quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Calendário Provas 2º Trimestre 0910

Próximas competições agendadas para Janeiro, Fevereiro, Março e Abril 2010:
09/01: T. C.N.Maia ABS; 16-17/01: T. 200 INF; 23/01: T. S.C.Braga CAD; 23-24/01: T. 200 JV-JN-SN; ?/01: 1ª Braçada PRE-CAD; 30-31/01: T. Nac Inv MASTERS;
06-07/02: Meet Póvoa ABS; 12-14/02: C.Reg. INF; 19-21/02: C.Reg. JUV; 27/02: T.CFV ABS-INF-Grupo B;
05-07/03: T. Zonal INF; 13/03: T. Tec Sim PRE-CAD; 12-14/03 C.Nac. JUV; 20-21/03: Torregri II CAD; 26-28/03 C.Reg. JN-SN;
10/04: Meet Ferrol ABS; 09-11/04: C.Nac. JN-SN; 11/04: KidSwim CAD-INF; 24/04: T.CNAC INF-JV-JN-SN; 25/04: 2ª Braçada: PRE-CAD; 25/04: T. CFV INF-ABS-Grupo B.

Ano Novo/Década Nova à Porta

Aproxima-se o final de mais um ano, assim como também o fim de uma década. Com o Ano Novo de 2010, igualmente uma nova década começa!
Alguns dos actuais nadadores do CFV, passaram mais de uma década neste clube, tendo feito todo o percurso da carreira desportiva, desde a Formação até ao escalão máximo (Sénior) e tendo mesmo chegado a Masters. Entram assim na 3ª década de vida no CFV, dado terem estado já na década de 90, passando toda a década de 2000 e entrando na nova década de 2010...É obra, merecendo o respeito e orgulho de todos nós. São estes os bons exemplos que fazem imagem de marca do Grupo! Parabéns.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Grande Subida no Ranking Nacional de Fundo (Juvenis)

A FPN divulgou o ranking nacional de Fundo desta época (1500L Masc/800L Fem + 400E), após as provas realizadas há cerca de 1 mês em todo o país. O nadador CFV melhor classificado é Carlos Cabral (JUV A) em 17º, com 1063 pontos (no ano passado ficara em 60º). Segue-se Mário Azevedo em 26º, com 999 pontos (ano passado ficara em 56º). Finalmente, Miguel Costa ficou em 33º, com 972 pontos. Colectivamente, o CFV ficou em 3º a nível nacional. Nos JUV B, aparece como melhor classificado CFV, o João Marafona em 34º, com 906 pontos (no ano passado ficara em 47º), seguido de João Costa em 45º, com 876 pontos (no ano passado ficara em 69º). Orlando Morim e Mário Carvalho tiveram uma infelicidade numa das provas, acabando assim, por o clube não apresentar 3 nadadores pontuáveis colectivamente. Já no sector Feminino, Ana Gomes subiu 50 lugares, ficando em 17º com 1045 pontos (no ano passado ficara em 67º). De relembrar que no ano passado os melhores Juvenis CFV foram, Rui Maia (23º) e Cassandra Oliveira (16ª). Parabéns pelos excelentes saltos, correspondentes a melhorias significativas nas marcas destas provas de fundo.

Fatos Voadores: permitidos nos Masters e AA?

Será mesmo verdade? A crer pela notícia de um blog brasileiro de Masters, parece verdade. E isto porquê? Precisamente porque esse blog, descreve um pedido de esclarecimento feito à FINA pela Associação Brasileira de Masters, na qual a resposta dada pelo responsável FINA, foi a de que os novos fatos apenas se aplicam à SW (Natação Pura); isto porque para a Fina existem várias modalidades aquáticas, cada uma com regras específicas (NPD-SW, AA-OWS, Masters-MSW, Polo Aquático-WP, Natação Sincronizada-SS, Saltos-D. Sendo assim, malta Master, toca a "derreter" os fatos proibidos/voadores, que ainda existam no mercado (próprios, emprestados, novos, ou en 2ª mão).

