quarta-feira, 20 de maio de 2009

Muita tinta vai correr...

Foram 348 trajes submetidos por 21 fábricas de trajes que a FINA recebeu no dia 31 de março. Todos estes 348 trajes foram submetidos a testes no Instituto de Tecnlogia e Ciência na Suiça onde foram identificados aqueles que não estavam dentro das regulamentações determinadas pela FINA em março na reunião do Dubai. Ontem, aconteceu a reunião com as comissões e os resultados foram apresentados. A lista dos trajes aprovados e banidos saiu hoje. 348 trajes submetidos, 202 aprovados, 146 reprovados. 21 empresas submeteram seus trajes e 17 tiveram seus trajes ou parte deles aprovados. A Blueseventy teve todos os seus trajes reprovados. A empresa Jaked teve o J001 reprovado. Porém, uma versão mais light J003 foi aprovada. O novo Arena, X-Glide que teve o recorde mundial com Alain Bernard nos 100 livre e Yulia Efimova nos 50 peito foi reprovado.

18 comentários:

NatFlu disse...

Algumas dúvidas pertinentes...
Quanto a Blueseventy vai gastar para indenizar a todos os compradores que vão devolver seus trajes nos Estados Unidos?
E os recordes batidos pelos trajes banidos, valem ou não valem?
E agora, quem nadou de Jaked vai conseguir repetir os tempos?
Será que a Blueseventy ainda vai patrocinar o Circuito de Águas Abertas da FINA?
Alguma empresa vai recompensar o investimento das famílias dos atletas?

Anónimo disse...

Toda esta situação demonstra a desorganização e as influências existentes das marcas no seio da FINA, que manietam e provocam todas estas "cambalhotas de posições", sem terem a noção das consequências das mesmas.
Não ponho em causa, quais os fatos que respeitam ou violam as regras (pois não sou especialista na matéria), no entanto é INCONCEBÍVEL que a FINA autorize a comercialização de qualquer fato, sem o mesmo ter sido homologado por ela!!!
Qualquer tomada de posição, relativamente a esta ou outra situação, deve ser tomada no início da época desportiva e nunca a meio da mesma!
Quais as atitudes a tomar, em relação aos INÙMEROS Recordes Mundiais, Europeus, Nacionais, Regionais,etc obtidos com alguns dos fatos supostamente agora proibidos! Proibe-se ... e está tudo resolvido???? Não brinquem com a natação, pois tomar certas atitudes é fácil, o problema é não arcar com as consequências das mesmas, ou os "supostos infractores" vão ficar com a glória e a rirem-se de toda esta situação.
Tenham a coragem de assumir atitudes, que têm que ir muito para além, da não aprovação de alguns fatos.
Também estive a ler a notícia no site da FINA, e não vislumbrei qualquer data de início desta normativa, e como em qualquer instituição judicial, há um período de recurso, que tenho a certeza que vai ser utilizado por algumas marcas, que de repente deparam-se com avultados prejuízos comerciais. Imaginem, que determinada marca recorria e ganhava, a FINA (caso já tivesse proibido a utilização desse fato) teria que pagar uma pesada INDEMNIZAÇÂO.
Até lá, muita água ainda vai correr ...

Anónimo disse...

Não esquecer ainda que o Ciclone da Diana também foi reprovdo!!!

Anónimo disse...

Porquê que foram todos menos o LZR? hmmmmm suspeito heim? Quanto pagou a speedo?

Anónimo disse...

comigo ia tudo de tanga!

não havia problemas e estavam
todos em pé de igualdade

Anónimo disse...

comigo ia tudo de tanga também! os fatos colocam os atletas em desigualdade económica e social.
não é justo!!!!

Anónimo disse...

Os rankings dos mais novos deveriam estar por escalões.Neste momento os masc. estão separados (cadetes e infantis) e os fem. estão misturados.cumps.

Anónimo disse...

os rankings não podem ser feitos por nós, ms pelo próprio programa informatico que está formatado para tal. Ms dá para ver ferfeitmente por anos de nasc.

Anónimo disse...

os fatos são apenas proibidos para o mundial de roma! atenção ao que se publica natflu :) em qualquer outra prova, até 31/12 é permitido usar

team manager disse...

Atenção ao que dizem em certos comments! apenas são válidos mesmo aqui em Portugal, a partir desta última decisão da FINA os fatos homologados até ao momento! POR segue as determinações FINA e os clubes/meetings/provas reg e nac têm de ir por esse caminho; vejam o comunicado que saiui agora da AAC (Meet Coimbra)

Anónimo disse...

Onde está isso escrito???
Ainda ontem saiu o ultimo comunicado da FPN e nada refere sobre esta situação!
A AAC, foi apenas e somente mal aconselhada por alguns elementos que se aperceberam que podiam ganhar algum vedetismo e protagonismo, tendo-se precipitado e deste modo, caso não rectifique rapidamente essa posição absurda, instalar um enorme clima de suspeição (ou alguém acredita que todos vão cumprir e os que não vão cumprir, vão ser apanhados???)
Pelos vistos nesse Meeting, os intervenientes, em vez de se preocuparem com o evento de Natação, vão estar a filmar e a observar com mil olhos todos os atletas, no sentido de descobrirem os supostos fraudulentos!
Se esta situação se mantiver, mais uma vez demonstramos que conseguimos estar no topo da europa e do mundo, pois 3 das federações mais importantes desta modalidade, já tomaram uma posição sensata, de aguardarem com serenidade as evoluções e decisões finais desta novela, para então concretizarem-nas. E também que uma simples organização dum torneio se sobrepõe às directrizes da federação nacional!!
Afinal quem é que manda?

Anónimo disse...

