traje foi responsável por pelo menos 75% dos 108 recordes mundiais batidos na temporada passada. Vantagens do LZR: (i) É o traje que tem melhor ajuste no corpo entre todos do mercado; (ii) Sua compressão também é a mais expressiva; (iii) É um dos mais leves do mercado. Desvantagens do LZR: (i) É o traje de menor durabilidade do mercado. (ii) Sua flutuabilidade também é apenas regular. X-GLIDE - ARENA : O traje nem aprovado foi ainda e já está a ser usado por aí. O produto é uma completa reformulação dos anteriores R-Evolution e R-Evenge da Arena. Tem placas de poliuretano incrementando a sua flutuabilidade. É mais um que utiliza a tecnologia da empresa Yamamoto de Hong Kong que produz o mesmo material para vários trajes que estão no mercado. Vantagens do X-GLIDE: (i) Flutuabilidade incrementada; (ii) Ajuste e compressão ao corpo bem melhor do que as versões anteriores da Arena. Desvantagens do X-GLIDE: (i) Teoricamente ainda é ilegal nadar com ele. (ii) Segundo vários nadadores russos, o traje é perfeito para os 50 mas entra água na viragem. TITAN – TYR: Outro traje que contou com a tecnologia da Yamamoto de Hong Kong. Vantagens do TITAN: (i) Boa flutuabilidade. Desvantagens do TITAN: O próprio Amaury Leveaux, atleta da TYR diz que o traje é inferior ao Jaked e o X-Glide. J01 – JAKED: Um engenheiro italiano queria desenhar um novo traje para seus filhos, criando um novo conceito de traje, todo emborrachado, coberto por uma camada fina de Poliuretano e que foi sensação em 2009, apesar de ter sido lançado em 2008, entretanto, sem grandes resultados (pelo efeito excepcional do LZR). Vantagens do J01: (i) Flutuabilidade nota máxima; (ii) Compressão muito boa. (iii) Alinhamento do corpo perfeita. Desvantagens do J01: (i) Já se sabe, que o traje será proibido em 2010; (ii) É o mais complicado de ser vestido (30 minutos ou mais; (iii) Sua camada de poliuretano é bem leve e qualquer risco pode destruir o traje em minutos. NERO COMP – Blueseventy: O Blueseventy foi criado para os triathlons e chegou à natação após a empresa assinar um contrato de patrocínio com a FINA para os Circuitos de Águas Abertas. Pela sua constituição, é identificado como mais indicado para as provas de bruços e mariposa e para nadadores mais pesados. Vantagens do Nero Comp: (i) É o produto de maior durabilidade; (ii) A Blueseventy garante que o traje será legal em 2010; (iii) Fácil de ser vestido. Desvantagens do Nero Comp: (i) Tem uma boa durabilidade, mas um pequeno furo destrói o traje por completo. CYCLONE – DIANA : A mudança veio no final do ano com uma nova versão, Cyclone que começa a ganhar espaço aos poucos, apesar de ainda não ter ganho a dimensão do marketing por conta disso. Vantagens do Cyclone: (i) Os produtos Diana sempre tem um bom design e desenhos atrativo, (ii) O produto tem boa durabilidade. Desvantagens do Cyclone: (i) O fato de não ter nenhum super resultado anexado ao produto diminui o interesse do mercado; (ii) Embora citado em sua especificação, os dados de flutuabilidade são contestados. E os outros: Ainda existem mais uma dezena de trajes no mercado. Nomes como Descende, Mizuno, Asics, Adidas, Rocket Science, Turbo etc. (Adaptado do Artigo original da Bestswimming)
Só se pode usar 1 Fato de Banho em competição
Segundo a regulamentação da FINA, válida até dia 31 de Dezembro de 2009, os fatos de banho deverão obedecer aos seguintes critérios: 1. O modelo não poderá ser ofensivo à moral e aos costumes. 2. Não deverá cobrir o pescoço e ultrapassar a linha dos ombros e dos tornozelos. 3. Deverão ter uma peça apenas para homem. Poderão ser duas peças para mulher, uma cobrindo a parte de cima do corpo e a outra para a parte de baixo. Outros itens cobrindo o corpo, sem fazer parte do fato de banho estão proibidos. 4. O material usado não poderá colocar a saúde do nadador em risco. 5. O material usado deverá ter a espessura máxima de 1 mm. Está especificado que esta espessura não se aplica a costuras ou zippers para que atuem de forma funcional e suas espessuras resultem de suas funções naturais. 6. O traje não deve ter o poder de flutuação acima de 1 Newton. 7. O material deve ser achatado e regular. Não poderá apresentar formas e estruturas, fora de padrão, como escalas. Quando usado, o material deverá seguir a forma do corpo. 8. Nenhuma aplicação extraordinária poderá ser adicionada ao material. Para evitar dúvidas, a impregnação não está sujeita à limitação e a pintura poderá ser aplicada com motivos em espessura habitual e regular. 9. Diferentes materiais poderão ser usados num mesmo traje. 10. Nos acabamentos, as costuras deverão ser funcionais e não criar formas externas. 11. O traje não deverá incluir elementos ou sistemas que possam criar um efeito adicional de ar na água (tubos, canais,etc.) durante o uso. 12. Os artigos desportivos os quais incluam quaisquer sistemas de estimulação ou influência externa, incluindo redução da dor, liberação de substância química ou médica e eletro-estimulação são proibidas. 13. Todos os modelos aprovados deverão ser confeccionados sob uma forma idêntica (nenhuma modificação/variação dos modelos submetidos à aprovação). 14. De acordo com a Regulamentação da FINA sobre fatos de banho, o nadador(a) somente poderá utilizar UM traje durante as competições oficiais (nada por baixo do fato de banho). quarta-feira, 13 de maio de 2009
Fim de Semana: Todos os Grupos em Acção
terça-feira, 12 de maio de 2009
Jornal Espelho de Água
Já se encontra à venda o Espelho d'Água, a tão ilustre revista dos nadadores do CFV. Esta edição é um pouco diferente das anteriores, uma vez que faz a compilação de duas épocas ( a actual e a anterior) assim como se verifica um aumento de qualidade, visto incluir notícias referentes à Pré-competição, aos Masters e à natação adaptada. Vimos por este meio agradecer a todas as pessoas que participaram e que tornaram a sua elaboração possível. Um agradecimento especial para o senhor Alberto Santos (Tipografia Minerva) que uma vez mais se disponibilizou a ajudar, dedicando parte do seu tempo, paciência e trabalho, e sem os quais a publicação desta edição (e anteriores) não seria possível.Para comprar, dirige-te ao teu treinador, ou então pede o teu pelo natflu.
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Campeonatos Universitários