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Efeito do Treino nos Adultos (Masters)

Ao contrário do que se possa pensar, os nadadores masters fora de forma, ou iniciantes, podem melhorar com o treino e os seus níveis de progressão da força e capacidade aeróbia poderão ser semelhantes a atletas mais jovens. Um estudo clássico (Hagberg et al., 1989) demonstrou que um grupo de adultos entre os 70 e 79 anos de idade, teve uma resposta ao treino de mesmo modo que os atletas mais jovens. O estudo foi desenvolvido num período de 26 semanas, envolvendo o trabalho de potência aeróbia (A3) e força muscular. Os resultados demonstraram que melhoraram o consumo de oxigênio (A3) numa média de 22% e a força entre 9 a 18%. Os resultados obtidos neste estudo foram semelhantes aos encontrados por Evans et al., (1987) que verificaram um aumento no VO2Máx (A3) num grupo de adultos com idade entre os 24 e 28 anos e ainda num outro estudo de Brown et al., (1988), no qual indivíduos com idades entre 60 e 70 anos, depois de realizados vários testes, aumentaram a força entre 33 e 48% . O volume muscular cresceu em ambos os grupos sendo que a maior parte desse incremento ocorreu nas fibras musculares de contração rápida, que são as mesmas que hipotrofiam chegando até a desaparecer na maior parte das pessoas, durante o processo de envelhecimento (Maglsicho, 2003). Desta forma e perante os argumentos aqui descritos, o treino físico é uma óptima maneira de retardar os efeitos do envelhecimento. Já que manter o corpo activo durante toda a vida é um excelente remédio, então vamos nadar pessoal! (artigo adaptado de Joel Moraes Santos Junior . Blog Masters, Brasil)

domingo, 27 de dezembro de 2009

Balanço 1º Macrociclo 09/10

No final do 1º trimestre (macrociclo) da presente época, podemos classificar o seu decorrer como bastante positivo e até mesmo com perspectivas bastante animadoras, para que a restante temporada, possa ser considerada ao nível das melhores épocas do CFV. Começando pela formação, continuamos a ter uma captação constante, fazendo uma ligação muito valorizada para o grupo seguinte. Nos Cadetes, terminado o "afinado" Torregri, dispomos de 1 nadador, para o tradicional estágio da Annp. Nos Infantis, passado o 1º teste de Inverno, com resultados encorajadores, dispõe o CFV de 13 nadadores para o Zonal e de 4 para os Nacionais. No Grupo "B", nota-se uma fidelização permanente de todo o grupo, com a satisfação de algumas entradas novas. Nos Juvenis, para além do salto significativo que deram, temos 4 nadadores apurados individualmente para os Nacionais, fora as estafetas. Nos Jun/Sen, após 2 campeonatos nacionais (individuais e de clubes), o 1º com 19 presenças, alcançamos 1 recorde nacional, 47 finais e 10 pódios (com 2 títulos absolutos). No 2º, alcançamos pela 7ª vez consecutiva um lugar de pódio masculino (2º) e a manutenção em femininos. Este grupo, com muitos saltos qualitativos por parte de alguns nadadores, já leva 42 recordes absolutos do clube, venceu em masculinos os Torneios da Corunha e Speedo e encontra-se em 4º lugar na Taça de Portugal. Com várias chamadas à selecção nacional, alcançamos 2 recordes nacionais, tendo ainda 5 chamadas à selecção regional. Os Masters, tendo aumentado significativamente o nº de nadadores, estarão envolvidos no próximo mês no 1º grande momento. Finalmente na Natação Adaptada, mais uma nadadora na AC (7 em NPD), com elevadas expectativas nesta época. Face a este excelente início de época, será legítimo dar os parabéns a todos, inclusivé aos familiares e amigos da natação, que, contribuindo e apoiando, no dia a dia e durante as provas, mobilizaram-se na excelente organização da festa da natação neste mês.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Report - T. Regional infantis

No passado fim-de-semana, os Infantis do CFV estiveram presentes no Torneio Regional de Infantis, em Felgueiras. Todos os nadadores presentes estão de parabéns, tendo-se registado melhorias muito significativas (142 novos recordes pessoais!), bem como vários pódios (15), sendo de destacar o primeiro lugar do Paulo Silva, aos 100 Bruços, tal como vários nadadores a obterem TACs de participação para o Torneio Zonal (Paulo Silva, Nuno Santos, Carlos Pais, João Vilela, Ana Rosa Arteiro, João Fernandes, Rúben Morim, Filipe Ramos, Rui Cabral, Beatriz Vasconcelos, Beatriz Ribeiro, Cláudia Ribeiro e Ana Rita Graça). É também de registar os momentos de elevado espírito de equipa, boa-disposição e convívio entre todos os presentes nesta prova.
Mais resultados em http://www.annp.pt/provas0910/treginf/

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

É Natal e o 2010 está à porta


Mais um passo se deu nesta época e mais um Ano Novo nos "bate à porta"! Neste momento estamos num espírito Natalício e daqui a dias uma nova etapa para todos. Esperemos que seja com redobrado ânimo, motivação, atitude, espírito de grupo e sobretudo capacidade de superação, pois o que fizeram até ao momento assim o justifica. Pré, Cadetes e Grupo B, continuam a alinhar num trabalho e numa base de captação consistente. Infantis e Juvenis, com larga melhoria de marcas em relação à época anterior e com tac´s para Zonais e Nacionais, dando boas indicações para o futuro. Jun/Sen, até ao momento com 42 recordes absolutos do clube, 3 recordes nacionais, 2 títulos nacionais absolutos e muitos tac´s para os nacionais. Os nossos agradecimentos e votos de Boas Festas e um Excelente 2010, aos Sponsors, CMVC, CFV, Equipa Técnica, Familiares e Amigos dos nadadores e finalmente aos cerca de 150 Nadadores que são a razão de ser e de estar nesta nosssa actividade. Força CFV.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

CNC: Report 2º dia

Terminaram mais uns CNC, prova onde o CFV conseguiu manter pela 7ª vez consecutiva (2º, 1º, 3º, 2º, 1º, 1º 2º) um lugar no pódio por parte da equipa masculina e a manutenção por parte da equipa feminina, tudo isto na 1ª divisão nacional. Efectivamente em masculinos, o título de vice-campeões é justo, face ao domínio no 2º dia, por parte da equipa vencedora (no ano transacto não lhes foi possível apresentar dois dos seus melhores elementos). Em femininos, terminaram ex-aequo com a 5ª classificada (vão para a 3ª passagem consecutiva vivida nesta divisão), tendo conseguido diminuir a diferença de pontuação que as separa dos lugares de pódio (em relação à época anterior). Em termos qualitativos, os vilacondenses, conseguiram manter uma excelente prestação, após os nacionais de Leiria, como o demonstram, os 19 recordes pessoais alcançados e os 15 recordes absolutos do clube, mesmo tendo em conta que só podia nadar 1 nadador por prova e ainda pelo facto de alguns deles não nadarem as suas melhores provas. Parabéns às 2 equipas CFV e um agradecimento especial ao apoio vindo das bancadas por parte de nadadores e familiares da equipa vilacondense. Agora após este período de Festas, será a despedida dos fatos especiais, bem como das piscinas de 25m, orientando-se todo o trabalho para as marcas em piscina longa.

domingo, 20 de dezembro de 2009

CNC: Report 1º Dia

O CFV iniciou no Sábado a sua participação nos CNC da 1ª divisão (Masc e Fem), tendo os seus nadadores alcançado 8 recordes pessoais e 8 recordes absolutos do clube. Em termos de pontuação/classificação, no final do 1º dia, o CFV encontra-se apenas a 2 pontos do Amadora em masculinos, enquanto em femininos, estão em 6º lugar, acalentando expectativas, na manutenção nesta divisão e no lugar de pódio em masculinos. Há que acreditar até ao fim, no valor deste grupo no seu todo, tendo em vista o melhor resultado.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CNC: The show must go on!

Após aquele post com um espectacular vídeo relativo ao historial do CFV no CNC, o grupo está "em pulgas" para entrar nestes campeonatos. Falamos concretamente da equipa masculina e feminina, que estará neste fim-de-semana na disputa da 1ª divisão. As 6 meninas (Sara, Claudia, Soraia, Catarina, Diana e Cassandra), com uma boa dose de experiência e com aquilo que têm feito consecutivamente nestes últimos tempos, estão bem encaminhadas, para consolidarem uma posição na 1ª metade, ou imediatamente a seguir, procurando conquistar mais pontos, para se aproximarem cada vez mais rapidamente dos lugares de pódio. Por sua vez, a equipa masculina (Olaf, Neiva, Vasco, Fábio, Juka, Mário, Igor, Hugo, Marcelo, Miguel e Ricardo), experiente como é e sabe sê-lo, com todos os elementos a demonstrarem sistematicamente uma melhoria de resultados significativos e sobretudo com coesão, atitude e grande vontade de deixar cada um a sua marca, irão bater-se como nas 5 edições anteriores por um lugar de pódio. Dará para o título? até pode ser! mas sobretudo é procurar permanecer no pódio, sabendo que este ano as contas são muito mais complicadas pela interferência de diversas variáveis. Sabemos que eles sendo os protagonistas desses momentos, serão os primeiros a querer dar esse gosto; contudo, os 17 nadadores presentes, sabem que têm ao seu lado, os técnicos, restantes colegas, pais/familiares, amigos, o clube e a autarquia de Vila do Conde. Então vamos lá, pois... The show must go on!

Torneio Regional de Infantis

É já no próximo fim-de-semana que os nadadores Infantis do CFV entram em acção no Torneio Regional de Infantis (18, 19 e 20 Dezembro, Felgueiras). A saída está marcada para o Tribunal de Vila do Conde: 13.00h (6ªf), 7.00h (Sábado e Domingo).
O Natflu deseja a todos boas braçadas e que seja um momento importante de espírito de equipa, com muitos recordes pessoais e, se possível, alguns pódios e TACs para o Torneio Zonal de Infantis.
Boa sorte para todos. Mais informações em: http://www.annp.pt/provas0910/treginf/

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Regime de treinos férias Natal (Absolutos)

Neste período de férias de Natal que se aproxima, algumas alterações nos horários de treinos da equipa absoluta irão ser realizados. Assim neste Domingo não haverá treino para nenhum nadador. Na semana seguinte de 21 a 27, haverá 6 sessões de treinos, apenas na 2f, 3f e 4f: da parte da manhã na Póvoa das 8h às 9h45 e da parte da tarde das 19h às 20h45 (2f e 3f na Póvoa e na 4f em Vila do Conde). 5f, 6f, Sab e Dom serão mini-férias. Na semana seguinte de 28 a 3 Janeiro, haverá 7 sessões de treinos: de manhã apenas na Póvoa na 2f, 3f, 4f e 5f e da parte da tarde, 2f e 3f na Póvoa e 4f em Vila do Conde, descansando todo o grupo de 5f à tarde até Domingo, véspera de início do 2º período escolar. Nestes 15 dias não haverá treinos de manhã em Vila do Conde, nem autocarro ao final do dia de VC para a PV, treinando todo o grupo de absolutos neste horário e regime de treinos

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Convívio da natação CFV

Já se reportou aqui no blog sobre a festa convívio da natação vilacondense no dia 7 deste mês (S. Martinho retardado - Natal antecipado), a qual foi mais um sucesso do grupo envolvido. Estiveram presentes mais de 1 centena de pessoas, entre nadadores, familiares e amigos, numa reunião, que para além da "janta", meteu sorteios, momentos especiais, jogos e acima de tudo um convívio salutar entre os presentes. Ah, não podemos esquecer o sucesso e furor que fizeram os leques cfv, não só nos campeonatos, como neste dia de festa e nos seguintes. À saída, havia pessoas que já perguntavam, para quando a próxima, atrevendo-se outros, a desafiar para a altura do Carnaval. Bora lá! E mais para a frente, poderíamos retomar a festa/sardinhada de S. João (habitualmente nas piscinas). São iniciativas destas, que nos fazem e tornam mais próximos e unidos.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Cadetes - Horário de Natal

Encontra-se, a partir de hoje, afixado no placar das piscinas, o horário com os treinos dos Cadetes para este período de férias.

