sábado, 3 de janeiro de 2009

Indicador Técnico de Nado - Mini-Máxi

FICHA TÉCNICO-PEDAGÓGICA DE NATAÇÃO

O indicador técnico de nado (ITN) permite ao aluno/atleta avaliar-se e compreender o seu progresso técnico, melhorando a eficácia do seu nado, qualquer que seja o seu nível e a técnica a nadar.
Pode-se utilizar o ITN em situação de treino (nado completo ou só em braços com pull-buoy) ou antes e após uma competição para reencontrar a sua eficácia de nado.
Trata-se pois de contar o número de movimentos de braços (N), de tirar o tempo (T) e adicionar estes dois parâmetros. Quanto menor for a soma mais eficaz se torna a técnica de nado.
Exemplo: um percurso de 25 mts, realizando um tempo de 20” e efectuando 22 movimentos de braços. O seu ITN é de 42 = (20+22).
O seu objectivo é portanto realizar outros percursos de 25 mts como os do exemplo, procurando melhorar o seu tempo e diminuindo o número de movimentos de braços, o que se traduz por um melhor deslize.
SITUAÇÃO 1
Objectivo: manter um nado eficaz em crol para realizar um tempo idêntico em cada 25 mts.
Metodologia: nadar 6x25/ 40”.
Conselhos: (i) nadar em amplitude e sem executar um esforço enorme; (ii) manter o seu tempo em cada 25 mts diminuindo contudo o número de movimentos de braços (não em catchup).
Variantes:
· alternar a duração dos intervalos (encurtando ou aumentando);
· aumentar a distância dos elementos da série ...X50; ...x75);
SITUAÇÃO 2
Objectivo: Melhorar a eficácia do seu nado e procurar melhorar o seu tempo.
Metodologia: idêntica à da situação 1;
Conselhos: (i) idênticos aos da situação 1; (ii) manter ou diminuir o número de movimentos de braços.
Variantes:
· Variar os ritmos respiratórios, seja em cada distância seja no interior da distância;
· Nadar só com braços (pull-buoy);
SITUAÇÃO 3:
Objectivo: manter a eficácia do seu nado, numa distância mais longa;
Metodologia: (i) nadar 6x100 mts, procurando melhorar os seus tempos e mantendo ou diminuindo o número de movimentos de braços sobre os segundos 50 mts. (ii) os tempos de repouso semelhantes às situações anteriores.
Conselhos: idênticos às outras situações.
Variantes:
· Nadar distâncias cada vez mais longas (25, 50, 75, 100, etc.) ou cada vez mais curtas (150, 125... 25) tomando em consideração os últimos 25 mts de cada distância para o cálculo do ITN.
SITUAÇÃO 4
Objectivo: manter a eficácia de nado numa série onde os repousos diminuem entre os esforços.
Metodologia: (i) nadar 6x25 procurando melhorar o seu tempo e mantendo ou diminuindo o número de movimentos de braços; (ii) o repouso entre os dois primeiros 25 mts é de 40”, diminuindo de 10” em 10”.
Conselhos: idênticos às outras situações.
Variantes:
· repousos equivalentes entre os elementos da série (nadar mais rápido mantendo o ITN;
· aumentar progressivamente a cadência dos movimentos de braços, mantendo o ITN num valor baixo.
Conclusão: Este Indicador Técnico de Nado permite ao aluno/atleta avaliar e melhorar imediatamente a eficácia da sua técnica de nado. Privilegia a amplitude gestual, factor fundamental em natação.

Adaptado de Michel Verger
EPS nº 269/1998

1 comentário:

Anónimo disse...

pensem bem nestes exercícios durante aquelas tarefas progressivas de 8x50 (3-3-2) ou 6x200 (3-2-1) etc. e verão como nadarão muito melhor sobretudo na parte mais importante de uma prova (a 2ª parte).