terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Nutri-Natflu

A alimentação tem um papel fundamental na vida de um desportista, estando intimamente ligada ao rendimento apresentado pelo atleta. Apesar desta importância incontestável, ainda existem muitas dúvidas por esclarecer, muitos "preconceitos", muitas ideias pré-estabelecidas do que será uma correcta alimentação e que por vezes estão ultrapassadas ou mesmo erradas. Assim, o blogue resolveu abrir um espaço aos concelhos e dicas nutritivas. Qualquer dúvida, envia a tua pergunta para natflu.blog@gmail.com, e nós procuramos esclarecer.

8 comentários:

Anónimo disse...

Doces antes ou depois dos terinos ?
Nas provas comer durante ou não ?

NatFlu disse...

Doces nem antes nem depois dos treinos. Os doces digamos "puros" devem ser evitados, no entanto uma vez por outra não haverá problema.
Os doces são normalmente compostos por uma grande quantidade de hidratos de carbono de absorção rápida, para além de conterem uma grande quantidade de gorduras saturadas e que são prejudiciais. De forma simples, o atleta ao comer o doce, pensando que está a "acumular" mais energia para o treino, está a fazer o efeito contrário. Imediatamente após, a glicose no sangue aumenta muito rápido, provocando a reacção excessiva do organismo e criando uma situação de hipoglicemia (falta de glicose no sangue, que é o que nos fornece energia).

NatFlu disse...

Quanto às provas, deve-se comer bastante bem nos dias imediatamente anteriores à competição, por forma a aumentar os níveis de reserva de "energia". Em competição, as refeições devem privilegiar açucares de absorção lenta, como o pão, massa, arroz, batata, ... Durante o dia de competição beber líquidos, as ditas bebidas energéticas,após o aquecimento e logo após a prova, poder-se-á optar por no final da prova também comer uma barra energética (daquelas de cereais). As bolachas "maria" também são boa opção, e caso se nade mais que uma prova, poderão optar por colocar um pouco de compota ou mesmo marmelada (de preferência caseira) na bolacha.

Anónimo disse...

ATENÇÃO A TODOS OS CADETES E INFANTIS ! LEIAM COM MUITA ATENÇÃO OS 2 ULTIMOS COMENTARIOS DO NATFLU SOBRE DOCES BJS

Anónimo disse...

O igor e o mario rodrigues e k tem de deixar de comer doces;)))

Anónimo disse...

NatFlu é com muita tristeza que vejo o meu nome aqui envolvido numa guerra qualquer com os doces. Venho desde já negar as acusações feitas pelo Fábio, ups anónimo das 23.31h, feitas à minha pessoa!

Continua o bom trabalho NatFlu, muitos parabéns pelo sucesso!

Abraço

Anónimo disse...

Bananas? sempre servem para alguma coisa?

Anónimo disse...

quem nao treina engorda mario ;)