Torregri 1 - prova superada!

Foi neste fim de semana, que os nossos Cadetes enfrentaram o seu maior desafio até ao momento. A piscina de Penafiel recebeu esta prova em duas longas jornadas de natação. O comportamento desportivo dos nossos miúdos foi excelente, com a obtenção de marcas bastante interessantes e alguns registos técnicos importantes. Colecionamos, também, bastante informação acerca das arestas que importam limar. Mas a vida deste grupo é isto mesmo, aprender e testar e repetir tudo de novo. Deixamos, por isso, o convite para que continuem a mostrar atenção e coragem.
Costumamos destacar a participação de um nadador, e o realce vai desta vez para o João Gondar. Teve um fim de semana em grande, fruto de um trabalho e um espírito de sacrifício assinaláveis. Por tudo isto, o "Pai Natal" parece tê-lo recompensado e por isso, de prenda, vai receber o direito a participar no estágio de Natal da Associação. Muitos Parabéns.
Para todos, continuação de bom trabalho.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Está a chegar...

Masters: 6 provas, 6 vitórias no Open da AAC

Servindo como preparação para o Open Nacional de Inverno em Janeiro, um grupo de Masters deslocou-se hoje de manhã a Coimbra, tendo competido no Open da AAC. Das 6 provas em que os 3 nadadores vilacondenses participaram, trouxeram outras tantas vitórias: Bruno Pontes (30-34 anos): 1º 100E 1.11.35 e 1º 100M 1.07.31; Miguel Coelho (25-29 anos): 1º 100E 1.07.16 e 1º 100L 59.04; Carla Moreira: 1ª 100E 1.21.42 e 1ª 100B 1.25.53. Parabéns a este grupo de Masters, dignificando uma vez mais a natação do CFV. Agora há que preparar todo o grupo, para o 1º grande momento da época, no final de Janeiro de 2010.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Masters de novo em acção (Coimbra)

A equipa de Masters do CFV, vai realizar a 2ª competição desta época. Trata-se do Torneio Luis Lopes da Conceição / Open de Coimbra, organizado pela AAC, no dia 13 deste mês (Domingo) pelas 10h30, na piscina de S. Martinho. Desta feita, a equipa presente será mais reduzida, composta por Miguel Coelho, Bruno Pontes e Carla Moreira. Boas braçadas!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Fábio: Chegar, ver e... recorde abaixo

Fábio Pereira entrou em grande neste campeonato europeu de piscina curta. Participou na prova de 400 livres, alcançando um novo recorde nacional absoluto, com a marca de 3.45.58. Melhorou o seu registo pessoal num 1,5 segundos, retirando ainda mais de 1 segundo ao recorde anterior. Ficou em 24º lugar, numa prova em que não há meias finais (só nas provas de 50 e 100 metros). Caso houvesse entraria em 19º lugar face ao nº máximo de nadadores por cada país (2 para as meias finais). Podemos dizer que Fábio, chegou, viu e venceu, mais uma etapa na sua brilhante carreira. Espera-o agora juntamente com a sua equipa, o campeonato nacional de clubes da 1ª divisão (masc e fem) em 19 e 20 de Dezembro próximo.

Fábio Pereira abre o Campeonato Europeu

Fábio Pereira, após um excelente apontamento neste último fim-de-semana em Leiria (CNPC), vai abrir o campeonato europeu de piscina curta, que se disputa a partir desta quinta-feira em Istambul, Turquia, na prova de 400 livres, cujo seu recorde pessoal é de 3.47.23. Será a etapa intermédia neste mesociclo competitivo, terminando na semana seguinte com o campeonato nacional de clubes da 1ª divisão. Desejamos as maiores felicidades para mais esta sua participação no alto nível.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Torregri 1

Aí está o 1º Torregri deste ano para os nossos Cadetes A/B. É a prova que encerra esta primeira fase da época e serve como forte elemento de avaliação do trabalho desenvolvido pelos nossos miúdos.
Os convocados são os seguintes: Sábado - Filipa Eusebio, Leonor Ruiz, Francisca Dourado, Joana Rainha, Rafaela Oliveira, Alexandra Rodrigues, Joana Pereira, Alexandre Fernandes, Miguel Rodrigues, Rui Matias, Joao Santos, Daniel Ribeiro, Pedro Silva, Alexandre Fabiao e Joao Gondar; Domingo - Todos os anteriores à excepçao do Miguel Rodrigues. A prova tem lugar na piscina Municipal de Penafiel. As saídas estão agendas no sábado para as 13h e no domingo para as 7h30. Sejam pontuais e boa sorte para todos!

Grande Festa da Natação Vilacondense

Realizou-se ontem mais um excelente momento de convívio e confraternização entre a família da natação vilacondense (nadadores, treinadores, pais, familiares e amigos). Foi num óptimo local, com a colaboração gratuita e genuína de alguns e revestiu-se de um espírito misto de S. Martinho e de Natal, com a presença de mais de uma centena de pessoas. Apesar de não se poder ter contado com todos, dado os da Pré, competirem no dia seguinte (alteração de última hora por parte da ANNP), esta festa teve momentos significativos, comungando todos de um espírito positivo. Foi um final de noite maravilhoso, com um excelente convívio por parte de todos aqueles que estiveram presentes, colaborando dessa forma uma vez mais com a nossa natação. O nosso agradecimento a todos os que estiveram presentes e em especial aos que directa ou indirectamente colaboraram na liderança desta iniciativa, contribuindo para mais este sucesso da nossa natação.

Em Vigo já imperou a nova regra dos fatos

O CFV esteve no Trofeo de Navidad do Real Club Nautico de Vigo, com uma equipa de 9 nadadores Juniores/Seniores, durante o fim-de-semana dos Campeonatos Nacionais Absolutos e do Torneio Regional de Fundo de Juvenis. Alguns recordes pessoais foram alcançados, destacando-se ainda o pódio (3º lugar) nos 100 bruços por Ana Rita Cunha. Apesar de neste meeting já se ter usado a nova regra Fina (alteração dos fatos de banho), os nadadores vilacondenses desfrutaram de um ambiente competitivo diferente do habitual, face ao contacto com nadadores da Galiza. Foi um bom momento de fechar este 1º macro da época de Inverno.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Juvenis a mostrarem-se no T. Reg. Fundo

Os Juvenis estiveram em bom plano no Torneio Regional de Fundo, disputado este fim-de-semana em Paços de Ferreira, ao alcançarem 72 recordes pessoais, demonstrando uma boa evolução neste início de época. Destaque para os pódios de Ana Gomes (2ª aos 200L e 100B e 3ª aos 800L), Miguel Costa 2º aos 400L, Mário Azevedo 2º aos 200B, Carlos Cabral 3º aos 200C, Mário Carvalho 3º aos 100M, 3º 4x100L M95 e 3º 4x100E M94. De realçar o 2º tac para os campeonatos nacionais, conseguido por Miguel Costa, desta feita nos 400L. Parabéns a todos e o segredo passa pela continuidade no trabalho sistemático e com vontade.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Campeonatos Nacionais PC - Dia 3

