sábado, 14 de fevereiro de 2009

Sierra Nevada Dia 2

No treino em altitude de 21 dias existem 3 fases: adaptação (3 dias), treino regular (15 dias) e readaptação (3 dias); caso seja frequentador regular, o período de permanência poderá ser de 15 dias ou menos
O grau de resposta a este tipo de treino depende da experiencia anterior, da altura da época, do estado de saúde, da base aeróbia (treino anterior), das características individuais e do tempo de permanência.
Porquê treinar em altitude? existe uma diminuição da pressão parcial do O2 sobre o organismo; com esta diminuição da quantidade de O2 respirada, o organismo sofre uma série de adptações, com o objectivo de conseguir transportar a mesma quantidade de O2 às células.
Incrementos positivos: Segundo Troup, melhora a economia de nado e o Vo2máx; Segundo Zintl, há aumento dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina (maior capacidade de transporte de O2), há aumento da mioglobina nas células musculares (maior armazenamento de O2 e de transporte de O2 até à mitocondria) e ainda há maior capilarização a nível muscular (maior abastecimento de sangue e O2).
O dia 2 correu muito bem, com tudo dentro do previsto, atitude e boa resposta e disposição.

Sem comentários: