sábado, 28 de fevereiro de 2009

Sierra Nevada Dia 14

Mais um dia bi-diário, onde se nota cada vez mais a adaptabilidade do ser humano às condições estruturais, bem como às impostas pela própria dinâmica da carga do treino. Entra-se na última semana deste excelente estágio, com vontade, sem nunca desanimar e na expectativa a médio prazo de obtenção de resultados significativos; o mesmo se passa com manos Ribeiros em Lx, onde estes se preparam para o seu final, já amanhã Domingo de tarde. Em tom de apontamento final, refira-se que hoje o FCP venceu o torneio internacional cidade de Vila do Conde, tendo o CFV alcançado o segundo lugar e o SCB a terceira posição.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

XV Torneio Cidade de Vila do Conde

Terá lugar este Sábado, 28 de Fevereiro, o torneio do nosso cfv, com as provas de 50 e 100m de cada técnica de nado e as estafetas de 4x5o livres e estilos. Cada clube terá um nadador oficial a nadar os 50 e 100m de cada técnica que nos conjunto das duas distâncias ditará o vencedor de cada técnica. É uma boa oportunidade de assistir também ao desempenho de outros nadadores do CFV que nadadarão em extra-competição, dos diferentes grupos de idade. Antes do início da competição, marcado para as 15h45, os nadadores campeões nacionais de clubes assim como o campeão do mundo de masters, Pedro Silva, irão ser homenageados, na presença do Presidente da Câmara de Vila do Conde e de outras individualidades, com a inauguração de umas placas elaboradas para o efeito, e expostas junto das anteriores já afixadas na Piscina Municipal de Vila do Conde. Apareçam para assistir a este óptimo convívio com a família CFV!

Sierra Nevada Dia 13

Mais um dia com sessões bi-diárias de treinos na piscina, com respostas positivas às solicitações das cargas, apesar de nestas 2 semanas se ter trabalho um volume elevado nunca antes vivido.
Está-se com 15 dias seguidos de treinos, faltando apenas 1 semana para o seu final (1/3). O tempo continua com muito sol durante o dia, embora incapaz de derreter a neve espalhada por todo o lado, fruto dos nevões das semanas anteriores. Continua um ambiente de trabalho sereno e confiantes num bom rendimento futuro, o mesmo se passando com os irmãos Ribeiro no Jamor no estágio de AA.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Sierra Nevada Dia 12

Ao virar da página neste estágio (mais de metade cumprido), sente-se os primeiros sinais do acumular da carga física e emocional (stress), embora a vontade, motivação, atitude e disponibilidade dos presentes permaneça inalterável; procura-se que, através de um controlo médico e do rendimento rigoroso do treino e ainda da vigilância do repouso, alimentação e ingestão de liquidos, se permaneça em níveis que possibilitem que haja uma adaptação permanente sem retrocessos.
Hoje foram eleitos MVP nas várias modalidades/actividades: Maia (Voley); Fábio (Ping-pong); Faia (Matrecos); Tonas (Bilhar).
Também no estágio nacional de AA no Jamor, o Hugo e a Soraia, estão a trabalhar com elevado empenho, enfrentando com muita animação e vontade, as sessões volumosas de água bi-diárias, bem como o trabalho em seco, voltando para o Norte ,apenas no próximo Domingo dia 1.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Sierra Nevada Dia 11

Virou-se para a 2ª metade do estágio, continuando as actividades diárias a decorrerem normalmente, dentro do previsto, com a entrada no 4º micro, caracterizado pelo aumento do volume e intensidade. A manhã, concebida para recuperação/descanso, foi aproveitada para uma passagem pela neve, estando previsto para amanhã entre as 2 sessões diárias, um trabalho de gym e voley a duplas; nos intervalos diversos, aproveita-se para uma passagem pela net e jogos de ping-pong, matrecos e bilhar.

Desafio para os Pais

Gostaria de experimentar a sensação de fazer parte de uma equipa de natação? Nunca teve a vontade de saltar para dentro de água enquanto o seu filho estava a competir? Gosta de praticar desporto, gosta de natação, do convívio entre pais e filhos, da alegria e confraternização dentro da família que é o CFV? Então temos um desafio para si!
Junte-se ao grupo Master do CFV!
Sim, é verdade! A secção de natação do CFV resolveu lançar um desafio aos pais dos nadadores do clube, para entrarem para o grupo Master do mesmo. Venha ter connosco! Se preferir junte um grupo de pais e entre para este grupo e venha praticar desporto, conviver e acima de tudo passar bons momentos no seio de um divertido grupo de natação (nadadores...desafiem os vossos pais a participar!!!).
Venham e participem já no torneio dos Pimpões nas Caldas da Rainha dia 21 de Março!

Sierra Nevada Dia 10


Atingiu-se metade do período planeado para estágio; a esta 1ª parte concretizada dentro do previsto, seguir-se-á uma 2ª parte, a qual se espera produtiva como a anterior, com os ajustamentos necessários e onde, apesar de se sentir os efeitos acumulados da carga, se encara com a mesma dinâmica inicial, não faltando a motivação como factor privilegiado nas horas que se passam antes, durante e após os treinos.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Juvenis como peixes na água nos regionais

Realizou-se na piscina da Rodovia em Braga, de 20 a 22 deste mês, o Campeonato Regional de Juvenis da ANNP em parceria com a ANM, tendo o CFV participado com 15 nadadores. Este promissor grupo alcançou 90 recordes pessoais, conquistando 21 pódios, com 6 títulos de campeão regional: Mário Azevedo (94) 100 e 200 bruços; Carlos Cabral (94) 100 costas; Diogo Ramos (93) 200 estilos e Rui Maia (93) 100 e 1500 livres. Vice-campeões regionais foram: Miguel Costa (94) 200 costas; Hugo Rocha (93) 200 mariposa; Rui Maia (93) 100 mariposa e 400 livres; Ana Silva (95) 200 bruços; 4x100 e 4x200 livres masculinos (94); 4x200 livres masculinos (93). No último lugar do pódio tivemos ainda: Hugo Rocha (93) 100 mariposa; Diogo Ramos (93) 200 mariposa; Ana Silva (95) 100 bruços; Cassandra Oliveira (95) 800 livres e 200 mariposa; 4x100 livres e 4x100 estilos masculinos (93). Destaque ainda a obtenção de vários tac´s para os campeonatos nacionais, por parte de alguns nadadores que não tinham ainda alcançado individualmente; estarão ainda presentes nos nacionais, todas as estafetas masculinas de 1993 e 1994 e a feminina de 1995 nos 4x100 estilos. Parabéns a todo o grupo pela franca evolução e agora vem o Carnaval, mas logo a seguir estaremos na Póvoa de Varzim nos Campeonatos Nacionais de 13-15 Março.

Sierra Nevada Dia 9

Domingo pacato, passado bem lá em cima, com mais 2 sessões diárias, respondendo dentro do previsto. Neste regime de treino, a alimentação é fundamental (várias vezes ao dia), sendo no CAR, variada e completa; igualmente se torna importante, o controlo médico (análises e meios de recuperação, como jacuzzi e massagem) e o trabalho físico que cada nadador deve realizar antes e após cada sessão de treino, de modo a recuperar mais facilmente e a prevenir ainda o aparecimento de lesões.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Sierra Nevada Dia 8

Está-se quase a meio do estágio em altitude e os sinais continuam positivos; agora está-se a trabalhar como se tivessem "em casa", sempre com o cuidado das recuperações após sessões mais intensas, para evitar danos celulares ao nível muscular, acompanhando regularmente com controlo médico ao nível da CK e U; 5l de líquidos por dia para evitar complicações a esse nível. Nestes dias prevê-se no povoado (1km abaixo) muita confusão, mas cá bem em cima no CAR, continua tudo na mesma: saiem uns e entram outros, todos com expectativas, quer pelo dever cumprido, quer pelo que irão cumprir. Neste fim de semana, Juvenis estão "em grande" nos campeonatos regionais (Braga), 3 juniores tiveram relevo no meeting do Estoril (Miguel, Catarina e Ricardo) e manos Ribeiro, continuam animados no estágio no Jamor.