Conforme esperado, a 3ª e última jornada dos CNPC, voltou a ter o brilhantismo por parte dos nadadores vilacondenses. Alcançaram 17 finais (9 A + 8 B), 25 recordes pessoais, 2 pódios (Henrique Neiva 2º nos 50B e Fábio Pereira 3º nos 1500L) e 11 recordes absolutos do CFV (mais que nas duas jornadas anteriores). Fábio Pereira, nos 1500, derrubou os anteriores recordes do clube à passagem dos 800 e no final dos 1500; Claudia Monteiro, conseguiu nos 50M por 2 vezes e nos 100E, também por 2 vezes; Ana Catarina Monteiro nos 200C, por 2 vezes; Henrique Neiva nos 50B, também por 2 vezes e finalmente caiu o recorde feminino dos 4x100L (Diana, Claudia, Soraia e Catarina), baixando a barreira dos 4 minutos (média de 59.0). No total os vilacondenses estiveram presentes em 47 finais, onde alcançaram 72 recordes pessoais, 21 recordes absolutos do CFV (a tabela dos recordes do CFV levou uma enorme reviravolta), 10 pódios (com 2 títulos), 1 recorde nacional e 2 mínimos juniores PAR/FPN. Apostava-se alcançar bater algumas das variáveis do campeonato anterior e assim foi; nalgumas delas por larga escala. Foi fantástico todo o grupo, na atitude e sobretudo no acreditar e no alcançar. Parabéns e agora segue-se a preparação para o Campeonato Nacional de Clubes (19 e 20 Dezembro).

Campeonatos Nacionais PC - Dia 2

A 2ª jornada dos CNPC, continuou em grande para os vilacondenses, que alcançaram 27 recordes pessoais, 16 finais (13 A + 3 B) e 5 recordes absolutos do clube (Henrique Neiva nos 50 e 100 bruços, Diana Rocha nos 200 estilos e as estafetas femininas dos 4x50 estilos e 4x200 livres. Destaque especial para o novo recorde nacional junior (datava de há 15 anos), por intermédio de Diana Rocha na prova de 200 estilos e para os 3 pódios: título de campeão nacional absoluto para Fábio Pereira (400L) e os 2º lugares absolutos de Henrique Neiva (100B) e Diana Rocha (200E). O CFV já contabilizou, 30 finais, 8 pódios (2 títulos), 10 recordes absolutos CFV, 47 recordes pessosis, 1 recorde nacional e 2 míninos FPN/PAR (junior). Grande expectativa para o último dia (Domingo). Parabéns a todos.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Campeonatos Nacionais PC - Dia 1

Começaram hoje da melhor forma para os nadadores vilacondenses, os CNPC em Leiria. 5 pódios, com destaque para o título de campeão nacional absoluto do Henrique Neiva na prova dos 200 bruços. Fábio Pereira foi 2º na final dos 50 costas. Diana Rocha foi 3º nos 400 estilos, bem como Miguel Santos nos 200 bruços. A estafeta masculina dos 4x50 livres foi ainda 3º por Vasco Lopes, Fábio Pereira, Mário Rodrigues e João Pereira. Cairam ainda 5 recordes absolutos do clube por Claudia Monteiro nos 100 livres, Diana Rocha nos 400 estilos, Ana Monteiro nos 200 mariposa, Henrique Neiva nos 200 bruços e a estafeta feminina dos 4x50 livres (Claudia, Catarina, Rita e Cassandra). nesta 1º jornada, os vilacondenses, estiveram presentes em 15 finais (13 A + 2 B), alcançando 19 recordes pessoais. Boas perspectivas para as restantes jornadas.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Extremidades ainda mais eficientes

E se o ser humano tivesse umas extremidades dos membros superiores (mãos aladas) e dos membros inferiores (pés) como os das figuras? Será que com tais artefactos, baixaria dos 55" aos 100 bruços, ou ainda conseguiria chegar aos 50"? É uma dúvida pertinente, mas que, com tais condições anatómicas, provavelmente, não se poderia considerar nenhuma utopia tais barreiras de perfomance. Há que esperar (talvez muito tempo), para ver se existe alguma possibilidade de mutação do ser humano nesse sentido. Há que aliar a uma maior superfície de apoio palmar, uma maior, mais potente e eficiente pernada (comprimento e versatilidade). Talvez outras ligeiras configurações do ser humano possam sair das mentes dos pensadores desta modalidade.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Masters em Destaque na Abertura da ANNP

O Grupo de Masters do CFV (cada ano com mais reforços), esteve hoje em evidência no torneio de abertura da Annp, nas piscinas da Srª da Hora, com a presença de 100 nadadores de várias associações do país. Destaque (para além da estreia de novos elementos), para a obtenção de 16 vitórias e 2 terceiros lugares. Resultados vilacondenses: 4x50E Fem: 1º Ana C/Carla M/Catarina G/Paula M; 4x50E Masc: 1º Miguel C/Marco S/Bruno P/Ricardo Z; 100M Masc: 1º Mário C (Esc A) 1.07.64 e 1º Bruno P (Esc B) 1.10.17; 100B Fem: 1ª Carla M (Esc A) 1.23.73; 200L Fem: 1ª Sónia V (Esc A) 2.28.31; 200L Masc: 1º Ricardo Z (Esc B) 2.07.80; 100C Fem: 1ª Ana C (Esc A) 1.17.96 e 1ª Catarina G (Esc B) 1.19.19; 200B Fem: 1ª Carla M (Esc A) 3.04.74; 200B Masc: 1º Ricardo Z (Esc B) 2.40.71; 100L Fem: 1ª Inês A (Esc A) 1.10.52, 3ª Paula M 1.14.97 e 1ª Sónia V (Esc B) 1.05.81 e 3ª Sandra V 1.11.33; 100L Masc: 1º Mario C (Esc A) 58.24; 4x50L Fem: 1ª Sónia V/ Sandra V/ Inês A/ Catarina G; 4x50L Masc: 1º Mário C/ Marco S/ Bruno P/ Miguel C. Destaque ainda para a presença do nosso Campeão Mundial Master, Pedro Silva, o qual se encontra ainda a recuperar da intervenção cirúrgica ao ombro, mas que não deixou de dar apoio aos seus companheiros, aproveitando para fazer uma sessão de treino, tendo em vista uma mais rápida integração no regime normal. Parabéns a todos.

Pequenos detalhes que fazem grandes diferenças

Vamos analisar alguns detalhes técnicos, que fazem grandes diferenças. Começemos pela chegada de costas. Começa-se a usar cada vez mais, a mudança de batimento alternado de pernas, por um ou mais movimentos simultâneos de mariposa (de costas), com o toque da mão na parede por cima, ou por baixo, mesmo com o corpo submerso. Consegue-se ser mais rápido e explosivo na ponta final da prova, fruto da mudança de coordenação e aumento da intensidade. Também se pode realizar nas provas de crol. Ainda na técnica de costas, no momento da partida, recomenda-se actualmente (face à permissão das regras), que se tire o corpo mais para fora da água e se entre mais para o fundo, não só nas partidas, como nas viragens, procurando o nado sub-aquático em stream-line até aos 15 metros.

Leiria (CNPC), passaporte para Loures (CNC)

19 nadadores vilacondenses irão disputar o campeonato nacional de piscina curta, neste próximo fim-de-semana em Leiria, uma das últimas competições com uso destes fatos de banho mais modernos. Efectivamente, será uma das edições mais disputadas, com a participação de Juniores e Séniores, num total de 434 nadadores de 61 clubes. O CFV vai participar em 60 provas individuais e 10 estafetas, tendo como objectivos a superação de algumas das variáveis do ano transacto, ou seja, um recorde absoluto do clube, uma vintena de recordes pessoais, 50 finais e 12 pódios. Da parte da manhã terão lugar as eliminatórias e de tarde as respectivas finais "A" e "B". Provas às 9h30 e 17h; 9h30 e 17h; 9h e 16h. Saída 5f às 15h com Polo Centenário. Equipamento: Sexta: T-Shirt branca (CA); Sábado: Polo MIRROR; Domingo: T-Shirt Amarela (KATYJO).