II Meeting Coimbra / XXI Torneio Internacional da "Queima das Fitas"Fatos.O regulamento do torneio (ponto 1.1) rege-se pelo regulamento geral da Federação Portuguesa de Natação a qual segue as normas da FINA. Como tal, serão válidos todos os fatos de banho que estejam aprovados pela FINA.
Quem nadar com os não homologados sujeita-se às penalizações inerentes previstas (desclassif e consequente não validação do tempo).Decisão da Comissão FINA
Lista de fatos homologados pela Fina. Actualizado em Quinta, 21 Maio 2009 17:36
Como se pode ver aqui está! Se a FINA homologou, as FED têm de por em prática e por aí abaixo.Ainda agora este fds em FRA já estão a seguir isso!

team manager disse...

22/05: O que está acontecendo no mundo da natação após a decisão da FINA (Ste Bestswiming)
Postado por: pussi Comentar
* A Itália foi o primeiro país a anunciar que não irá adotar a lista divulgada pela FINA e já anunciou de forma oficial que todos os trajes estão liberados para o Campeonato Nacional que começa na próxima semana em Pescara, última seletiva de formação para a seleção que vai ao Mundial de Roma.

* A França, já com a seleção definida, foi a primeira a adotar a lista imediatamente. Em vigor já neste final de semana, todas as competições só estão sendo utilizados os trajes que fazem parte da lista divulgada pela FINA.

* Os Estados Unidos não vão fazer nada até a reunião da diretoria técnica que acontece no final deste mês. Até lá, todas as competições estão sendo disputadas com todos os trajes liberados.

* A Holanda realiza o seu Campeonato Nacional a partir da próxima semana e já anunciou que não irá seguir as recentes normas divulgadas pela FINA.

* A CBDA passou a orientação para todas as federações de que todos os trajes seguem liberados até segunda ordem. A única orientação é de que não sejam utilizados dois trajes pelos atletas.

* A Grã-Bretanha ao que tudo indica irá colocar em prática a nova regra dos trajes somente a partir do dia 1o de setembro, ou seja, na próxima temporada competitiva.

* O Campeonato Alemão Júnior, seletiva para o Europeu da categoria, está em andamento e todos os trajes estão sendo utilizados.

* O Japão já anunciou que irá manter todos os recordes nacionais batidos no Campeonato Nacional e na disputa do Duel in The Pool há duas semanas com a Austrália onde vários recordes foram batidos com tempos em trajes que estão na lista dos proibidos pela FINA.

A TRAJÉdia continua!

Anónimo disse...

Afinal não são só 3, mas muitas mais federações e organismos internacionais. Uma pequena correcção, a Federação Francesa de Natação anunciou precisamente o contrário em comunicado, mas pelos vistos nesse torneio, os organizadores adoptaram o contrário (exactamente como em Portugal, em que a FPN nada anunciou e a organização do Meeting de Coimbra quis ganhar protagonismo).
Deste modo, constata-se a CREDIBILIDADE do orgão que gere os designios da Natação Mundial (FINA), pois se fosse verdade que publicou alguma determinação, acham que as inúmeras federações pelo mundo fora, iam de ânimo leve não ligar a essa determinação, sob pena de sofrerem as consequências!
Isto faz-me lembrar, a celeuma da pernada de golfinho nas viragens de bruços, em que alguns árbitros portugueses seguiam a regra da FINA e outros as decisões tomadas por orgãos influentes da natação, em determinado colóquio!
Quais vão ser as PENALIZAÇÕES para todas essas federações???
Nenhumas ... porque não HÁ nenhum comunicado/circular da FINA onde refira a desaprovação das APROVAÇÕES do DUBAI, somente uma noticia reforçando determinadas aprovações (pois nem sequer refere os nomes dos fatos não aprovados, nem dos sujeitos a alterações) sujeitas aos 30 dias para apresentação dos recursos!!
Em que pé de igualdade, vão ser disputadas as competições, com toda esta trapalhada, sob pena de mais uma vez estarmos do lado dos que sempre são prejudicados.
Caso se mantenha esta posição absurda nas provas portuguesas, estão somente a incentivar a participação (p/ quem tiver possibilidades) dos melhores nadadores portugueses, em competições nesses paises, de modo a estarem em pé de igualdade c/ esses nadadores!
É mais uma decisão da "Republica Portuguesa das Bananas"!

Anónimo disse...

Afinal, no Meeting Internacional de Lisboa pode-se usar e somente no de Coimbra não!!!!!!!
Mas então, as organizações dos torneios, à revelia da FPN, determinam as regras para cada prova??? Onde é que vivemos??? Para que servem os regulamentos???
Não há paciência para tanta estupidez!!!
Já chegava a trapalhada que a FINA criou, ainda temos a barafunda e incompetência portuguesa (cada um à sua maneira, c/ laivos de alguns iluminados)!!!

Anónimo disse...

já tá a correr mt tinta em todo o lado que é natação!

Anónimo disse...

este fds em Lx nadou-se com qq fato; parece que no proximo fds em Coimbra já n poderá ser assim em que é k ficamos? Deveriam por qq coisa cá fora pa tds saberem se sim ou sopas!

team manager disse...

JÁ SE PODE VOLTAR A NADAR COTUDO!
Por entender-mos não existir neste momento, por parte das entidades reguladoras da modalidade, nenhum regulamento que, inequivocamente, estipule o tipo de equipamento desportivo permitido e / ou proibido, entende a organização do II Meeting Cidade de Coimbra / XXI Torneio Internacional da "Queima das Fitas" não limitar a utilização de qualquer fato de banho para além das limitações expressamente impostas pelas regras da Natação Pura Desportiva em vigor. Sem mais de momento.
Pel'A Organização