Deslocação Relâmpago do CFV ao Meet Estoril

3 Juniores Vilacondenses tiveram hoje uma rápida passagem pelo Meeting do Estoril, ao nadarem apenas a 1ª jornada, nas suas principais provas do programa deste evento; Catarina Monteiro (93) ao nadar os 100 mariposa com 1.07.58, classificou-se na final em 4º lugar; Ricardo Silva (92), com 1.04.82 nos 100 bruços ficou na sua final em 2º lugar, tendo baixado pela 1ª vez da casa de 1.05; finalmente Miguel Santos (91), venceu a final dos 100 bruços no seu grupo com 1.07.08. A participação nesta prova de controlo nacional, por parte deste pequeno grupo de referência, foi possível graças ao apoio de pais no acompanhamento total nesta deslocação à capital. O nosso obrigado desde já pela excelente colaboração e parabéns aos 3 nadadores pelas 3 finais em que participaram, com 1 título, 1 segundo e 1 quarto lugar respectivamente.
Entretanto, os manos Ribeiro continuam no seu estágio de AA no Jamor, enquanto Fábio Pereira está quase a chegar a meio do seu estágio em altitude, não esquecendo as excelentes provas dos Juvenis em Braga (C. Reg).

Sierra Nevada Dia 8

Estágio em altitude pressupõe adaptações orgânicas e respostas individuais, pelo que se requer o máximo cuidado não só na sua planificação, mas também no controlo durante a execução do mesmo e finalmente, no período logo a seguir ao seu final, quando da descida ao nível do mar.
Uma semana realizada, muitas sessões de treino, procurando acertar certos pormenores e ritmos de nado, com a certeza: do querer, do acreditar, do ir mais longe e do confiar que se chegará ao objectivo; mas nem a meio se está! portanto, só resta continuar a trabalhar como até ao momento, mesmo naquelas alturas, que só quem "lá está"é que sabe, o que custa não desistir perante uma tarefa que parece que nunca mais acaba e que já não há capacidade para se aguentar; mas efectivamente há, pois os exemplos de que os limites não são já ali, abundam em desportistas de excelência.

Irmãos Ribeiro em estágio nacional de AA

Os irmãos Hugo Ribeiro e Soraia Ribeiro foram novamente convocados para um estágio nacional de Águas Abertas (o 2º esta época), que decorre no CAR de Lisboa, desde hoje até ao próximo dia 1 de Março (10 dias), seguindo um programa de treinos com elevados volumes e exigências, específicas desta variante da natação. Deste modo não poderão estar presentes no torneio cidade Vila do Conde do CFV no Sábado dia 28 deste mês. Parabéns aos 2 nadadores vilacondenses, pois têm demonstrado uma evolução contínua, não só nas provas de natação como também nas de águas abertas, esperando-se ainda muitos êxitos nas suas carreiras.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Sierra Nevada Dia 7

Já se vai em "velocidade de cruzeiro"! Andamento perfeito, boa disposição, ambiente próprio para se trabalhar quase sem limites. Isto é o ideal: disponibilidade e condições de trabalho para valorizar e optimizar o rendimento desportivo.
Está prestes a fechar a 1ª semana (de 3) num clima destes; desportistas de alto nível de várias especialidades, passam o dia a aperfeiçoar o gesto/movimento desportivo; no gym, atletas masculinos e femininos apuram a força nas suas vertentes, através da oposição a resistências (máquinas), de "por os olhos em bico"!
Neste fim de semana, não podemos esquecer os valiosos Juvenis que vão testar seu momento de forma (ainda não completa) em Braga, nos regionais, bem como os Juniores de maior referência no meeting do Estoril em confronto nacional e internacional.

Campeonatos Regionais de Infantis - Resultados

Decorreram nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro nas piscinas de Paços de Ferreira, os Campeonatos Regionais de Infantis, com a presença de 223 nadadores de 19 clubes.
O CFV esteve representado com os seus 26 nadadores, que obtiveram classificações muito meritórias.
É de destacar a obtenção de:
- 135 novos recordes pessoais;
- 1 título de campeão regional (Paulo Silva, 100 Mariposa);
- 3 títulos de vice-campeão regional (Neuza Santos, 200 Bruços; Ana Gomes, 100 Livres; Paulo Silva, 200 Estilos);
- Várias subidas ao último lugar do pódio (João Marafona, Orlando Morim, João Costa, José Cabral, Carlos Pais, João Vilela, Nuno Santos, Paulo Silva);
- Vários mínimos de participação no Torneio Zonal de Infantis (Ana Rosa Arteiro, Ana Catarina Simões, Ana Gomes, Neuza Santos, Eva Lopes, Ana Raquel Silva, Paulo Silva, Nuno Santos, Carlos Pais, João Vilela, João Marafona, Orlando Morim, João Costa, José Cabral).
Parabéns a todos e continuem a trabalhar como até aqui!

Resultados

Regionais Juvenis

Os Campeonatos Regionais de Juvenis realizam-se nos próximos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro, em Braga. As saídas para os nadadores, em Vila do Conde, serão às 15h30 na sexta-feira (t-shirt branca), 7h30 no sábado (t-shirt cinza) e 7h30 domingo (t-shirt branca).
Faltam poucos dias, pelo que os nadadores já estão concentrados nas provas que vão nadar com certeza que o CFV sairá bem representado e com bastantes tempos de acesso aos Nacionais.
Força CFV!
Startlist e resultados em http://annp.pt/provas0809/crjuvpc/

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Sierra Nevada Dia 6

Num estágio de altitude, sendo por um período alargado e com rotinas a partir de determinado momento, onde já quase nada de novo aparece, tem de se ter presente que se investe na procura de um objectivo, que se espera alcançar a médio prazo, mas que por circunstâncias por vezes até adversas, poderão levar a comprometer tal desiderato. Assim, torna-se importante focalizar a atenção e concentração em todas as actividades diárias, durante e após o referido estágio.
Diz-se que "pequenos detalhes, fazem grandes diferenças"! então mesmo com tudo programado, existem determinados factores, que serão necessariamente corrigidos dia a dia, na procura do melhor caminho. A motivação do atleta deve ser reforçada, bem como a confiança, que deve ser vista num prisma de crecimento contínuo; aqui, mais do que nunca a relação atleta-treinador, deve ser alicerçada, com base nos valores anteriormente referidos. Em relação ao período estipulado, um quarto já foi feito e dentro da normalidade esperada.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Sierra Nevada Dia 5

Como actuar depois de descer ao nível do mar? os primeiros 5 dias são muito importantes, não devendo um atleta realizar sessões duras/intensas, podendo surgir alguns problemas; a partir da 1ª semana, normalmente, atinge-se um período de duração média,para realização de boas marcas.
Após um período inicial mais difícil, começam a aparecer sinais de adaptação, correndo tudo pelo melhor, com bom espírito e motivação.

Comunicado

Como já deve ser da informação de todos que acompanham o CFV e a natação nacional, recentemente, o Adriano Niz decidiu deixar o clube que representava há 14 anos. Os seus comunicados ou entrevistas referindo-se à sua saída poderão ser lidos na comunicação social ou mesmo na internet, no blogue que tem acompanhado a notícia (bebaagua). No entanto, um dos grandes nadadores, pessoa de referência do CFV e capitão de equipa durante vários anos, pediu para serem publicadas algumas suas palavras, por sua vez subscritas pelo actual capitão de equipa , Henrique Neiva.

Boa Sorte Adriano!
Realmente o Adriano está com uma postura politicamente muito correcta e congratulo-o por isso. Obviamente que quando há divergências de opinião há dois lados de uma barricada, mas quando um não quer … dois não se zangam. Claro que não há razão para guerras. Eu sei, porque é o meu melhor amigo há mais de 25 anos, que o Tonas fez, como ele o diz, muito por ele, tal como o faz por todos os seus atletas que são empenhados, sérios e honestos tal como ele é e sempre me ensinou isso. Realmente, como o Adriano parece dizer, o Tonas é um grande homem, excelente formador e o melhor amigo que se pode ter, tal como o Adriano que me surpreendeu, quando o conheci, pela sua simplicidade e bom amigo. Apesar das suas opções, que me trazem alguma tristeza, tem-se mostrado, para alegria minha, um homem com uma postura muito cordial e sincera.
Espero que não se arrependa de nada, desejo-lhe a melhor sorte do mundo para o seu futuro! Adriano, não sigas cegamente tudo o que te dizem, prima sempre pelas tuas decisões e tua personalidade!
Grande abraço do teu amigo, Pedro Miguel Silva (CFV)